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O que é comunicação estratégica?

Esta é a pergunta que Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula se propuseram a responder quando escreveram o livro O que é Comunicação Estratégica nas Organizações?. O livro, que já foi lançado no dia 04 de maio no I Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, será agora lançado em Belo Horizonte, no próximo dia 02.

O ponto de partida da obra foi a constatação de que a fundamentação teórica sobre comunicação estratégica ainda é restrita, mesmo que o assunto seja extremamente relevante na atualidade. Para as autoras, no cenário contemporâneo, a comunicação estratégica é vital nas organizações e é aquela que vai além do plano tático e técnico. A comunicação precisa ser multidisciplinar e ser conduzida em interface com outras áreas do conhecimento, como administração, ciências sociais e ciência política, entre outras. Assim, as autoras propõem cinco componentes que conferem dimensão estratégica ao processo, numa perspectiva sempre dialógica.

O livro é resultado de uma parceria de sucesso que reúne a vasta experiência acadêmica na área de comunicação organizacional da professora doutora Ivone Oliveira com os 21 anos na área de consultoria de comunicação empresarial acumulados por Maria Aparecida. A base para o livro foi a tese de doutorado da pesquisadora, que afirmou “Eu já tinha parte da minha pesquisa voltada para a comunicação estratégica, mas não queria apenas um reflexão teórica dentro da academia, queria alguma coisa que também pudesse ser usada pelo mercado, por isso chamei a Cida”. Nessa linha, a consultora destaca a abertura mútua do mercado e da academia: “O importante do livro é a oportunidade de refletir sobre questões teóricas e prática de comunicação nas organizações. O livro busca esse olhar. Cada vez mais, a área acadêmica considera experiências profissionais nos estudos e pesquisas da comunicação e o mercado, por seu lado, procura fundamentar conceitualmente as práticas de comunicação, além de buscar parcerias com as universidades”.

O lançamento será no dia 02 de julho, em Belo Horizonte, numa iniciativa do capítulo da ABERJE Minas Gerais. “As autoras são referência em Relações Públicas e Comunicação Empresarial. A ABERJE está honrada em poder contribuir para mais uma iniciativa importante na área de Comunicação”, afirmou Marco Piquini, diretor do capítulo ABERJE Minas.


Fonte: Por Carolina Gancho, in www.aberje.com.br

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