Pular para o conteúdo principal

Relacionamento e promoção na era do consumidor

No segundo dia do Workshop realizado pelo Mundo do Marketing, no Rio de Janeiro, o presidente da Bullet, Fernando Figueiredo, mostrou o conceito desenvolvido pela agência, chamado Talkability, como plataforma de marketing promocional. A idéia é saber quem está tentando conquistar o consumidor, estimulando desejos carnais. Segundo pesquisa do Instituto Nielsen, os consumidores estão vendo menos TV devido ao avanço dos celulares, Ipods e da Internet, vistos já como concorrentes da “telinha”. De acordo com Figueiredo, é preciso que as empresas falem com o seu consumidor e que use ele como mídia.

Uma embalagem segmentada é um diferencial para as marcas e a customização é o caminho, aponta Figueiredo. O executivo cita um banco holandês que oferece cartões de crédito personalizado, onde é possível escolher ou fornecer a imagem que o produto terá. Já a ativação, aparece como uma forma eficaz de atingir o novo consumidor. “Tudo o que se faz em massa é mais barato”, diz. A partir desta afirmação, o executivo apresentou a campanha da Coca-Cola, onde algumas latas foram equipadas com aparelho GPS para que o consumidor fosse localizado por uma equipe que oferecia viagens aos sortudos consumidores.

Para fugir do contexto das promoções já existentes, empresas usam a ruptura como um aliado na conquista do consumidor moderno. Trata-se de campanhas não-convencionais que despertam a curiosidade e surpresa, como a da Mizzuno que “multava” atletas que corriam nos parques. A infração era na verdade uma carta com desconto na compra do tênis da marca. O OOH (out-of-home) também é citado na apresentação de Figueiredo, que é a publicidade que chega ao consumidor enquanto ele está fora de casa. Ele fala também uma ação da Bullet para o lançamento do Audi A3, que colocou dois robôs esculpindo o modelo do automóvel em um bloco de resina. “A principal barreira para a inovação é o medo de arriscar. É preciso fugir do tradicional, se reinventar para construir uma marca”, diz.

Incentivo
Para falar de relacionamento, Adriana Pagliaro, diretora de atendimento da Mark Up, apresentou o programa de relacionamento da marca Brastemp. A agência trabalhou com o público que fica atrás do balcão de vendas. Com um posicionamento que beirava a arrogância por parte da empresa, segundo os próprios funcionários, foi preciso trabalhar o relacionamento entre marca e o colaborador. “Existia um relacionamento distante entre a empresa e os seus pontos de venda”, diz Adriana.

Após detectar que os promotores eram considerados “frios” com relação à marca que vendiam, a Mark Up desenvolveu um novo projeto em todas as lojas do Brasil, com eventos simples de incentivo, relacionamento, conscientização e envolvimento dos profissionais. Surge o projeto “Ta combinado Brastemp” voltado ao público interno e seus revendedores. “Oferecer diversão sem cobrar nada nos deu um grande resultado”, conta a diretora, que diz ter atingido quatro mil pessoas das equipes de vendas da Brastemp. Após a campanha, que hoje está no quarto ano, Adriana garante: “Não existe mais aversão à marca”. O incentivo também convidava os colaboradores a jantares, coquetéis, entre outras atividades, além de esportes. O prêmio mais alto da campanha levou promotores a uma viagem de Cruzeiro pelo Brasil.

Antes do consumidor, a pessoa
O marketing promocional foi a espinha dorsal da palestra de Marcelo Heidrich, presidente da Ponto Brand Promotion, apontando que as agências, os clientes e o varejo devem simplificar ao máximo suas propostas para melhorar a comunicação. O primeiro passo é focar no consumidor. “Não temos que trabalhar para as empresas, nem conhecer as marcas, mas sim as pessoas”. Hoje as marcas é que devem vestir a camisa dos consumidores e não abrir mão da “Grande Idéia”.

Na Internet, o consumidor segue esta mesma tendência, fugindo cada vez mais das informações comerciais. Para ele, as marcas devem fazer o cliente abraçar o seu negócio. O presidente da Ponto Brand avisa que o melhor caminho é inovar e que tudo que é igual vale menos. “Hoje, mais importante que a criatividade é a gestão criativa” aponta. Segundo o presidente da Ponto Brand é preciso estimular o empreendedorismo e desenvolver o apetite pelo risco, pelo otimismo. “Temos que estimular, fazer as pessoas pensarem no que parece impossível”, diz ele. Este mercado parece oportuno visto que hoje as pessoas querem contar, escrever e participar das histórias. “A promoção nasceu de conhecer pessoas, temos que saber lidar com elas”, completa Heidrich.

Fidelização e ativação
E, quando o assunto é relacionamento, Bernardo Canedo, sócio-diretor da DTM Marketing, aponta alguns aspectos valorizados pelo relacionamento que se transformaram. O que era chamado internacional, hoje é global. No lugar da aparência, está a transparência. O market share pode ser definido hoje como market value, assim como o que era tangível deu lugar ao intangível. Com isso, a gestão das marcas sofreu mudanças, reflexo do comportamento e relacionamento do consumidor com as marcas. As transações passaram a se chamar relações e o mais relevante é a antiga comunicação em massa, que hoje é feita para grupos e indivíduos.

A fidelização está inserida no relacionamento entre marca e consumidor, já que é mais caro adquirir do que manter um cliente. Para mantê-lo, é preciso alimentar as estratégias deixando os clientes sempre encantados. “O importante é conhecer o cliente antes que o seu concorrente, transformando este conhecimento em ações”, aponta Canedo. No momento em que vive o mercado, crescer significa explorar a marca, criar programas de fidelização e investir em gestão de relacionamento. “A melhor forma de explorar uma marca é o cliente confundi-la com o produto, como a Gilette, por exemplo”, compara.

A gestão de relacionamento parte do princípio de que é preciso maximizar o ciclo de vida do cliente. Para isto, as empresas contam com a tecnologia, cultura de relacionamento, métricas, cross-seling, up-seling e planejamento estratégico. Bernardo Canedo cita o trabalho de relacionamento feito para uma academia do Rio de Janeiro que após 13 meses de pesquisas e monitoramento mostrou que quanto mais o cliente freqüenta aulas, mais ativo ele é para a marca. A estratégia usada pela DTM foi baseada em envio de e-mail de reestimulação e motivação ao usuário e após dez dias sem a presença dele na academia. “A análise e a ação refletem no aumento da ativação”, diz Canedo.


Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç