Nos últimos anos, a comunicação tem-se tornado uma importante ferramenta para as empresas, desempenhando um papel cada vez mais essencial na formação da imagem e da reputação das corporações. Durante a 10º edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, realizado maio, em São Paulo, mais do que importantes nomes da Comunicação Empresarial que vêm abordando o tema, a novidade ficou por conta da apresentação de um primeiro ranking de empresas brasileiras bem-sucedidas na comunicação de seus projetos de Sustentabilidade.
Representando a Grow Associates, consultoria empresarial internacional especializada em assessoria estratégica, com escritórios estabelecidos em Madri e São Paulo, a diretora Angélica Blanco Rocha apresentou a palestra "Ações que causam efeitos positivos na reputação das empresas -- A boa comunicação sobre sustentabilidade no Brasil. "Quando falamos de comunicação sustentável falamos em tornar as ações desenvolvidas nas empresas mais fáceis, transparentes e com qualidade, tanto interna como externamente", disse Angélica. "Sustentabilidade, cujo conceito está em ascensão e crescimento nos últimos anos, ainda é um tema indefinido, porque passa por algumas mudanças dentro das empresas, ainda não acostumadas a colocar em prática algumas idéias", disse.
Para ela, apesar de o tema estar na moda, é sempre um desafio explicá-lo ao profissional da mídia. Para comunicá-lo, ela enumerou as três fases pelas quais é necessário passar para comunicar ações de Sustentabilidade: a primeira, na qual se encontram empresas como Eletrobrás, OI, CCR e Cosan, é a formulação e aceitação das diretrizes e padrões estabelecidos; a segunda, que tem no grupo a Usiminas, Aracruz, Natura, Souza Cruz, Arcelor e Votorantim - Celulose e Papel, envolve compliance e excesso de informação; por fim, na última fase, compreendida pela consolidação, priorização da informação, avaliação de desempenho, ratings e recomendações de mercado, estão Itaú, Bradesco e Petrobras.
Depois dessa breve explicação, Angélica apresentou o primeiro ranking das 10 empresas brasileiras em destaque no quesito transparência, elemento diretamente ligado à comunicação, como fez questão de frisar. São elas, na ordem: Petrobras, Ambev, Arcelor, CPFL, Vivo, Telesp, Aracruz, Natura, CSN e Cemig. A média de transparência nestas empresas é de 97,41%.
Ao finalizar, a palestrante disse que o conceito de sustentabilidade ainda está em aberto e o futuro da comunicação do tema está próximo. "Já a definição dos públicos prioritários varia de acordo como perfil e a estratégia de cada empresa", concluiu.
Fonte: Por Carla Ferreira e Adriana Souza, in congressomegabrasil.maxpressnet.com.br
Representando a Grow Associates, consultoria empresarial internacional especializada em assessoria estratégica, com escritórios estabelecidos em Madri e São Paulo, a diretora Angélica Blanco Rocha apresentou a palestra "Ações que causam efeitos positivos na reputação das empresas -- A boa comunicação sobre sustentabilidade no Brasil. "Quando falamos de comunicação sustentável falamos em tornar as ações desenvolvidas nas empresas mais fáceis, transparentes e com qualidade, tanto interna como externamente", disse Angélica. "Sustentabilidade, cujo conceito está em ascensão e crescimento nos últimos anos, ainda é um tema indefinido, porque passa por algumas mudanças dentro das empresas, ainda não acostumadas a colocar em prática algumas idéias", disse.
Para ela, apesar de o tema estar na moda, é sempre um desafio explicá-lo ao profissional da mídia. Para comunicá-lo, ela enumerou as três fases pelas quais é necessário passar para comunicar ações de Sustentabilidade: a primeira, na qual se encontram empresas como Eletrobrás, OI, CCR e Cosan, é a formulação e aceitação das diretrizes e padrões estabelecidos; a segunda, que tem no grupo a Usiminas, Aracruz, Natura, Souza Cruz, Arcelor e Votorantim - Celulose e Papel, envolve compliance e excesso de informação; por fim, na última fase, compreendida pela consolidação, priorização da informação, avaliação de desempenho, ratings e recomendações de mercado, estão Itaú, Bradesco e Petrobras.
Depois dessa breve explicação, Angélica apresentou o primeiro ranking das 10 empresas brasileiras em destaque no quesito transparência, elemento diretamente ligado à comunicação, como fez questão de frisar. São elas, na ordem: Petrobras, Ambev, Arcelor, CPFL, Vivo, Telesp, Aracruz, Natura, CSN e Cemig. A média de transparência nestas empresas é de 97,41%.
Ao finalizar, a palestrante disse que o conceito de sustentabilidade ainda está em aberto e o futuro da comunicação do tema está próximo. "Já a definição dos públicos prioritários varia de acordo como perfil e a estratégia de cada empresa", concluiu.
Fonte: Por Carla Ferreira e Adriana Souza, in congressomegabrasil.maxpressnet.com.br
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