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Manifesto pelo reconhecimento das Relações Públicas

Em tempo de comemoração (?) pelo Dia Nacional da atividade de Relações Públicas (02 de dezembro), transcrevo aqui a íntegra do artigo "É hora de somar forças - manifesto pelo reconhecimento das Relações Públicas", escrito especialmente pelo professor Fábio França para publicação no site do SINPRORP - Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas. Vale a pena ler, refletir e praticar.


"Hora do Apelo
É hora de somar forças: as relações públicas precisam contar com você.

É hora de trabalhar pela inclusão, não pela exclusão do Sistema Conferp/Conrerps.

É hora de não abandonar a profissão pela qual se optou. No mundo global dos relacionamentos, ela oferece tudo para o sucesso pessoal e profissional. Está entre as dez profissões mais procuradas pelo mercado atual, comprovam as pesquisas.

É hora de dar às relações públicas o lugar que lhes cabe na gestão dos assuntos públicos e dos relacionamentos das organizações com seus públicos estratégicos.

É hora de entender que as habilitações da comunicação social trabalham com o efêmero, o finito, no campo dos instrumentos; somente as relações públicas atuam como um processo no campo das políticas permanentes que direcionam, de maneira correta, o relacionamento e a comunicação das organizações com as partes interessadas.


Hora de definir
É hora de entender que o conceito da atividade evoluiu, que é preciso se convencer do que significam as relações públicas contemporâneas:

- Representam uma filosofia global de relacionamentos simétricos da organização com o mercado e de promoção de negócios. Devem ser empregadas por entidades públicas e privadas como instrumento estratégico da comunicação organizada com a sociedade.

- Classificam-se como estratégia, atividade multifacetada, de aplicação universal, permanente, que trabalha pari passu com a administração das empresas, contribuindo para a consecução de seus objetivos estratégicos.

- Atuam no planejamento e na gestão das políticas permanentes dos relacionamentos da organização com os públicos com os quais interage para o desenvolvimento de seus negócios.

- Estudam os cenários internos e externos da organização e fazem o mapeamento dos seus públicos para tornar a relação com cada um deles adequada e efetiva.

- Trabalham, em síntese, como gestoras do planejamento e das políticas corporativas permanentes de relacionamento e de comunicação das organizações com seus públicos de interesse.


Hora do saber fazer
Relações Públicas não se confundem com a comunicação. É o saber fazer: traduz os princípios éticos e operacionais da organização em diretrizes de relacionamento com os públicos, define as formas de comunicação e os meios a serem desenvolvidos e utilizados na relação com cada um deles.

A comunicação é o como fazer, mas sem princípios orientadores, o uso da mídia pela mídia será sempre ineficaz. Por isso, pesquisa da ABERJE (2000) diz que 71% dos executivos das maiores empresas do Brasil estão insatisfeitos com a comunicação desenvolvida em suas organizações. Por quê? Porque lhe faltam princípios que a direcione, de maneira eficaz, para atingir seu público-alvo.

Se a comunicação sem orientação é um problema, as soluções inteligentes apresentadas por relações públicas contribuem para torná-la geradora de resultados que alterem atitudes e comportamentos eliciados dos públicos a que se dirige.

O objetivo das relações públicas é estabelecer, desenvolver e manter, de forma planejada, ligações, relacionamentos diretos, gerais ou especializados, entre pessoas, entre organizações, públicas e privadas, entre públicos da organização e entre a sociedade de forma a traduzir esses relacionamentos em benefícios para as partes.


Hora de agir
Chega de manter a tradição de que o relacionador público deve trabalhar apenas no cenário operacional, ser um fazedor de peças de mídia, em apoio ao marketing, aos recursos humanos e à comunicação organizacional. Sua vocação é superior: assumir a função de interlocutor qualificado da organização no direcionamento de seus negócios, o seu papel de líder e gestor da rede de relacionamentos públicos das organizações com seus multipúblicos para o sucesso do empreendimento.

É hora de virar a mesa, de se ter uma visão contemporânea das relações públicas, de abandonar o cenário interno pelo público: é principalmente no gerenciamento dos assuntos públicos da organização que devem atuar os profissionais de relações públicas, para que a atividade seja bem-sucedida na implantação de relacionamento programado com o mercado e a sociedade.

É hora de não mais se discutir de quem é o mercado, se ele está sendo ocupado por pessoas alheias ao conhecimento das relações públicas, mas de assumir a posição de relacionadores públicos, de preencher as vagas que se abrem nas organizações em nível diretivo e em seus centros de relacionamento com investidores, clientes, comunidade, órgãos governamentais e outros.

É hora de deixar para os profissionais da mídia o que lhes compete por formação e permitir que desempenhem suas funções a partir das diretrizes corporativas da organização, gerenciadas pelos relacionadores públicos.

É hora de entender que o mercado das relações públicas é muito amplo, e onde quer que haja necessidade de estabelecer uma rede de relacionamento entre qualquer organização e seus públicos, exige-se a presença do relacionador público, por exemplo:

- Nas áreas governamentais e de assuntos públicos, como consultores políticos, de conceito corporativo, da reputação da empresa, como gestores de assuntos ecológicos, corporativos, comunitários; como auditores, ombudsman, lobistas, pesquisadores de opinião pública, na relação com consumidores, na área de cerimonial e protocolo, no planejamento e execução de eventos, como consultores de cerimonial, mestres de cerimônias, planejadores de programas de visitas.

- Na área da comunicação organizacional, como estrategistas e executores da comunicação corporativa de uma só voz, pesquisadores de clima e de expectativas de funcionários.

- Nas especializações em vários setores, como os do ensino, do esporte, da saúde, da ecologia, em relacionamentos internacionais e na promoção de produtos culturais e da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade ambiental, além de outros.


Hora do “profissional aprendente” e empreendedor
É hora de enfrentar os desafios profissionais, de oferecer ao mercado gestores devidamente qualificados que tenham o perfil solicitado pelas organizações.

É hora de se convencer de que, para ser bem-sucedido, o relacionador público deve ter mentalidade global, ser multi-skill, isto é, multicompetente, possuidor das competências e habilidades necessárias para atuar em contextos diversos no desempenho de suas funções e se dedicar, como “profissional aprendente” ao autodesenvolvimento.

É hora de se certificar que seu sucesso dependerá do conhecimento do arcabouço teórico da atividade, que o introduziu no campo do saber fazer (conhecimento teórico) e no campo do como fazer (área operacional). Exige-se, portanto, dele espírito empreendedor, profundo conhecimento teórico e prático do “corpo de doutrina” das relações públicas, além de conhecimentos complementares sólidos, como o perfeito domínio da língua portuguesa, de línguas estrangeiras, de informática; conhecimento do mundo dos negócios, da economia, das modernas técnicas de gestão e produção, tais como qualidade total, planejamento estratégico, gestão do conhecimento e governança corporativa.


Hora da ascensão das relações públicas
All Ries e Laura Ries (2002) falam da queda da propaganda e da ascensão das relações públicas e oferecem centenas de motivos para exaltar a excelência dessa atividade, que dá credibilidade à organização e à marca sobre as práticas da propaganda, que não conseguem contornar o problema da credibilidade. Afinal, dizem (p. 292) aos relacionistas: “não é hora para a timidez”.

O que é preciso fazer para a consolidação e a promoção de um conceito positivo das relações públicas? Ousar.

Fazer com que as relações públicas assumam a posição de liderança que lhes cabe na gestão dos projetos e da construção das redes de relacionamento e de comunicação pública das organizações com todos os seus públicos e abandonem o complexo de inferioridade diante das demais habilitações da comunicação social.

Que os profissionais conheçam mais profundamente a sua atividade e se orgulhem de serem interlocutores da organização na promoção de seus negócios e embaixadores qualificados na sua relação com a sociedade.

Que se afirme, em alto e bom som, para que existe a profissão, o que faz, quais são seus pressupostos, como trabalha, que vantagens estratégicas oferece às organizações, como gestora de assuntos públicos e dos seus relacionamentos globais com o mercado.

E que se estabeleça um processo de unificação conceitual da profissão e das campanhas de sua promoção por parte das diferentes entidades que a representam, entendendo elas que, por se tratar de uma atividade de caráter público, devem se irmanar, trabalhar em conjunto, conscientes, afinal, de que agindo isoladamente em nada contribuirão para a atividade e a profissão.


Fonte: Por Fábio França, in www.sinprorp.org.br/clipping/2007

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