A fabricante de energéticos Red Bull divulgou nota de esclarecimento a imprensa sobre fato que ocorreu esta semana em São Paulo. A empresa teve a brilhante idéia de despachar três promotoras devidamente uniformizadas para a região do acidente na área do metrô na capital paulista, com a missão de distribuir energéticos ao pessoal que trabalhava na área.
Questionada sobre a ação, a empresa argumentou que não estava fazendo promoção, mas simplesmente distribuindo o produto para quem precisava de uma energia extra para enfrentar a situação; Trata-se de uma das ações de marketing mais inapropriadas e de mau-gosto que já se viu nos últimos anos. Imagine fazer ações promocionais de degustação em um local onde corpos de vítimas tragadas pela cratera ainda estão sndo procurados é no mínimo uma falta de visão.
Neste caso específico, o que seria uma iniciativa de marketing de experiência com os consumidores e prospects da Red Bull se transformou em uma contra-propaganda criando efeito negativo sobre a marca e seus produtos. Veja abaixo a nota oficial da Red Bull sobre o caso.
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Red Bull do Brasil deseja esclarecer os acontecimentos do dia 16 de janeiro último, relativos à distribuição do produto Red Bull nas imediações do desabamento da estação Pinheiros do metrô de São Paulo.
Na ocasião, três funcionárias da empresa disponibilizaram a bebida energética para os trabalhadores envolvidos nas operações de resgate desde a última sexta-feira, dia 12 de janeiro. Essas funcionárias são orientadas a abordar pessoas em situações de cansaço físico e/ou mental - como, por exemplo, médicos durante plantões, bombeiros, caminhoneiros que realizam longas viagens e esportistas - para beneficiá-las com o efeito energético da bebida.
A ação não teve cunho promocional, nem foi arquitetada pela empresa para se aproveitar de uma tragédia.
A Red Bull se solidariza com os familiares e amigos das vítimas neste momento de dor, e com os demais cidadãos prejudicados pelo desabamento."
Qual sua opinião sobre o assunto?
Questionada sobre a ação, a empresa argumentou que não estava fazendo promoção, mas simplesmente distribuindo o produto para quem precisava de uma energia extra para enfrentar a situação; Trata-se de uma das ações de marketing mais inapropriadas e de mau-gosto que já se viu nos últimos anos. Imagine fazer ações promocionais de degustação em um local onde corpos de vítimas tragadas pela cratera ainda estão sndo procurados é no mínimo uma falta de visão.
Neste caso específico, o que seria uma iniciativa de marketing de experiência com os consumidores e prospects da Red Bull se transformou em uma contra-propaganda criando efeito negativo sobre a marca e seus produtos. Veja abaixo a nota oficial da Red Bull sobre o caso.
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Red Bull do Brasil deseja esclarecer os acontecimentos do dia 16 de janeiro último, relativos à distribuição do produto Red Bull nas imediações do desabamento da estação Pinheiros do metrô de São Paulo.
Na ocasião, três funcionárias da empresa disponibilizaram a bebida energética para os trabalhadores envolvidos nas operações de resgate desde a última sexta-feira, dia 12 de janeiro. Essas funcionárias são orientadas a abordar pessoas em situações de cansaço físico e/ou mental - como, por exemplo, médicos durante plantões, bombeiros, caminhoneiros que realizam longas viagens e esportistas - para beneficiá-las com o efeito energético da bebida.
A ação não teve cunho promocional, nem foi arquitetada pela empresa para se aproveitar de uma tragédia.
A Red Bull se solidariza com os familiares e amigos das vítimas neste momento de dor, e com os demais cidadãos prejudicados pelo desabamento."
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