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Adidas usa redes sociais da web para fidelizar clientes

Quando o assunto são redes sociais da internet, como os sites de relacionamentos, logicamente estamos nos referindo a atividades que nascem e morrem na própria web, correto? Não necessariamente, como fica claro ao se observar uma tendência que cresce entre empresas relacionadas a práticas esportivas. Em vez de privilegiar a reunião de consumidores apenas em comunidades virtuais, como é comum, as companhias do setor apostam em estratégias que começam na plataforma digital e se estendem em eventos do "mundo real", como festas e atividades esportivas. O objetivo é estreitar relacionamento com clientes, servindo-se das comunidades como ferramenta para ampliar e fidelizar consumidores.

É exatamente o que faz agora a Adidas. A empresa lança no momento uma estratégia que contempla a criação de uma grande comunidade virtual que extrapola os limites da web. Com o nome de Adidas Code, a ação tem como foco congregar consumidores adeptos da prática da corrida. A campanha conta com site que apresenta conteúdo específico relacionado ao chamado running - como é chamado o mercado de corrida-, como dicas de treinamento, alimentação balanceada e orientação de especialistas em condicionamento físico. "O running é a modalidade esportiva que mais cresce hoje no mercado. E, nessa área, passar credibilidade é fundamental. O Adidas Code vem exatamente com o objetivo de transmitir confiança para o consumidor, por meio de todo um suporte conferido por especialistas", afirma Luciano Kleimam, diretor de marketing de Adidas, que não releva dados financeiros, como investimento na campanha ou faturamento da empresa.

Além do conteúdo informativo, há uma série de benefícios para estimular a participação dos membros dentro e fora da web. Descontos para a inscrição em competições exclusivas patrocinadas pela Adidas e compra de itens da linha running, como tênis e agasalhos, estão entre eles. "A idéia é, quanto maior for a interação por parte do membro, maior o valor de descontos para compras de produtos, entre outras vantagens", explica Mariana Fleury, diretora de atendimento da B/Ferraz, agência responsável pelo desenvolvimento do Adidas Code.

Serviços
Outro importante elo da cadeia de negócios da área esportiva, as academias de ginástica também enxergaram nas comunidades virtuais uma aliada para prestar serviços e estreitar relacionamento. A Companhia Athletica, rede composta por 13 unidades em diferentes cidades e um total de 30 mil alunos, inspirou-se na web 2.0, de cunho colaborativo, para criar o GenteCia. Trata-se de uma rede social exclusiva para alunos e colaboradores da empresa e que contou com investimento de R$ 90 mil. Ela permite que os clientes tenham acesso a dicas de condicionamento físico e alimentação, por exemplo. Tem até espaço para classificados. "Os participantes podem divulgar a venda de serviços profissionais, caso de professores e médicos, ou mesmo produtos, como carros", diz Rafael Kiso, diretor de tecnologia da Focus Networks, agência de negócios digitais responsável pelo desenvolvimento da GenteCia. "O meio digital se tornou uma eficiente plataforma de relacionamento com o cliente", afirma Marcos Nisti, diretor de marketing da Cia Athletica. As atividades fora do meio digital também estão no foco das estratégias." As ações transcendem o digital e envolvem atividades físicas fora da web".

Na concorrente Competition, formada por três unidades localizadas na cidade de São Paulo e cerca de 6 mil alunos, as palavras comunidade e interação igualmente soam como música na tentativa de fisgar consumidores. Conforme explica Renato Nascimento, diretor da Orange, agência de marketing digital que atende a Competition, há um ano e meio foi inaugurado um espaço interativo exclusivo para alunos no site. Em abril, haverá o lançamento de uma versão ampliada da rede social, com mais conteúdo e serviços exclusivos. "A nova versão aumenta a possibilidade de se conhecer o perfil do cliente. E criamos condições para que se relacionem também fora da academia", diz. "Identificamos que os alunos já combinavam atividades extras, como passeios a parques. Estamos fazendo a mediação de contatos", reforça.


Fonte: Por Clayton Melo, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 10

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