Pular para o conteúdo principal

Lugar de mulher é mesmo na empresa

Tudo na vida tem o seu preço - e isto não é nenhuma novidade. Entretanto, amanhã, em mais um Dia Internacional da Mulher, possivelmente muitas profissionais estarão se debatendo com o velho e surrado bordão. Afinal, vale a pena abrir mão da possibilidade de estar 100% do tempo ao lado dos filhos para poder começar, continuar ou progredir na carreira?

Em seu livro Vida de Equilibrista, a autora Cecília Russo Troiano publica uma pesquisa exclusiva, realizada junto a 850 mães e profissionais, que inclui de empresárias a assalariadas e autônomas, com faixas de renda nas classes A e B e filhos de zero a 12 anos de idade. O levantamento aborda diversas questões referentes à presença da mulher no mercado.

Uma das principais conclusões do trabalho é o fato de, entre as pesquisadas, o sentimento de "felicidade" (média 9) pela carreira é maior do que o sentimento de culpa (média 7) por ter que ficar longe dos filhos. "O grande drama da mulher é a culpa", comenta Cecília. "A gente nasce com um ‘chip’ que diz que a mulher tem de cuidar de filho. Assim, depois que agregamos papéis no plano profissional, mantemos aquele drama de ‘puxa estou abandonando meus filhos’."
Conforme a pesquisa, 50% das mães já pensaram em abandonar a carreira pelo menos uma vez. Destas, quase um terço ainda está decidindo o que fazer, enquanto as outras 70% desistiram da idéia e continuam trabalhando.

Apesar do dilema, diz a autora, é o maior índice de felicidade que faz com que as pesquisadas continuem trabalhando fora. "Acho que a cabeça da mãe que trabalha é um pouco este conflito interminável em que, em alguns momentos ela diz que vai abrir mão de tudo para ficar com os filhos e, em outros, ela decide seguir adiante, em busca de suas conquistas profissionais."

Conforme a pesquisa, 94% das mães já trabalhavam antes de ter o primeiro filho. Para Cecília, isso mostra claramente que o "eu profissional" vem antes do "eu mãe" e do "eu esposa". Além disso, 30% disseram ter adiado o plano de ter filhos por causa da carreira. Em média, o projeto da maternidade foi adiado por cinco anos.

Entre os principais desejos das mulheres pesquisadas estão trabalhar meio período (35%), montar um negócio próprio (34%), ter um marido ou companheiro que ajude mais (32%), ter uma carga de horário menor (245) e conseguir uma babá espetacular (24%). Para Cecília, o resultado das respostas de múltipla escolha mostra que as pesquisadas estão muito preocupadas em buscar soluções que tornem possível conciliar melhor a vida familiar e profissional.

Em uma das questões da pesquisa, as mulheres deveriam dar notas de 1 a 10 para os papéis que desempenham em seu dia-a-dia. Incrivelmente, as melhores avaliações (para as condições de mãe e profissional) ganharam notas idênticas: 8,3. Já as dimensões de esposa e mulher ganharam, respectivamente, notas 6,8 e 5,5.

Clube da Luluzinha
Se há uma coisa de que as mulheres não podem se queixar é de falta de oportunidades no mercado. Em algumas empresas, as profissionais já são maioria absoluta.
No Grupo de Soluções de Alimentação (GRSA), dos 26 mil colaboradores, 15,8 mil são mulheres. Nos cargos de liderança, são mais de 1,5 mil mulheres (representam 86% dos diretores, gerentes e coordenadores). "Investimos no trabalho da mulher em todas as áreas e funções, não só nos níveis gerenciais", diz a diretora jurídica e de desenvolvimento humano organizacional do grupo, Márcia Cubas.

A Nutrin, empresa de refeições coletivas, que conta com cerca de 2 mil profissionais, dos quais 80% (cerca de 1,8 mil) são mulheres, tem muitas delas em posições de comando. Um dos postos de destaque é a gerência comercial, ocupada pela nutricionista pós-graduada em Marketing Simone Rocio Prisiazneyj. Há 12 anos na empresa, ela garante que, apesar de a mulher ter encontrado seu espaço, a guerra dos sexos ainda é um desafio a ser enfrentado pelas executivas. "Competir profissionalmente com homens e ainda por cima mais velhos (de idade e de empresa) não foi tarefa simples", conta a gerente.

Aos 39 anos, esposa de um empresário de 50, mãe de um filho de três anos e oito meses e dona de um cachorro de cinco, Simone diz que a vida de mãe, dona-de-casa e profissional exige muito, mas que, pesando os prós e contras, vale muito a pena. "A gente dorme cinco horas por noite e tem que estar sempre bem para cumprir os papéis da melhor maneira", comenta a gerente. "É bastante trabalhoso, mas também muito gratificante quando se vê o filho numa linha de aprendizado legal, a profissão do marido evoluindo e seus projetos profissionais acontecendo."

E se fora de casa a competição com os homens no mercado é complicada, em casa, o marido, em vez de mais um rival, tornou-se um verdadeiro aliado. "Como ele é 10 anos mais velho que eu, a gente não compete. Ao contrário, trocamos muitas informações, falamos de estratégia e outros temas."

E como em qualquer casamento, especialmente naqueles em que os temas profissionais são tão debatidos dentro de casa, nem tudo são flores. "É lógico que existem pontos de vista divergentes, principalmente em relação a como se lidar com as pessoas à volta e como administrar os conflitos", admite Simone. "Mas não existe disputa sobre quem ganha mais, quem está melhor profissionalmente, etc."


Fonte: Por Marcelo Monteiro, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç