Muitas empresas têm se preocupado em conhecer melhor seus consumidores. Não apenas quem eles são, mas também o que querem, do que gostam, visando melhorar seus produtos e oferecer serviços cada vez mais adequados e personalizados. Na hora de se comunicar com este público, às vezes tão específico, as empresas não se preocupam com estes detalhes. Como encontrá-lo e como atingi-lo com sua mensagem a ponto de envolvê-lo realmente? Nessa hora, o planejamento estratégico e a estratégia de mídia devem estar bem focados.
Felizmente, podemos contar hoje com várias pesquisas de mídia e de mercado que norteiam nosso planejamento e enriquecem nossos conhecimentos. Recentemente, o Ibope Mídia disponibilizou um estudo completo do perfil das Mães Contemporâneas. É uma pesquisa muito rica e indispensável para quem tem como target prioritário as mães. A maioria das mulheres brasileiras (51%) são mães e 43% das mães que trabalham são chefes de família.
Entender como é o cotidiano dessas mães - dormindo, comendo, trabalhando, cuidando dos filhos - utilizando diversas mídias é fundamental para "conversar" com elas.
As mulheres representam hoje cera de 80% de todas as compras - são agentes de compras do domicílio. Segundo o livro Por que as Mulheres Compram*, as empresas já trabalham o marketing para mulheres: trata-se de reestruturar a abordagem para este target, sair das campanhas "cor-de-rosa" que, ainda que sinceras, não são eficazes.
Homens e mulheres pensam de maneiras diferentes. No processo de compra idem. As mulheres são interativas no seu estilo de fazer compras (conversam mais com os vendedores, experimentam) e tendem a imaginar e visualizar como irão interagir com os produtos em suas vidas cotidianas. Compras feitas por uma consumidora são, na maioria das vezes, para pessoas que ela ama, ou por causa delas (filhos, marido, pais e até cachorro).
Na mente das mulheres, não faz sentido gastar tempo e dinheiro sem estar completamente satisfeita. Para mulheres, o processo pré-compra é muito mais importante do que para os homens. Desta forma, compreendendo realmente o público-alvo, saberemos como atingi-lo: com a mídia certa e a criação certa.
Fonte: Por Caroline Popp Tetu, in www.adnews.com.br
Felizmente, podemos contar hoje com várias pesquisas de mídia e de mercado que norteiam nosso planejamento e enriquecem nossos conhecimentos. Recentemente, o Ibope Mídia disponibilizou um estudo completo do perfil das Mães Contemporâneas. É uma pesquisa muito rica e indispensável para quem tem como target prioritário as mães. A maioria das mulheres brasileiras (51%) são mães e 43% das mães que trabalham são chefes de família.
Entender como é o cotidiano dessas mães - dormindo, comendo, trabalhando, cuidando dos filhos - utilizando diversas mídias é fundamental para "conversar" com elas.
As mulheres representam hoje cera de 80% de todas as compras - são agentes de compras do domicílio. Segundo o livro Por que as Mulheres Compram*, as empresas já trabalham o marketing para mulheres: trata-se de reestruturar a abordagem para este target, sair das campanhas "cor-de-rosa" que, ainda que sinceras, não são eficazes.
Homens e mulheres pensam de maneiras diferentes. No processo de compra idem. As mulheres são interativas no seu estilo de fazer compras (conversam mais com os vendedores, experimentam) e tendem a imaginar e visualizar como irão interagir com os produtos em suas vidas cotidianas. Compras feitas por uma consumidora são, na maioria das vezes, para pessoas que ela ama, ou por causa delas (filhos, marido, pais e até cachorro).
Na mente das mulheres, não faz sentido gastar tempo e dinheiro sem estar completamente satisfeita. Para mulheres, o processo pré-compra é muito mais importante do que para os homens. Desta forma, compreendendo realmente o público-alvo, saberemos como atingi-lo: com a mídia certa e a criação certa.
Fonte: Por Caroline Popp Tetu, in www.adnews.com.br
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