Pular para o conteúdo principal

Pepsi inova e cria nova forma de se comunicar com o consumidor

A Pepsi se confirma como a marca de refrigerantes mais inovadora do mercado e anuncia uma nova forma de se relacionar com o consumidor. A marca passa a se comunicar com os jovens por meio de diversos temas relevantes para esse público. No Brasil, são seis: música, viagem, festivais, emoticons, fotos e downloads.

Os temas estão refletidos em todas as atividades da marca, desde as embalagens, que apresentam seis visuais diferentes convivendo ao mesmo tempo no mercado até as peças de divulgação. Ao todo, serão sete filmes, quatro internacionais e três nacionais, criados pela AlmabBBDO, que vão destacar o novo conceito. A assinatura deixa de ser "Arrisque mais. Viva mais" e passa a ter várias versões refletindo a diversidade da nova comunicação. No caso do tema Foto, por exemplo, a assinatura é "Sorrir, Viver, Mostrar, Inventar, Conhecer, Fotografar, Muito". Já em Download: "Enviar, Baixar, Divertir, Navegar, Interagir, Personalizar, Muito".

Uma das grandes novidades deste novo conceito é a forma de utilizar a internet como principal ferramenta de comunicação. É a primeira vez na história da marca no Brasil que ela terá seis sites diferentes, cada um relacionado a um dos temas, onde o consumidor vai poder participar de forma interativa. Cada embalagem divulga seu respectivo site, que foi criado pela AlmapBBDO. Nos endereços, o internauta encontra conteúdo diferenciado, conforme assunto escolhido. No site www.pepsi.com.br/musica, por exemplo, o consumidor participa do Air Guitar. Na página, o internauta pode fazer um solo "imaginário" de guitarra, bateria ou baixo. Para isso, ele só tem que ligar a webcam e começar a se movimentar para a música tocar. Outro exemplo é o site www.pepsi.com.br/emoticon, que disponibiliza uma ferramenta que cria emoticons personalizados. O terceiro site é o www.pepsi.com.br/foto, onde o usuário pode editar fotos com balões de texto e criar adereços para enfeitar a imagem.

Além disso, a marca também disponibiliza um conteúdo exclusivo para ser baixado via celular por meio da tecnologia WAP.

Segundo Gustavo Siemsen, diretor de marketing de Pepsi, a novidade é uma maneira inédita da marca se comunicar com o consumidor e traduz o comportamento do jovem, que está sempre em busca de mudanças. "Acabou o espaço para a comunicação impositiva, onde o consumidor era um mero expectador. Com essa mudança, Pepsi abre um canal constante de interação com os jovens, convidando-os a explorar assuntos do seu interesse".

Todo o projeto levou seis meses para ser implementado no Brasil. Para desenvolver a nova cara de Pepsi, diversas pesquisas validaram cada passo a ser seguido, desde as embalagens até o conteúdo de internet. "Fomos entender a fundo os assuntos de maior interesse dos jovens e deixamos eles nos sugerir como trabalhar cada tema" afirma Siemsen.

Pepsi no Brasil: A AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - é parceira da Pepsi no Brasil desde 1997, sendo a responsável pela fabricação, comercialização e distribuição dos produtos da empresa no País.

A divisão de bebidas da PepsiCo, chamada PBI, está presente no Brasil desde 1953 com a marca Pepsi-Cola. A PepsiCo é a quinta maior empresa do segmento de bebidas e alimentos do mundo. Em 1997, a PepsiCo firmou um acordo de franquia com a Companhia Cervejaria Brahma - hoje, AmBev - com duração de 20 anos, para a produção e comercialização dos produtos Pepsi no Brasil. A empresa passou a ser a responsável pela presença em todo o território nacional das marcas: Pepsi, Pepsi Light, Pepsi Twist, Pepsi Twist Light, Seven Up, Teem (no Rio Grande do Sul) e Pepsi X.

Maior mercado na América do Sul, o Brasil vem se mostrando para a Pepsi-Cola mundial um amplo campo para crescimento em longo prazo. Grande parte deste aumento é resultado da expansão da distribuição da Pepsi, hoje realizada por meio da rede da AmBev.


Fonte: www.revistafator.com.br

Comentários

Unknown disse…
Sou uma Consumidora Assídua do Refrigerante Pepsi,em meu estoque nunca faltou Pepsi,mas estou muito chateada com oque vem me acontecendo,nas minhas últimas compras de Pepsi,já ocorreu em 3 (tres) Fardos que trago do Supermercado,vazamentos da embalagem em que a mesma estando lacrada,já perdi mais ou menos umas 6 (seis) embalagens de dois litros e meio,que é da qual sempre costumei comprar,mas me sinto Constrangida com tudo isso e já não sei se vou ter a coragem de comprar novamente,pois oque vem ocorrendo me encontro no prejuíso pois já não tem como consumir o refrigerante,que devido ao vazamento já perdeu todo o Gaz e sem sabor nenhum.Espero que o fabricante desse tão saboso refrigerante tenha a consiencia em tomar uma atitude,sem mais,subscrevo-me e agradeço a atenção.Téo

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç