Pular para o conteúdo principal

Os Desafios atuais da comunicação

O cenário da globalização na sociedade do conhecimento torna muito mais evidente e necessário, a busca da otimização no nível dos serviços prestados, e a criação de uma opinião pública favorável junto aos públicos de uma organização. Pesquisando o que pregam e aconselham os autores, pesquisadores e especialistas sobre o assunto, parece ser prudente uma avaliação nos padrões e formas de comunicação no globalizadíssimo e cibernético século XXI.

Já a tempos, a prática de relações públicas vem carecendo de uma reavaliação dos princípios que lhe servem de alicerce para o discurso e a grande abrangência da área. O real conhecimento e entendimento por parte das organizações do valor de sua imagem institucional pode levar a procura de alternativas corporativas comprometidas com um modelo de gestão mais integrado com a comunidade.

Nesse sentido, os fundamentos de RP passam por sensíveis mudanças, objetivando adaptar-se a nova ordem mundial da sociedade do conhecimento e tecnologia da informação. Não se pode mais pensar em relações públicas apenas como ação técnica, e sim, assimilada e entendida como parte da identidade corporativa a ser difundida por toda organização, adquirindo a competência de servir de base forte para o gerenciamento de entraves e a criação de relacionamentos em sintonia com os diferentes e diferenciados públicos nele envolvidos ou, a eles exposto. Agora quando falamos na relação fornecedores / empresa ou empresa / distribuidores, públicos antes quase esquecidos no universo de relações públicas, não se pode pensar apenas comunicações informais de aproximação, por meio de informações obtidas a partir de dados cadastrais armazenados em bancos de dados e indiscriminadamente operacionalizados por uma vasta gama de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management ), ou relacionamento com clientes e demais públicos da organização.

No contexto atual mundial, ocorre a oportunidade de se utilizar de diferentes formas para se enviar uma informação de maneira simultânea. Essa junção de diferentes meios de contato é que faz a sociedade atual, experimentar a velocidade na comunicação e nas relações interpessoais, sob forte influência da tecnologia da informação, no que tange ao poder da disponibilidade da informação em tempo real, e diferentes formas e veículos de comunicação, atualmente praticamente já incorporados ao dia-a-dia da maioria das pessoas. Indo de internet e messenger, SMS, palms, orkut e blogs, passando por outdoors, megaeventos, cartazes e rádio, chegando a celulares, televisão (aberta e fechada), causam a nítida sensação de um excesso de informações a interagir com o cotidiano das pessoas. Na rua, em casa, no lazer, na condução ou no trabalho, as pessoas estão submetidas ao alcance de uma mensagem de qualquer ordem, gerando não raro, uma sensação de cansaço e desconforto frente a excessiva exposição diária às mídias.

A época em que vivemos, apesar de cada vez mais tecnificada, não pode ser governada por tabelas lineares ou escalas progressivas, há um novo paradigma no fator tempo e comunicação, supervalorizando o instante real, e paradoxalmente criando-lhe uma situação de banalidade. Trabalhar com a possibilidade da informação em tempo real é o grande desafio de relações públicas na sociedade do conhecimento.

A miscelânea comunicacional causa efeitos antagônicos no dia-a-dia das pessoas. As empresas precisam estar cientes que na situação atual, são eminentemente maiores, os riscos de “ruído”, nas comunicações, e uma informação chegar ou ser percebida de forma errada ao que se objetivava.

Assim como auxilia com informações ela causa desconforto as pessoas com uma infinidade de mensagens, invadindo o cotidiano, sem autorização, não raro, tentando até direcionar suas ações, através de informações extraídas de bancos de dados, impondo-lhes verdades jornalísticas e publicitárias. O tema propõe analisarmos de forma reflexiva os padrões e formas atuais de comunicação. Os pensamentos abordados neste artigo apontam questões atuais no campo da comunicação, relacionamento, divulgação e percepções da imagem de uma organização, sob o ponto de vista da necessidade da prática de ações de relações públicas adequadas ao cenário atual da economia globalizada na sociedade do conhecimento.

De acordo com os estudos nas fontes bibliográficas, é possível praticar uma série de ações de relações públicas de forma simples e com pouco e alto retorno. Hábitos simples, como boa educação, comportamento ético e moral, respeito, humildade, solidariedade e comunicação eficiente, quando inerentes às ações e a prática empresarial em atividades do cotidiano de uma empresa, refletem na sua imagem e no seu nível de reconhecimento e aceitação junto aos seus públicos.


Fonte: Por Artur Pedro Ribeiro, in www.relacionamentodigital.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç