Pular para o conteúdo principal

Eventos proprietários se firmam graças à consolidação de negócios relacionados ao mundo da música

O Tim Festival, que acontece a partir desta quinta-feira, 25, até o dia 31, em quatro capitais (Rio, São Paulo, Curitiba e Vitória), abre a temporada de fim de ano dos eventos proprietários de marcas, com os festivais Häagen-Dazs Mix Music, Planeta Terra, Motomix e Nokia Trends. Fora o projeto da marca de sorvetes, que é o primeiro, os outros reaparecem consolidados e integrados à estratégia de comunicação dos respectivos anunciantes.

O Tim Festival repete a fórmula do ano passado ao reunir, nas mesmas capitais, diferentes estilos para comunicar que a linguagem musical não tem fronteiras. A empresa não revela o valor do investimento no projeto. Contudo, preocupou-se em garantir público para o evento, apostando em atrações como a cantora islandesa Björk e as bandas de indie rock Arctic Monkeys e The Killers, muito esperadas pelos brasileiros.

Isso porque, no ano passado, pelo menos em São Paulo, a venda de ingressos foi aquém da esperada para as apresentações de Daft Punk, Yeah Yeah Yeahs e Thievery Corporation, obrigando a organização a transferir o evento do Parque Anhembi (mesmo local deste ano) para a casa de espetáculos Tom Brasil. As marcas Club Social e Nivea fecharam parcerias para participação dos eventos nas capitais. A primeira fará ações promocionais de degustação; a segunda será a responsável pela decoração dos banheiros.

Fora o Skol Beats, já consolidado no mês de abril, os grandes projetos proprietários concentram-se no final do ano muito em função da facilidade em contratar grandes artistas da música - que estão com as agendas livres depois das apresentações durante os verões europeu e norte-americano. Outro fator que favorece a vinda dessas turnês é o dólar baixo, que tem aquecido o mercado de entretenimento no Brasil.

Produtos associados
Luiz Oscar Niemeyer, sócio-diretor da produtora Planmusic, afirma que os eventos proprietários são maiores e mais qualificados nesses últimos anos por conta dos anunciantes da área de telefonia e tecnologia, que agora possuem produtos ligados à musica que geram receita. Daí a importância de uma boa identidade da marca com as bandas e artistas.

É o caso do Planeta Terra, que iniciou sua 'carreira' patrocinando shows independentes, como Pearl Jam (2005), Jamiroquai (2006) e Black Eyed Peas (2006). Neste ano, a empresa investiu em um festival próprio, eclético, que reúne bandas indie, como The Rapture, e DJs da eletrônica, como Layo & Bushwacka.

Segundo o diretor de marketing do Terra, Alexandre Cardoso, o patrocínio de turnês foi necessário para que o público entendesse a entrada da marca na seara musical. Porém, seria complicado comunicar o posicionamento da empresa no mundo da música apenas com uma banda.

"A melhor proposta para tangibilizar a variedade de músicas do portal é através de um festival que reúna diferentes estilos", afirma Cardoso. A empresa trabalhará transmissão ao vivo do evento pela TV Terra, abrirá espaço para o envio de perguntas pela internet e espalhará painéis que mostrarão fotos do evento.

Diversificação
Além do Terra, a interatividade também dará o tom do projeto da Motorola, o Motomix - The Rokr Festival, que ganhou o complemento no nome para promover o aparelho Rokr. A empresa instalará cinco antenas bluetooth em faculdades para possibilitar o envio de conteúdo do projeto via celular para estudantes.

Diferentemente do ano passado - quando a banda Franz Ferdinand foi a atração principal, além de vários outros shows reunidos no mesmo evento -, desta vez a opção foi por fragmentar as apresentações de DJs de música eletrônica durante uma semana, nas casas noturnas de São Paulo.

Segundo a diretora de marketing da Motorola, Loredana Mariotto, o festival tem como foco explorar modelos de arte e de cultura ainda pouco conhecidos do público brasileiro. No ano passado houve problemas: o evento, previsto para o Espaço das Américas, em São Paulo, foi embargado pela prefeitura na data em que aconteceria, tendo de ser dividido em dois dias.

A concorrente Nokia também utilizou a estratégia de estar presente nas casas noturnas, ao longo deste segundo semestre, para aproximar a plataforma Nokia Trends do público e mantê-la em constante evidência na mídia. "O Nokia Trends é contínuo e foi criado para gerar relacionamento do consumidor com a marca", afirma o diretor de marketing, Marcelo Câmara. O evento principal está marcado para novembro e, por enquanto, tem duas atrações confirmadas: a banda australiana Van She e o duo de rock She Wants Revenge.

Foco eletrônico
Disposto a atingir seu público alvo, formado por jovens das classes altas, o sorvete Premium Häagen-Dazs aposta apenas na plataforma de música eletrônica. A marca inaugura sua entrada na seara do marketing de entretenimento com o Häagen-Dazs Mix Music, que trará o DJ Booka Shade, considerado o melhor show ao vivo de música eletrônica do mundo, marcado para o dia 1º de novembro, no Terraço Daslu, em São Paulo.

Segundo o gerente de marketing da marca, Marcos Scaldelai, a idéia é transformar o evento em uma plataforma fixa dentro do planejamento. "Quem sabe conseguiremos exportar a idéia, que é única no mundo, para a empresa no exterior", espera Scaldelai. O Nokia Trends, que também começou no Brasil, já é realizado em diversos países da América Latina e Europa.


Fonte: Por Ruy Barata Neto, in www.meioemensagem.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç