Pular para o conteúdo principal

Contrate o funcionário ideal

Como contratar superfuncionários foi o tema da palestra de Patrick Sweeney, vice-presidente da consultoria internacional Caliper Estratégias Humanas, apresentada no Expo Management 2007, em São Paulo.

Otimismo, entusiasmo e potencial a ser desenvolvido foram algumas das qualidades apontadas, assim como técnicas de entrevistas adequadas, entre as quais a formulação das perguntas certas e a precisa análise das respostas.

No Brasil há 10 anos, a Caliper está voltada para a consultoria e assessoria de gestão de pessoas e o desenvolvimento de equipes, tendo empresas como O Boticário, Renault e Wal-Mart entre seus clientes.

Como evitar os erros clássicos na contratação - Para o vice-presidente da Caliper, Patrick Sweeney, cerca de 2/3 dos executivos cometem erros clássicos na contratação de funcionários, o que acaba por influenciar no desenvolvimento da empresa. O dirigente, que tem ampla experiência em gerenciamento de pessoas e é autor de diversos livros sobre o assunto, procurou mostrar o que deve ser evitado num candidato e quais as principais características que devem ser observadas quando se procura alguém obcecado pelo sucesso. Segundo ele, para evitar erros na escolha, o empregador não deve temer a cadeira vazia e deve se munir de eficientes técnicas de entrevista, fazendo as perguntas certas.

Como encontrar o superfuncionário - Com larga experiência em RH, Sweeney, não economizou palavras para descrever os erros mais freqüentes cometidos por executivos, quando da contratação de funcionários.

O conferencista, que é co-autor de livros como O sucesso tem fórmula?, iniciou sua exposição afirmando que a grande parte dos executivos comete quatro erros clássicos ao contratar novos funcionários.

Para começar sua explanação, citou uma pesquisa, na qual a maioria desses administradores afirmou que no prazo de uma semana já havia constatado ter admitido a pessoa errada. Porém, Sweeney alertou que a maioria acaba por não esperar que apareça o funcionário certo e tampouco parte, de imediato, para uma nova seleção.

O melhor é adotar a seguinte atitude: “Se não serve, então vamos contratar outra pessoa agora e não aguardar os três meses de experiência, mais outros três meses de treinamento e outros três para a contratação de um novo funcionário. Não se deve temer a cadeira vazia e gastar o tempo necessário para encontrar a adequada para a função”, destacou.

Como identificar e contratar pessoas obcecadas pelo sucesso - “É natural a tendência de contratarmos pessoas de que gostamos, nas quais nos reconhecemos”, declarou o dirigente da Caliper. Porém, essa prática tende a trazer uniformidade de profissionais com características semelhantes para o quadro da empresa. Por essa razão, esse tipo de prática deve ser evitada: o foco deve estar nas necessidades da empresa.

Segundo ele, para contratar obcecados pelo sucesso, é preciso levar em conta os motivos desse candidato. O primeiro geralmente é o dinheiro, mas ele não pode estar sozinho e, assim, a contratação deverá envolver mais do que a seleção de um punhado de currículos. “Na entrevista, terão de ser feitas as perguntas certas, sabendo o que se deve e não se deve esperar como resposta”, orientou.

Ao entrevistar um candidato, o responsável deve verificar se este tem potencial necessário para acompanhar e auxiliar no desenvolvimento da empresa, se tem qualidades para isso, ainda que, naquele momento, não reúna todas as competências desejáveis para aquela função.

Sweeney ainda advertiu que a personalidade do indivíduo deve pesar mais na contratação do que a competência que este demonstra naquele momento. “Quando nossos potenciais são adequados ao que fazemos, tudo vai bem”, constatou.

Os superfuncionários – Segundo o conferencista, há duas qualidades que distinguem os superfuncionários. A resiliência é uma delas. Conforme explicou, trata-se de aprender com as experiências negativas, sem esmorecer, muito pelo contrário. Para ele, “temos de aprender a enfrentar as adversidades com criatividade”. Para ilustrar sua afirmação, usou exemplos, um dos quais de um jogador de basquete de baixa estatura para esse esporte, mas muito rápido, que, usando a criatividade, conseguiu ir contra tudo e todos e foi convidado a atuar na liga profissional norte-americana, tendo jogado com Magic Johnson.

A outra qualidade de um superfuncionário, para Sweeney, é o otimismo diante de reveses: “Como vemos as coisas negativas que acontecem? Podemos mudá-las? Os otimistas as vêm como coisas passageiras.

Para o executivo, o pessimista não quer mudanças e deve ser evitado numa contratação; o otimista, ao contrário, deve ser buscado pois é um entusiasta, capaz de “confirmar as melhores idéias e iniciativas da empresa.

Tempo mal empregado - Para o especialista em RH, o tempo não deve ser desperdiçado com funcionários que tenham desempenho medíocre. Segundo ele, em pesquisa feita com 500 gerentes, cerca de 60% passavam boa parte de seus dias se dedicando a essas pessoas. Mas “se alguém não foi feito para o emprego, o executivo não deve gastar tempo com ele”; ao invés disso, deve investir nos melhores. Essa prática, como declarou o palestrante, é um recado para a empresa: “saberão o que você valoriza e que não perderá tempo inutilmente”, destacou.

Experiência x potencial - Ao buscar o candidato ideal, Sweeney aconselhou a não roubar funcionários de outras empresas e pesar o valor da experiência. Para ele, contratar bem está muito mais relacionado com a competência do candidato do que com sua experiência, embora esta não deva ser descartada. Isso porque alguém pode ter anos numa empresa, estagnado na função, por exemplo.


Fonte: Portal HSM On-line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç