Pular para o conteúdo principal

Kaplan: "alinhamento é a chave do sucesso na Gestão do Planejamento Estratégico empresarial"

Um elemento fundamental para que uma companhia tenha uma gestão de planejamento estratégico de sucesso é o alinhamento. Segundo Robert Kaplan, criador do Balanced Scorecard, ferramenta estratégica imprescindível, é essencial que todos os funcionários da empresa estejam a par do planejamento realizado pela companhia, a fim de que possam contribuir da melhor forma para que as metas sejam atingidas.

Em palestra no ExpoManagement 2006, Kaplan alertou para o fato de que apenas 54% das empresas têm um processo formal de execução de estratégia. Segundo ele, é necessária, antes de tudo, a elaboração de um mapa estratégico que defina as diretrizes que a empresa terá de tomar a partir do momento em que elabora um planejamento estratégico para o período subseqüente.

Antes de sentar com seus funcionários especializados para traçar o planejamento estratégico, Kaplan alerta para o fato de que é necessário pensar sempre em tirar o máximo de produtividade de seus processos mais dispendiosos. “Cerca de 80% dos gastos de uma empresa são concentrados em 20% da produção. É importante, portanto, saber usar ao máximo esses recursos em prol da empresa”, disse.

O palestrante ainda listou os elementos mais importantes para que uma estratégia seja bem fundamentada. São eles:
- O que a estratégia busca alcançar?
- Indicadores – aferição de sucesso e fracasso em diferentes pontos;
- Metas: buscar desempenho e melhoria;
- Programação para atingir essas metas.

O elemento-chave para que uma companhia tenha sucesso em seu planejamento estratégico é criar um sistema de alinhamento de todos os seus funcionários em torno desse mesmo objetivo. “Quando o funcionário sabe a razão de estar fazendo o que lhe foi incumbido, o realiza de forma mais consciente e satisfeita, pois se sente parte do processo”, explicou.

De acordo com Kaplan, nada acontece de funcional dentro de uma companhia a menos que o seu pessoal esteja alinhado para passar a mensagem da empresa. É nesse momento que entra a gestão de ativos intangíveis, ou seja, as pessoas, o sistema e a cultura da companhia.

“A estratégia deve estar em toda parte numa empresa, desde a Internet, a Intranet, até mesmo no wallpaper dos computadores, para que todos se sintam imbuídos do mesmo objetivo”, disse Kaplan.

Nada disso adianta, porém, se a companhia não souber valorizar o cliente. “O cliente gosta de se sentir especial, bem tratado e importante”, garantiu. “Somente assim conseguimos agregar mais valor e garantir fidelidade”, explicou Kaplan.

O palestrante trouxe aos congressistas o exemplo da companhia aérea alemã Luftansa. Kaplan revelou que uma estratégia direcionada aos passageiros de primeira classe, que contava com translado especial e sala de espera diferenciada, aumentou em quase 100% a participação da empresa nesse segmento.

“A grande chave do sucesso junto aos clientes atualmente não é mais vender caixas, mas sim soluções”, sentenciou. “Ao fazê-lo, as companhias criam um diferencial no mercado que suas concorrentes não têm”, disse.

Kaplan concluiu reforçando novamente a idéia de que o alinhamento entre os funcionários é essencial também nesse ponto. “Com o funcionário inteirado sobre quais são os objetivos da empresa, ele saberá que é mais importante vender uma idéia adequada à necessidade especial de cada cliente do que apenas listar as características de seus produtos”, finalizou.

Fonte: www.hsm.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç