A comunicação corporativa constitui-se uma das peças-chave para a construção de marca de uma empresa ou de seus produtos, e o relacionamento com a imprensa, um dos instrumentos mais utilizados para tal.
Pelo fato das ações, estratégias e investimentos de uma empresa afetarem toda a sociedade, a relação entre esta e a opinião pública deixa de ser uma atividade de caráter pró-ativo para tornar-se um dever das instituições.
A imprensa pode ser importante aliada na estratégia de comunicação com o público-alvo e a sociedade. A exposição positiva no noticiário dos veículos de comunicação contribui para reforçar a imagem da empresa, sendo uma ferramenta auxiliar no marketing de seus produtos e serviços.
É importante esclarecer a todos os porta-vozes as políticas e diretrizes da instituição
para o relacionamento com a imprensa e oferecer um conjunto de procedimentos que os auxiliem na convivência com os jornalistas, especialmente durante a realização de entrevistas.
Mas é preciso ter em mente que a formação de uma imagem institucional forte e uma política de imagem corporativa é de responsabilidade de todos. O mercado e a imprensa associam a imagem da empresa à sua conduta e comunicação, utilizando essa impressão de forma generalizada, para classificar o nível de credibilidade e seriedade da instituição.
E pelo fato de também veicular críticas e matérias negativas sobre a instituição, a mídia passa a ser também um fator complicador e potencializador de dificuldades e crises. Por estes motivos, conduzido adequadamente, o relacionamento com a imprensa ajuda a divulgar, valorizar e legitimar mensagens, sejam institucionais ou comerciais.
Uma política de relacionamento sistemático com a imprensa cria um ambiente de confiança recíproca, evitando que a imagem da empresa sofra danos em decorrência do desconhecimento pelos jornalistas ou ataques de grupos interessados em prejudicá-la. Essa política busca uma divulgação positiva pró-ativa, mas também preparar a instituição a lidar com mais segurança em situações sensíveis e de ameaça.
A principal proposta do relacionamento com a imprensa é fortalecer a posição da empresa como fonte de informação e trazer reconhecimento de marca, aproveitando sempre todas as oportunidades de divulgação para inserir o seu nome nos principais veículos de comunicação. Assim, gera-se, ainda mais, publicidade e credibilidade à empresa perante seus consumidores e sociedade.
Fonte: Por Radha Ferrari, in www.ogerente.com.br
Pelo fato das ações, estratégias e investimentos de uma empresa afetarem toda a sociedade, a relação entre esta e a opinião pública deixa de ser uma atividade de caráter pró-ativo para tornar-se um dever das instituições.
A imprensa pode ser importante aliada na estratégia de comunicação com o público-alvo e a sociedade. A exposição positiva no noticiário dos veículos de comunicação contribui para reforçar a imagem da empresa, sendo uma ferramenta auxiliar no marketing de seus produtos e serviços.
É importante esclarecer a todos os porta-vozes as políticas e diretrizes da instituição
para o relacionamento com a imprensa e oferecer um conjunto de procedimentos que os auxiliem na convivência com os jornalistas, especialmente durante a realização de entrevistas.
Mas é preciso ter em mente que a formação de uma imagem institucional forte e uma política de imagem corporativa é de responsabilidade de todos. O mercado e a imprensa associam a imagem da empresa à sua conduta e comunicação, utilizando essa impressão de forma generalizada, para classificar o nível de credibilidade e seriedade da instituição.
E pelo fato de também veicular críticas e matérias negativas sobre a instituição, a mídia passa a ser também um fator complicador e potencializador de dificuldades e crises. Por estes motivos, conduzido adequadamente, o relacionamento com a imprensa ajuda a divulgar, valorizar e legitimar mensagens, sejam institucionais ou comerciais.
Uma política de relacionamento sistemático com a imprensa cria um ambiente de confiança recíproca, evitando que a imagem da empresa sofra danos em decorrência do desconhecimento pelos jornalistas ou ataques de grupos interessados em prejudicá-la. Essa política busca uma divulgação positiva pró-ativa, mas também preparar a instituição a lidar com mais segurança em situações sensíveis e de ameaça.
A principal proposta do relacionamento com a imprensa é fortalecer a posição da empresa como fonte de informação e trazer reconhecimento de marca, aproveitando sempre todas as oportunidades de divulgação para inserir o seu nome nos principais veículos de comunicação. Assim, gera-se, ainda mais, publicidade e credibilidade à empresa perante seus consumidores e sociedade.
Fonte: Por Radha Ferrari, in www.ogerente.com.br
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