Pular para o conteúdo principal

Economia e novo consumidor impõem grandes desafios a quem vende no varejo

Os especialistas em varejo têm uma boa e uma má notícia para o profissional de Marketing. A boa é que as vendas continuarão a crescer mesmo diante de um cenário econômico mundial adverso. A má é que vai aumentar a competitividade pelo bolso do consumidor e as margens de lucro podem sofrer grandes perdas se o varejo não se preparar para o cenário que mostra um comprador cada vez mais informado, consciente, em busca de conveniência, diversificação, experiência no ponto-de-venda e preço baixo.

O retrato do varejo no maior mercado mundial mostra uma transformação sem precedente, pois, além de representar uma mudança para o consumo nos Estados Unidos, não terá impacto direto no Brasil. E isto está inteiramente ligado à economia. Enquanto os norte-americanos enfrentam uma crise atrás da outra há anos – em 2000 foi a queda da Nasdaq, em 2001, o 11 de Setembro, em 2003, a Guerra do Iraque, 2004, reeleição de Bush, 2005, Furacão Katrina, 2006, Bush perder poder, e em 2007, a crise imobiliária – o Brasil vive um dos momentos mais positivos em sua história, com a inflação controlada, crescimento econômico, baixa de juros, oferta de crédito, alta confiança do consumidor, aumento da renda e, conseqüentemente, do poder de compra das pessoas.

Daqui para frente, o que impulsionará o crescimento do varejo é a manutenção deste panorama e o aumento da confiança do consumidor, que está em 139 pontos segundo o Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos. “A recuperação da massa salarial contribuiu para o crescimento do varejo no Brasil, que hoje representa 35,5% do PIB, enquanto nos Estados Unidos, onde há 55 mil shoppings, o varejo representa 75% de tudo que circula no país”, explica Marcos Gouvêa de Souza, Diretor-Geral da Gouvêa de Souza & MD, que trouxe de Nova Iorque as últimas impressões sobre o que foi discutido durante a National Retail Federation, maior evento de varejo do mundo realizado na semana passada.

O que muda por aqui
Agora, enquanto o Brasil vive um momento de expansão, a maior economia do mundo passa por uma retração. “É surpreendente a mudança do varejo americano por conta da motivação do consumidor, que reage retraindo o seu consumo em momentos como estes”, afirma Gouvêa de Souza. “As lojas de departamento estão pagando mico neste período, incluindo a Nordstrom (foto), porque o formato se tornou antigo e não consegue criar estímulo para o consumidor comprar”, ressalta um dos maiores especialistas em varejo no país, salientando que o Natal de 2007 foi a pior dos últimos três anos de acordo com um estudo da MasterCard. Por lá, nada menos do que 75% do que foi vendido durante o ano estava em promoção ou havia algum apelo de desconto ou venda casada. “Este fenômeno está vindo para o Brasil”, avisa o especialista que tem cliente como Wal-Mart, Pão de Açúcar, Carrefour, C&A, Lojas Americanas, Ponto Frio, Daslu, IBM, Johnson&Johnson, Nokia, GM, Souza Cruz, entre outras grandes marcas.

Por aqui, a multiplicidade de mídias, a ampliação dos canais de venda, o processo de comoditização dos produtos são fatores que influenciam na diferenciação por preço. Para fugir deste labirinto, a saída é investir no ponto-de-venda. “A loja tem que ser mais relevante para o consumidor”, aponta Alberto Serrentino, sócio-sênior da Gouvêa de Souza & MD. “O ponto-de-venda precisa oferecer interação, exploração dos produtos e as marcas devem criar fãs. Veja o exemplo da Apple que vende US$ 50 mil por metro m2”, explica o especialista em estratégia, marketing e gestão. “As pessoas vão comprar cada vez menos por necessidade e mais por desejo”, completa Serrentino.

E, na hora de comprar, surge o celular como grande aliando não só como meio de pagamento, mas como forma de relacionamento e de aquisição de novos clientes por meio de promoções e informações sobre os produtos. “O celular é um instrumento de identificação, de relacionamento com o cliente, de ofertas e cross selling”, diz Alexandre Cassiano Horta, sócio-sênior da GS&MD. Para Alberto Serrentino, o celular mudará a forma como o varejo se relaciona com o consumidor. No curto prazo, porém, ainda haverá o crescimento da importância da Internet nas compras. “A classe C está cada vez mais com computador e cartão de crédito, possibilitando ter acesso a um mundo de produtos que no varejo é impossível”, informa.


Em que o varejo deve investir cada vez mais:
* Conhecer os hábitos de consumo do seu o público profundamente
* Oferecer experiência com os produtos da marca de forma simples e livre
* Utilizar a tecnologia como meio de interação
* Oferecer serviços
* Nunca deixar faltar o produto na gôndola
* Usar o celular como meio de pagamento, promoção, relacionamento e fidelização
* Design e merchandising diferenciado e envolvente


Fonte: Por Bruno Mello, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç