Quando começaram a adotar os programas de gestão do relacionamento com clientes (CRM), no final de década de 90, as empresas brasileiras sonhavam em ganhar fortunas ao ter nas mãos a fórmula mágica para conhecer a fundo os consumidores.
Ainda hoje, porém, mais da metade das companhias que utilizam o CRM continua esperando por esses resultados. É o que revelou uma pesquisa realizada recentemente pela empresa de marketing direto Rapp Collins com cerca de 3 000 profissionais de mais de 1 600 empresas brasileiras.
O principal motivo para o fracasso, de acordo com o estudo, é a própria cultura das organizações. Elas não estimulam os funcionários a alimentar o banco de dados com as informações que eles possuem sobre os clientes e, muito menos, a fazer com que as diferentes áreas compartilhem o pouco que sabem.
Principais causas do insucesso do CRM:
Resistência dos funcionários: 64% reclamam da falta de um banco de dados único para toda a empresa
Falta de compreensão sobre o que é o programa: quase 80% dos funcionários o confundem, por exemplo, com pesquisa de mercado e banco de dados
Pouco envolvimento do alto escalão: em apenas 10% das companhias a presidência está envolvida no processo de CRM
Fonte: http://portalexame.abril.com.br
Ainda hoje, porém, mais da metade das companhias que utilizam o CRM continua esperando por esses resultados. É o que revelou uma pesquisa realizada recentemente pela empresa de marketing direto Rapp Collins com cerca de 3 000 profissionais de mais de 1 600 empresas brasileiras.
O principal motivo para o fracasso, de acordo com o estudo, é a própria cultura das organizações. Elas não estimulam os funcionários a alimentar o banco de dados com as informações que eles possuem sobre os clientes e, muito menos, a fazer com que as diferentes áreas compartilhem o pouco que sabem.
Principais causas do insucesso do CRM:
Resistência dos funcionários: 64% reclamam da falta de um banco de dados único para toda a empresa
Falta de compreensão sobre o que é o programa: quase 80% dos funcionários o confundem, por exemplo, com pesquisa de mercado e banco de dados
Pouco envolvimento do alto escalão: em apenas 10% das companhias a presidência está envolvida no processo de CRM
Fonte: http://portalexame.abril.com.br
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