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Pesquisa do Ibope traça novo perfil de consumo da mulher

Preservar a saúde e manter a forma física são questões valorizadas pelas mulheres. Até aí, não há novidade. O difícil é colocar o discurso em prática. É o que atesta uma nova pesquisa do Ibope Mídia sobre os hábitos de consumo e comportamento das mulheres brasileiras em relação à saúde e ao lazer, apresentada agora ao mercado por ocasião do Dia Internacional da Mulher. A referência usada pelo instituto na produção do levantamento foi o Target Group Index - estudo realizado semestralmente nas principais regiões metropolitanas do País, com indivíduos de todas as classes sociais, entre 12 e 64 anos. No caso dessa pesquisa, foram entrevistadas mulheres com 18 anos ou mais entre 10 de julho de 2006 e 1 de julho de 2007.

Conforme o levantamento, 83% das mulheres brasileiras concordam ser importante manter a forma física e cuidar da saúde. Mas o descompasso entre o desejo e a realidade fica claro quando são observados os hábitos diários de alimentação. Apenas 23% das entrevistadas, por exemplo, afirmaram ter ingerido cereais nos últimos sete dias, enquanto 70% comeram chocolates e 54%, sorvetes. Além disso, apenas 38% das mulheres dizem praticar algum tipo de esporte ou atividade física pelo menos uma vez por semana. O mesmo percentual afirma não ter tempo para preparar refeições saudáveis. Ainda assim, 44% lutam contra a balança na tentativa de perder peso.

A diretora comercial do Ibope Mídia, Dora Câmara, pondera, no entanto, que há uma mudança de comportamento em curso. "É preciso observar que, em 2004, o índice de quem praticava esportes era de 34%, número que agora subiu para 38%", afirma. "Percebe-se que, embora haja uma distância entre o discurso e a prática, aumenta a porcentagem daquelas que tentam de fato ter uma vida mais saudável", reforça.

Se o assunto for bebida, engana-se quem pensa que os refrigerantes estão fora do menu feminino: 83% assumiram consumir a bebida regularmente, ao passo que 32% optam pelas versões diet ou light dessas bebidas. Os chás prontos têm 30% da preferência, embora os sucos sejam mais apreciados (76%).

O consumo de bebidas alcoólicas, no entanto, não registra índices elevados. Enquanto 31% delas afirmam ter tomado cerveja nos últimos sete dias, 24% dizem ter consumido algum outro drinque alcoólico no mesmo período. No caso do cigarro, 21% das entrevistadas se dizem fumantes.

A pesquisa também aponta dados sobre o comportamento afetivo e hobbies. Na esfera amorosa, 88% das brasileiras consideram ser importante manter uma relação duradoura com apenas um parceiro e 73% querem se mostrar atraentes para o sexo oposto. Nas horas livres, ouvem música ( 59%), lêem livros ou vão ao shopping (44%) e 12% freqüentam museus.

No quesito consumo, as brasileiras se mostram atentas sobre a informação a respeito dos produtos consumidos. A pesquisa mostra que 44% delas sempre observam o conteúdo nutricional dos alimentos e 41% checam o valor calórico dos alimentos.


Fonte: Por Clayton Melo, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 4

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