Este ano os blogs e toda a forma de mídia gerada pelo internauta irão pautar as eleições. Os estrategistas políticos poderão facilmente analisar a E.LIFE do seu candidato, ou seja, o volume de discussões espontâneas on-line. E a partir deste dado e de análises qualitativas poderão compreender como o noticiário e outros acontecimentos da campanha influenciam o boca-a-boca do eleitorado. Se tomarmos como exemplo a candidata à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, observamos que o fenômeno “relaxa e goza”, ocorrido no auge da crise aérea, em junho de 2007, influenciou o volume das discussões on-line sobre a candidata, como pode ser observado pelo gráfico acima. São cerca de 1.600 posts de brasileiros em blogs apenas no período. Observamos também que apesar da influência no aumento das discussões, o “relaxa e goza” teve vida curta, enquanto Marta Suplicy permaneceu na pauta da blogosfera até o final de 2007. Medir o volume do boca-a-boca é uma das principais novidades este ano na campanha eleitoral. Lembrando que a comunicação boca-a-boca está se tornando cada vez mais visível, com o crescimento das redes sociais e da mídia gerada pelo consumidor.
Fonte: Por Alessandro Barbosa Lima, in Blog E-life
Fonte: Por Alessandro Barbosa Lima, in Blog E-life
Comentários