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Fábrica de sapatos promete processar a Vale por semelhança de logomarca

Na tarde da última terça-feira (04/12), o Portal Imprensa publicou matéria na qual falava sobre as semelhanças entre a nova logomarca da Vale (nova identidade da Vale do Rio Doce) e da fábrica de calçados Vitelli, localizada na cidade de Franca, interior paulista.

Em vista de tal semelhança, a Vitelli veio a público, por meio da Vilage Marcas e Patentes, dizer que tomará providências judiciais em relação à semelhança dos logos. A empresa informa que possui registro da marca, datado de dezembro de 2002. "A Vitelli possui o pedido de registro sob número 825.079.721, referente à marca VITELLI, na forma mista, acompanhada da logomarca em questão, requerida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)", diz comunicado.



Nova logomarca da Vale


Ainda segundo a nota, a fábrica de Franca fará uso das garantias legais sobre a logomarca, que estariam asseguradas pela Lei nº 9.610/98, que versa sobre o Direito de Autor, independentemente de haver registro.

Ao Portal IMPRENSA, a Vale disse que os registros no INPI são feitos de acordo com o setor de atuação da empresa. Ou seja, não haveria qualquer irregularidade, já que uma é uma mineradora e a outra, calçadista. Já a Vilage Marcas e Patentes argumenta que mesmo que as duas empresas atuem em ramos diferentes, a logo da Vitelli tem seus direitos protegidos anteriormente.



Logomarca da Vitelli


Novo posicionamento

No último dia 29/11, a Vale do Rio Doce promoveu o lançamento de sua nova marca e seu novo posicionamento de comunicação.

A diretora de comunicação da Vale, Olinta Cardoso, explicou que a nova logomarca é apenas um braço de uma ampla estratégia de branding, elaborada pela empresa norte-americana Lippincott Mercer, juntamente com sua parceira no Brasil, a Caduro Martino. "Não se trata apenas do trabalho de um logo, mas de um branding, uma forma de expressar valores, personalidades, atitudes. Trata-se da gestão de uma marca global".

Veja a matéria publicada no Portal Imprensa.


Fonte: Por Thaís Naldoni, in portalimprensa.uol.com.br

Comentários

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