As sogras não gostaram. E protestaram no Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) contra a propaganda da montadora francesa Peugeot. Foram mais de 100 reclamações para tirar o comercial do ar. Fato inusitado. Na propaganda, um jovem casal em dificuldades para fazer o carro sem muita potência subir uma ladeira íngreme começa a se desfazer de objetos, até cogitar jogar pela janela a mãe da moça.
A proposta da agência Euro RSCG Brasil era estimular as vendas do modelo 1.4 Flex da Peugeot, com maior capacidade para encarar ladeiras, com ou sem sogras. Mas acabou despertando a ira de muitas senhoras, incentivadas pela apresentadora Ana Maria Braga. Ela não só levantou a questão em seu programa na Globo como deu o endereço para queixas do Conar.
Para se ter uma idéia, segundo dados da assessoria do conselho, os anúncios questionados recebem, no máximo, dez reclamações. A propaganda da Peugeot, com a piada clássica da sogra, registrou um número de queixas recorde no Conar.
No ano passado, a entidade julgou 345 peças, das quais 59% sofreram algum tipo de punição: alteração ou cancelamento. De janeiro a maio de 2007, foram abertos mais de 140 processos. Basta uma única queixa para o Conar agir.
"O anúncio cumpriu seu papel", diz Duílio Malfatti, presidente da Euro RSCG Brasil. "Foram 2.400 veículos vendidos em uma semana. Atingimos a meta para uma ação promocional de vendas."
O comercial já saiu do ar e não volta. Mesmo assim, a agência fez um anúncio em protesto, que foi veiculado esta semana, ponderando o que classificou de "excesso de policiamento" em peças publicitárias.
"Vamos apresentar nossa defesa ao Conar porque não aceitamos o rumo que essas manifestações estão tomando. É um absurdo. A continuar desse jeito, em pouco tempo teremos de volta os antigos comerciais, em que o único recurso era mostrar o produto acompanhado da narração de um locutor", brinca Malfatti.
No "anúncio-protesto" da agência há uma carta da central de atendimento da montadora explicando que a proposta da propaganda era de ser apenas bem humorada, com o objetivo de entreter e nunca o de ofender qualquer cidadão.
Fonte: www.novojornal.com.br
A proposta da agência Euro RSCG Brasil era estimular as vendas do modelo 1.4 Flex da Peugeot, com maior capacidade para encarar ladeiras, com ou sem sogras. Mas acabou despertando a ira de muitas senhoras, incentivadas pela apresentadora Ana Maria Braga. Ela não só levantou a questão em seu programa na Globo como deu o endereço para queixas do Conar.
Para se ter uma idéia, segundo dados da assessoria do conselho, os anúncios questionados recebem, no máximo, dez reclamações. A propaganda da Peugeot, com a piada clássica da sogra, registrou um número de queixas recorde no Conar.
No ano passado, a entidade julgou 345 peças, das quais 59% sofreram algum tipo de punição: alteração ou cancelamento. De janeiro a maio de 2007, foram abertos mais de 140 processos. Basta uma única queixa para o Conar agir.
"O anúncio cumpriu seu papel", diz Duílio Malfatti, presidente da Euro RSCG Brasil. "Foram 2.400 veículos vendidos em uma semana. Atingimos a meta para uma ação promocional de vendas."
O comercial já saiu do ar e não volta. Mesmo assim, a agência fez um anúncio em protesto, que foi veiculado esta semana, ponderando o que classificou de "excesso de policiamento" em peças publicitárias.
"Vamos apresentar nossa defesa ao Conar porque não aceitamos o rumo que essas manifestações estão tomando. É um absurdo. A continuar desse jeito, em pouco tempo teremos de volta os antigos comerciais, em que o único recurso era mostrar o produto acompanhado da narração de um locutor", brinca Malfatti.
No "anúncio-protesto" da agência há uma carta da central de atendimento da montadora explicando que a proposta da propaganda era de ser apenas bem humorada, com o objetivo de entreter e nunca o de ofender qualquer cidadão.
Fonte: www.novojornal.com.br
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