Pular para o conteúdo principal

Gestão da reputação: O "Caso Fox"

Júnia Nogueira de Sá, Diretora de Assuntos Corporativos e Imprensa da Volkswagen do Brasil, sutilmente vem desmontando a metáfora de uma fronteira que separaria jornalistas de redação e profissionais de assessoria de imprensa. Em meio à crise de imagem que a Volkswagen enfrentou na primeira quinzena de fevereiro, demonstrou que o melhor caminho para estreitar a relação com a imprensa é abrir as portas da empresa e agir com transparência. O "Caso Fox", como ficou conhecida a denúncia de que o rebatimento do banco traseiro do automóvel teria causado acidentes aos usuários, invadiu o noticiário e acendeu o alarme da opinião pública. No plano de gestão de crise da companhia, havia a clara percepção de que o mais importante naquele momento era mobilizar quem fosse necessário - inclusive o presidente da VW, Thomas Schmall, que foi ao "Jornal Nacional" pessoalmente mostrar a segurança do procedimento - e ceder à demanda de informação provocada pelo noticiário.

Diplomática, Júnia, contudo, mantém a discrição quando questionada se houve excessos por parte da mídia: limitou-se a afirmar que a cobertura, como um todo, estava recheada de "desinformação". Para reverter o quadro, comandou uma operação de guerra e guerrilhas em que o inimigo não eram os formadores de opinião, mas o alarmismo desencadeado pela cobertura em cadeia. A trajetória de Júnia pelas redações, em especial na Folha de S.Paulo, onde chegou a assumir o posto de ombudsman entre os anos de 1993 e 1994, imprime à sua relação com a imprensa uma postura um tanto sui generis, já evidenciada em cargos executivos em outras corporações, como Telefônica e Abril.

A indústria automobilística corresponde, no Brasil, a 18,5% do PIB industrial, e a Volkswagen, a 23% do setor, praticamente empatada com a Fiat e GM, líderes do mercado. Trata-se, portanto, da comunicação de um setor essencial à economia e à geração de empregos, cuja pauta não se restringe ao noticiário especializado.

Da rotina no jornal, Júnia não tem saudade alguma dos plantões, e reconhece que seu volume de trabalho não diminuiu ao se transferir para a comunicação corporativa. Confessa, ainda, emocionar-se com o cheiro de tinta que impregna o prédio da Folha de S.Paulo. De sua sala na Volks, em São Bernardo do Campo, não se sente aroma algum. Nem o adorável cheiro de carro novo nem o de oficina.

IMPRENSA - O caso Fox - que se abateu sobre a Volkswagen em fevereiro - foi cercado de elementos muito favoráveis ao alarmismo, como dedos mutilados e a suspeita de que os carros brasileiros eram menos seguros que os europeus, a ponto de o presidente da companhia ir à televisão mostrar que o sistema é seguro. Você acha que houve algum exagero por parte da mídia?
Júnia Nogueria de Sá - O tamanho dessa cobertura foi o tamanho da Volkswagen. Eu não consigo imaginar a mesma dimensão em outras montadoras menores. A Volkswagen é um ícone no Brasil, e um caso como esse ganha uma grande dimensão. Estamos falando do 4º carro mais vendido no país, e o fato de que esse caso agrega alguns símbolos bastante chamativos deu essa dimensão. Infelizmente, o que se vê na imprensa é uma grande desinformação. Diversas reportagens foram preparadas sem que o repórter tivesse procurado saber a realidade, inclusive a acusação de que os carros exportados para a Europa são diferentes dos vendidos no mercado brasileiro.

Há dois fatos que sistematicamente geram noticiário sobre as companhias automobilísticas: recall e negociação sindical. Como a Volkswagen lida com essas questões e qual delas dá mais trabalho?
Na verdade, existem duas frentes bastante distintas na comunicação, que se confundem em vários momentos: produto e institucional. A minha primeira providência na Volkswagen foi juntar as duas equipes em um mesmo espaço físico e tentar fazer com que a interação fosse a maior possível, exatamente para fazer com que as informações fluíssem e nosso trabalho ficasse mais consistente. A troca de atributos é muito benéfica, não tem por que separar.

Sabendo que alguns casos de acidentes já eram conhecidos há pelo menos dois anos, a que você atribui o ressurgimento da matéria na pauta?
O primeiro caso que surgiu, de um cliente da Volkswagen de São José dos Campos, foi publicado na Quatro Rodas em 2006 e acabou sendo levado de volta aos jornais agora, sempre pelo próprio cliente. Ele tem uma ação na Justiça contra a Volkswagen e, sem dúvida, compreende a força da opinião pública e tenta mobilizá-la para a sua causa. Essa história retornou à pauta na revista Época e na TV Bandeirantes no carnaval, e o potencial de desaparecer era grande. Na quinta-feira, o Estadão publicou uma matéria. Já não era mais carnaval, as atenções estavam focadas na vida real e as pessoas já tinham voltado do seu recesso. A soma dessas três mídias fez com que o assunto ganhasse uma enorme dimensão e crescesse.

Que erro a Volks não pode se dar ao luxo de cometer, tanto no relacionamento com a imprensa, quanto no relacionamento com seus consumidores?
O maior erro em qualquer momento é fechar as portas. O tradicional seria esperar o pronunciamento da Justiça, mas tratamos a opinião pública como ela merece. A Volkswagen tem uma relação de proximidade com os brasileiros. O cliente e o cidadão acabam se confundindo, e nessa hora estamos pensando no cidadão, na sociedade. As portas estão abertas.

Os executivos, no entanto, são muito refratários aos jornalistas, ainda...
Ainda há muitos executivos refratários. A Volkswagen, hoje, conta com um presidente que, além de jovem, tem uma visão muito arejada do que seja a opinião pública e da importância dela. Ele e sua equipe já lidaram com muitos lançamentos de produtos, com muitos recalls e tiveram muitas interações com a opinião pública, suficientes para compreender a importância disso.


Fonte: portalimprensa.uol.com.br

Comentários

takaofunada disse…
Os senhores gostariam de meu comentário em relação ao que a VW fez? Do crime que é este banco e do perigo para a própria VW?
51 vítimas, 17 com dedos decepados

Da tentativa de enganação das autoridades com aquele anel de borracha sem efeito para melhoria de segurança e evitar novos acidentes. Gestão da reputação é importante mas a gestão da segurança de seus clientes é muito mais prioritária. A VW deixe de palhaçada e trate de providenciar um recall decente.

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç