Pular para o conteúdo principal

Compreendendo o Target

Muitas empresas têm se preocupado em conhecer melhor seus consumidores. Não apenas quem eles são, mas também o que querem, do que gostam, visando melhorar seus produtos e oferecer serviços cada vez mais adequados e personalizados. Na hora de se comunicar com este público, às vezes tão específico, as empresas não se preocupam com estes detalhes. Como encontrá-lo e como atingi-lo com sua mensagem a ponto de envolvê-lo realmente? Nessa hora, o planejamento estratégico e a estratégia de mídia devem estar bem focados.

Felizmente, podemos contar hoje com várias pesquisas de mídia e de mercado que norteiam nosso planejamento e enriquecem nossos conhecimentos. Recentemente, o Ibope Mídia disponibilizou um estudo completo do perfil das Mães Contemporâneas. É uma pesquisa muito rica e indispensável para quem tem como target prioritário as mães. A maioria das mulheres brasileiras (51%) são mães e 43% das mães que trabalham são chefes de família.

Entender como é o cotidiano dessas mães - dormindo, comendo, trabalhando, cuidando dos filhos - utilizando diversas mídias é fundamental para "conversar" com elas.

As mulheres representam hoje cera de 80% de todas as compras - são agentes de compras do domicílio. Segundo o livro Por que as Mulheres Compram*, as empresas já trabalham o marketing para mulheres: trata-se de reestruturar a abordagem para este target, sair das campanhas "cor-de-rosa" que, ainda que sinceras, não são eficazes.

Homens e mulheres pensam de maneiras diferentes. No processo de compra idem. As mulheres são interativas no seu estilo de fazer compras (conversam mais com os vendedores, experimentam) e tendem a imaginar e visualizar como irão interagir com os produtos em suas vidas cotidianas. Compras feitas por uma consumidora são, na maioria das vezes, para pessoas que ela ama, ou por causa delas (filhos, marido, pais e até cachorro).

Na mente das mulheres, não faz sentido gastar tempo e dinheiro sem estar completamente satisfeita. Para mulheres, o processo pré-compra é muito mais importante do que para os homens. Desta forma, compreendendo realmente o público-alvo, saberemos como atingi-lo: com a mídia certa e a criação certa.


Fonte: Por Caroline Popp Tetu, in www.adnews.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç