Pular para o conteúdo principal

Pessoas primeiro, estratégia depois

Pessoas não são o ativo mais importante de uma empresa. As pessoas certas é que são. Esta afirmação, de Jim Collins, reflete exatamente o conceito de uma organização baseada no aprendizado. Afinal de contas, como se descobre se o seu time é composto pelas pessoas certas ou não? Conhecendo, testando, estimulando e aprendendo. Talvez a pergunta seja: como?

Com velocidade, simplicidade e autoconfiança. Esses são os segredos da produtividade para Jack Welch, que não se cansa de afirmar que o caminho para o sucesso está em manter o foco no capital humano, considerado por ele uma das principais fontes de inovação e renovação organizacional. Afinal, como podemos esperar que as coisas aconteçam de forma diferente, se fazemos tudo sempre igual?

O que pretendo dizer? Que as estruturas e metas das empresas que buscam a longevidade têm se modificado rapidamente. Hoje todos podem ser geradores de idéias e executores das tarefas. Afinal, idéias antigas, lembram estratégias velhas, processos velhos e resultados iguais. Não se pode esperar nada diferente de estratégias iguais.

Não há dúvidas de que toda empresa deve tornar-se uma organização que aprende, pois sua maior vantagem competitiva são as pessoas de talento. Mas como é que descobrimos os talentos de nossas pessoas? Entendendo que o capital humano de uma organização inclui habilidades e experiências individuais de funcionários e gestores, e participantes da rede de valor da empresa composta por clientes internos e externos, fornecedores, distribuidores, concorrentes, parceiros e outros que possam agregar valor. Muitas vezes o nosso maior talento está em descobrir soluções que estão fora das quatro paredes que nos cercam.

Toda empresa deve homenagear e recompensar calorosamente os que acordam todos os dias sabendo que há pessoas trabalhando melhor do que eles e se dispõem a ir atrás delas até encontrá-las. Celebrar essas pessoas que compartilham as idéias que obtiveram de outros é fantástico; constitui ótima forma de criar uma organização que aprende. E é esse o caminho que vamos trilhar, uma learning organization que precisa recompensar, remunerar e promover pessoas que aprendem. E uma das formas de aprendizado também é o erro. Quem pode punir um talento que erra, se amanhã ele será o mesmo talento que vai acertar? Quem pode admitir que haja zona de conforto em uma empresa viva, que pulsa, que aprende, que cria e que inova?

Temos o exemplo da GE que gerenciou riscos simplesmente cercando-se de pessoas competentes e apaixonadas pelo que fazem. Parece complicado? Pois saiba que menos de um terço dos altos executivos quer ser reconhecido pelo aumento de responsabilidades, e quase metade dos gerentes quer mais responsabilidade, o que leva à conclusão de que muito mais do que os executivos, os gerentes querem e buscam promoção como forma de reconhecimento, bem como oportunidades para crescer e ser reconhecido por toda a organização.

Pesquisas comprovam que os trabalhadores buscam hoje palavras sinceras, incentivos para o crescimento. Elas são, comprovadamente, catalisadoras de sucesso nas empresas. E por que fechar os olhos para esta necessidade? Pessoas querem, cada vez mais, respeito e valorização. Quando veio ao Brasil, Welch declarou que estava convicto de que sempre devemos começar com pessoas ótimas e só então definir as estratégias, ao contrário do que diz, por exemplo, o guru Michael Porter. Estratégias não valem nada sem boas pessoas. As pessoas devem vir em primeiro lugar. As estratégias vêm depois.

As organizações mais bem-sucedidas ao longo do tempo são aquelas em que as pessoas agem de forma decisiva e coerente, inovando e desenvolvendo relações de alta qualidade. A tarefa da liderança é estimular esse tipo de iniciativa, de maneira confiável e contínua, porque 20% de ações representam 80% de soluções. E os executivos que conseguem isso são como mágicos.

Conscientemente ou não, eles aprenderam a como empregar uma ferramenta conceitual que permite inspirar e liderar uma organização em direção à vantagem competitiva duradoura. É um propósito moral, é um valor que, quando articulado, fala diretamente ao senso, inato em algumas pessoas, do que é certo e do que vale a pena. O propósito moral revela as dinâmicas humanas por trás das organizações, questões fundamentais envolvendo motivação e comportamento.

Os líderes não podem fingir que o que fazem está isento de valores - nem que assim eles o quisessem. Quem aspira a uma posição de liderança deve jogar fora os estereótipos: o empreendedor ou investidor rico, o famoso negociador, o presidente durão ou mesmo o líder carismático. Esses papéis já se tornaram commodities: podem ser adotados por quem quiser e até comprados e vendidos no mercado.

As pessoas não querem lideranças "commoditizadas", mas princípios. Este papel requer o entendimento das questões morais que afetam as pessoas, quer tenham consciência disso ou não. É claro que os líderes devem desenvolver uma estratégia competitiva a partir das forças da empresa, mas a parte mais difícil, diferenciadora, não costuma ser a estrutura da estratégia, e sim a inspiração que a transforma em ação.
Os verdadeiros agentes de mudança representam menos de 10% das pessoas de negócios. Têm coragem e certo destemor com relação ao desconhecido. Será que você é um deles?


Fonte: Por Carlos Alberto Júlio, in Gazeta mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç