Portais corporativos, via intranet, são ferramentas cada vez mais utilizadas por empresas que precisam de um canal direto de comunicação com seus funcionários. Muitos segmentos têm experimentado bons resultados e investido cada vez mais neste tipo de projeto, graças à facilidade no fluxo de informações que proporcionam e a melhoria nos processos e comunicação entre os departamentos da empresa. Bons exemplos são companhias como Natura e ABN AMRO Banco Real, que contam com projetos de intranets bem sofisticados.
A intranet vem se destacando pela possibilidade de interação que proporciona, como a inserção de recados notícias e comunicados de forma instantânea, permitindo a colaboradores de diferentes departamentos comentar e contribuir nas informações disponibilizadas sobre projetos da corporação.
De acordo com a segunda edição da Pesquisa Sobre Comunicação Interna, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), por meio de seu instituto de pesquisa o Databerje, atualmente, 31,6% das empresas utilizam essa ferramenta como o principal veículo de comunicação interna, ultrapassando jornais e revistas corporativas.
Entretanto os murais, jornais e revistas internas não perdem sua importância, já que, em muitas empresas, nem todos os funcionários têm acesso a computadores na sua rotina de trabalho.
A implantação de uma estratégia moderna de comunicação interna incorpora a intranet como um canal significativo, que atende uma demanda interna por informações. Entretanto, alguns cuidados são necessários na hora da implantação desses projetos. “É importante que a criação deles seja realizada por profissionais experientes e com boa base conceitual, ou corre-se o risco de se disponibilizar informações dúbias ou sistemas que prejudiquem o fluxo das mesmas, por falhas técnicas ou de concepção”, alerta Thomaz Krause, diretor de arte da Beta Interactive Design.
Empresas como a IBM têm em sua matriz somente a intranet como veiculo de comunicação interna. Esse meio pode ser acessado por membros de suas filiais e, freqüentemente, é utilizado para disponibilizar reuniões pela rede (“broadcast”), assistir a reuniões a distância, fazer cursos on-line, conversar com outros funcionários, encontrar informações personalizadas, questionar conteúdos, trocar experiência com outros profissionais por meio de blogs internos ou fóruns e participar de programas sociais.
Com uma rápida e eficiente distribuição de informações, facilidade de interação e ferramentas que tornam os processos mais dinâmicos, o valor de investimento para criação dessa ferramenta pode gerar um grande retorno. O valor da produção depende do tamanho do projeto. Um desenvolvimento simples, na qual a empresa coloca notícias e informações básicas, de forma gerenciável pelo próprio cliente, pode partir de R$ 5 mil.
Fonte: Filipe Mattus in www.jornaldacomunicacao.com.br
A intranet vem se destacando pela possibilidade de interação que proporciona, como a inserção de recados notícias e comunicados de forma instantânea, permitindo a colaboradores de diferentes departamentos comentar e contribuir nas informações disponibilizadas sobre projetos da corporação.
De acordo com a segunda edição da Pesquisa Sobre Comunicação Interna, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), por meio de seu instituto de pesquisa o Databerje, atualmente, 31,6% das empresas utilizam essa ferramenta como o principal veículo de comunicação interna, ultrapassando jornais e revistas corporativas.
Entretanto os murais, jornais e revistas internas não perdem sua importância, já que, em muitas empresas, nem todos os funcionários têm acesso a computadores na sua rotina de trabalho.
A implantação de uma estratégia moderna de comunicação interna incorpora a intranet como um canal significativo, que atende uma demanda interna por informações. Entretanto, alguns cuidados são necessários na hora da implantação desses projetos. “É importante que a criação deles seja realizada por profissionais experientes e com boa base conceitual, ou corre-se o risco de se disponibilizar informações dúbias ou sistemas que prejudiquem o fluxo das mesmas, por falhas técnicas ou de concepção”, alerta Thomaz Krause, diretor de arte da Beta Interactive Design.
Empresas como a IBM têm em sua matriz somente a intranet como veiculo de comunicação interna. Esse meio pode ser acessado por membros de suas filiais e, freqüentemente, é utilizado para disponibilizar reuniões pela rede (“broadcast”), assistir a reuniões a distância, fazer cursos on-line, conversar com outros funcionários, encontrar informações personalizadas, questionar conteúdos, trocar experiência com outros profissionais por meio de blogs internos ou fóruns e participar de programas sociais.
Com uma rápida e eficiente distribuição de informações, facilidade de interação e ferramentas que tornam os processos mais dinâmicos, o valor de investimento para criação dessa ferramenta pode gerar um grande retorno. O valor da produção depende do tamanho do projeto. Um desenvolvimento simples, na qual a empresa coloca notícias e informações básicas, de forma gerenciável pelo próprio cliente, pode partir de R$ 5 mil.
Fonte: Filipe Mattus in www.jornaldacomunicacao.com.br
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