O mercado de refrigerantes gaseificados dos Estados Unidos perdeu 2,3% do volume em 2007, aprofundando os declínios de 0,6% e de 0,2% verificados respectivamente em 2006 e 2005, segundo o novo relatório anual da especialista Beverage Digest, publicado na quarta-feira 12.
Esse resultado, associado à desaceleração do crescimento da categoria de água engarrafada, levou à queda de todo o setor de "bebidas refrescantes", que também inclui bebidas energéticas, chá e café prontos, entre outros. Nessa categoria ampla, as várias gigantes que perderam volume incluem a Coca-Cola (0,5%) e a Cadbury Schweppes (1,6%), enquanto o modesto ganho de 0,1% da PepsiCo refletiu principalmente o forte desempenho da sua marca de chá Lipton.
A Beverage Digest avalia que o volume total de refrigerantes gaseificados somou 9,9 bilhões de caixas (a primeira queda abaixo dos 10 bilhões desde 2000), enquanto o valor da categoria no varejo aumentou 2,7%, para US$ 72 bilhões -- um aumento atribuído ao aumento do preço do produto (refletindo a elevação do custo das commodities) e o crescimento das bebidas energéticas premium.
Apesar disso, algumas marcas relataram aumento de volume, como a Coke Zero (37,5%), Diet Mt. Dew (7%), Diet Dr Pepper (3,2%) e Sunkist (2,6). Mas as grandes marcas de colas, Coke Classic e Pepsi, recuaram respectivamente 3% e 4,8%, o mesmo acontecendo com suas marcas diet (0,8% e 2%).
Fonte: Por Cibele Santos, in www.meioemensagem.com.br
Esse resultado, associado à desaceleração do crescimento da categoria de água engarrafada, levou à queda de todo o setor de "bebidas refrescantes", que também inclui bebidas energéticas, chá e café prontos, entre outros. Nessa categoria ampla, as várias gigantes que perderam volume incluem a Coca-Cola (0,5%) e a Cadbury Schweppes (1,6%), enquanto o modesto ganho de 0,1% da PepsiCo refletiu principalmente o forte desempenho da sua marca de chá Lipton.
A Beverage Digest avalia que o volume total de refrigerantes gaseificados somou 9,9 bilhões de caixas (a primeira queda abaixo dos 10 bilhões desde 2000), enquanto o valor da categoria no varejo aumentou 2,7%, para US$ 72 bilhões -- um aumento atribuído ao aumento do preço do produto (refletindo a elevação do custo das commodities) e o crescimento das bebidas energéticas premium.
Apesar disso, algumas marcas relataram aumento de volume, como a Coke Zero (37,5%), Diet Mt. Dew (7%), Diet Dr Pepper (3,2%) e Sunkist (2,6). Mas as grandes marcas de colas, Coke Classic e Pepsi, recuaram respectivamente 3% e 4,8%, o mesmo acontecendo com suas marcas diet (0,8% e 2%).
Fonte: Por Cibele Santos, in www.meioemensagem.com.br
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