Pular para o conteúdo principal

Métricas e mensuração de resultados na internet

A preocupação com a mensuração de ações online e conseqüentes resultados na internet já é uma realidade em grande parte das empresas, agências de publicidade, anunciantes diretos e indiretos. Aqueles que ainda não se atentaram a isso, o fazem por total desconhecimento das atuais ferramentas existentes no mercado ou por gostarem de investir dinheiro sem saber o seu resultado.

A utilização de ferramentas de mensuração pode, em um grande número de empresas, ser vista ainda como um custo a mais, um “desvio” da verba publicitária para algo sem grande valor a curto, médio ou até mesmo a longo prazo. Tais empresas podem estar sendo mal orientadas e com isso deixando de ECONOMIZAR, e muito, em suas ações online, pois além de uma otimização realtime de formatos, canais e impressões entregues (para o caso de publicidade online) tais ferramentas podem determinar em detalhes o quanto em R$ todas as ações online estão trazendo e podem inclusive fazer todos os tipos de cruzamentos entre ações e determinar exatamente aquela que mais lhe traz conversões.

Mas para que tudo isso ocorra, precisamos definir antes de qualquer coisa “o que” e “como” se mensurar dentro da internet.

Uma métrica é a medição de um atributo de uma determinada entidade (produto, serviço, processo). Alguns exemplos: Custos por click, custos por visita, taxas e interatividade, taxas de conversão, custos de uma campanha publicitária online, alcance e freqüência de peças interativas e retorno sobre o investimento... tudo isso pode e deve ser mensurado.

E quais os benefícios de se mensurar dados? Ter uma exata estimativa de custo, oferecer dados com qualidade, passíveis de estudos de resultados, melhoria na estratégia de marketing da ação online e quantidade ao gerenciamento no desenvolvimento de soluções online, campanhas. Hoje em dia, praticamente tudo pode e deve ser mensurado dentro da internet.

Não existem métricas ideais para todos os tipos de negócios. As métricas perfeitas para seu negócio são aquelas que respondem as perguntas de seus investidores, aumentem o retorno de suas campanhas e retenham seus clientes mais tempo em seu site. Mais importante que isso: não existe métrica sem TESTES, sem EXPERIMENTAÇÃO...descobriu algo interessante, teste em seu site por um período e mensure os resultados. Separe um pequeno pedaço de sua verba de marketing para experimentações e otimizações de campanha. Só assim que se transforma o aprendizado em prática e, conseqüentemente, se transforma um custo em INVESTIMENTO.


Fonte: Por Carlos Medina, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç