Pular para o conteúdo principal

Marketing de escolas e faculdades

As universidades brasileiras contam com aliados virtuais na busca por alunos. Com a tecnologia em ritmo acelerado, os jovens estão sendo disputados não mais a unhas e dentes e sim a clicks no mouse e nas redes de relacionamento. Migrar para onde o público estudante está é a principal meta de muitas instituições de ensino. A Internet aparece como grande aliada de escolas e universidades por ser o meio de comunicação mais presente na vida deste público. O marketing educacional não é mais resumido nos 30 segundos de um comercial de TV ou em panfletos distribuídos na saída de colégios ou faculdades. Hoje, as empresas oferecem experiências e tem mais espaço para enviar uma mensagem para o público-alvo através do mundo virtual.

O reconhecimento de que o computador aumentou as possibilidades de comunicação e interatividade entre instituições e alunos é evidente. Mas nem todos os estabelecimentos educacionais creditam uma campanha de marketing exclusivamente ao mundo virtual. O contato pessoal é destacado por Alfredo Motta, sócio diretor da agência especializada em marketing jovem Namosca. Segundo ele, o contato direto e pessoal vai além da TV, de um banner na Internet ou um busdoor.

Relacionamento
A escolha por uma faculdade pode ser baseada em comparações com as outras instituições, de acordo com a necessidade de cada estudante. O executivo da Namosca acredita no peso de um contato pessoal na hora de escolher. “Ninguém melhor do que um professor, alunos formandos e ex-alunos, para testemunhar sobre uma instituição”, conta Alfredo Motta.

As campanhas de marketing das faculdades e escolas, especialmente na TV, normalmente crescem nas épocas sazonais, ou seja, no início, meio e final de cada ano correspondente ao período de férias escolares. A princípio esta é uma estratégia planejada que atinge o consumidor em um período onde ele recebe diversas “propostas” de diferentes instituições de ensino.

Para Roger Rocha, sócio diretor da Tribo Interactive, empresa que desenvolveu parte do marketing educacional para o Senac, a primeira lição é criar campanhas não só na hora do vestibular, mas durante o ensino médio com ações específicas de relacionamento, principalmente nas comunidades virtuais que os estudantes participam.

Alternativa X Soluções
Devido à variedade de opções, estes alunos esbarram na indecisão sobre o seu futuro profissional, e é neste ponto que a Tribo Interactive atua. “Este é o momento em que as instituições se aproximam, conseguem colocar sua marca de forma clara e aumenta a possibilidade delas”, acredita Rocha.

Atingir estes estudantes no mundo de hoje demanda esforços e mudanças repentinas em estratégias traçadas. Para Roger Rocha, quatro regras precisam ser lembradas no marketing educacional. A primeira delas é, sem dúvida, aderir às palavras de busca pela internet. “É fundamental ser agressivo neste sentido e ficar entre os primeiros no resultado de buscas”, ensina.

Em segundo lugar está o serviço de mensagens instantâneas e sites de relacionamento, que segundo Rocha “É lá que os estudantes estão durante o dia”. A possibilidade de segmentação que a web permite seguida de sites que prestam serviços como teste vocacional, visita ao campus e consulta sobre o mercado, completam a lista do diretor da Tribo Interative.

Segmentação
Outra forma de destacar atividades voltadas para o público universitário é através de agências especializadas. A agência B2 Marketing Universitário faz estudos e pesquisas para surpreender e saber o que o estudante quer. “É feito um estudo antecipado para saber o que oferecer. Fazemos festas e eventos próprios como As 4 incríveis”. Este evento reúne faculdades como FAAP, PUC-SP, Mackenzie e FGV, em uma festa com o intuito de pesquisar e prevenir erros em estratégias que buscam entender as características dos jovens universitários. “Empresas que querem agregar valores a sua marca patrocinam ou apóiam o evento”, explica Tânia Graziani, gerente de marketing do grupo B2 Marketing Universitário.

O que pouco se vê nas estratégias de marketing universitário, segundo Roger Rocha, é o trabalho prévio, antes da decisão do aluno. De acordo com o diretor, é preciso ser feito desde o ensino médio. “O segredo é transmitir valores de maneira mais aprofundada, convencendo ao longo do tempo de que a instituição faz a diferença”, diz.

Assim como o prazo longo de campanha e a segmentação da comunicação parecem ser o foco dos próximos tempos, os sites das instituições trabalham na melhoria das experiências que podem oferecer. “Temos que falar a linguagem deles porque os esforços nas melhorias já podem ser vistos”.


Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Unknown disse…
Um dos pontos críticos é a central de atendimento e relacionamento com alunos/ candidatos (contact center/ CRM). As ações de marketing geram demanda, mas precisamos estar preparados para atender, prestar informações e gerenciar o relacionamento, de forma a reter e fidelizar o candidato/ aluno, otimizando assim, as nossas ações.


Marcus Miranda
MVM Contac Center/ MKT/ CRM
www.mvmcontactcenter.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç