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O papel da liderança na cultura corporativa

Transcrevo aqui a íntegra do texto escrito pela economista brasileira Ana Dutra, sócia-diretora da consultoria Accenture em Chicago (EUA), publicado no Blog da Edição do Portal Exame. O texto fala com muita propriedade sobre a importância das lideranças na busca pela competitividade para o sucesso das empresas. Vale destacar alguns pontos fundamentais neste texto: a proposição de valor, a cultura organizacional e a importância da comunicação.


"'O que preciso para que minha empresa se destaque no mercado e seja realmente competitiva?'

Essa certamente é uma das perguntas que executivos de todo o mundo fazem a si mesmos e coçam suas cabeças para responder.

A resposta é simples e intuitiva: o segredo é definir uma proposta de valor para a empresa e seu mercado alvo e suportar essa proposição de valores por meio do modelo operacional apropriado, o que inclui valores como cultura, liderança, desenho organizacional e competências. Se a resposta é tão simples, por que todas as empresas não alcançam os resultados esperados? O segredo está em alinhar os executivos com relação a esta proposição de valores, comunicar consistentemente e executar o modelo escolhido, de forma a criar uma cultura que promova os comportamentos requeridos para sucesso a longo prazo.

A experiência da Accenture demonstra que culturas corporativas de alta performance são aquelas que conseguem agregar pessoas e direcioná-las rumo a um objetivo em comum. Ora, essa tarefa depende principalmente do papel das lideranças das organizações. O líder de sucesso é aquele que detém a habilidade de mudar a maneira como os colaboradores pensam e sabem conduzi-los em direção a uma missão clara. Ao mesmo, ele sabe fazer com que eles se sintam responsáveis pelo sucesso do novo modelo operacional. Estas lideranças são aquelas que conseguem alicerçar suas empresas dentro de três pilares fundamentais: proposição de valor, modelo operacional e cultura da organização.

Quando estes três fatores atuam em harmonia, o resultado vem na forma de ações e decisões coordenadas, que tem como retorno resultados superiores de negócio. É com base nesta estrutura que os líderes devem desenvolver uma cultura superior dentro de suas organizações. Novamente, falar é fácil, já que muitas questões ainda devem ser respondidas. Como criar esse entendimento para os funcionários? É preciso mais comunicação dos altos executivos com os funcionários? Tornar clara as estratégias de negócio para os colaboradores é necessário? Como fazê-lo?

A Accenture acredita e verificou em suas pesquisas que estas decisões dependem dos executivos que sabem tomar o leme da organização rumo à alta performance. E você? Qual sua opinião?"


Fonte: Por Ana Dutra, in Blog da Edição, portalexame.abril.com.br, 18/05/2007.

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