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Relações humanas e vantagem competitiva em Marketing

Criar diferenciais é essencial em um mercado onde todos os concorrentes podem oferecer produtos ou serviços muito similares, mas nem sempre o diferencial é tangível para o cliente, e isto pode ser uma grande vantagem para a organização que opta por tornar-se mais humana e, conseqüentemente, entender os desejos de seus clientes.

Diariamente os desafios impostos pela concorrência necessitam de tempo e ganham importância no desenvolvimento natural das tarefas e estratégias elaboradas, o que se torna muito comum e pode fazer com que a empresa até perca seu principal foco.

Diante desta preocupação exagerada, e que não permite que a empresa se preocupe com o que ela própria deve fazer, é natural que haja insatisfação dos clientes, apontando que a organização está perdendo o contato com seu público-alvo e deixando com que os mesmos se direcionem para os concorrentes.

Também é claro que a empresa deve ter em seu ambiente interno um relacionamento que facilite a troca de informações, onde todas as áreas trabalhem em busca de um objetivo comum, assim como todos os colaboradores se sentem realmente parte de uma organização integrada, gerando melhores idéias e encontrando novas oportunidades no mercado.

Só que algumas empresas escolhem se preocupar com seus concorrentes em excesso, pois acham que o público-alvo do concorrente é o único no mercado, e somente poderão ofertar produtos ou serviços similares aos da concorrência, tornando-se, com isto, uma empresa mecanizada.

Atualmente é imprescindível que as organizações tenham melhores relações, humanas, e por isso é interessante que os colaboradores já possuam uma cultura individual similar a da empresa, algo que para muitos não faz sentido, mas é assim que são formadas as maiores parcerias e até mesmo a amizade entre as pessoas.

Muitas relações podem estabelecer laços que perduram por um período razoável, pois o cliente também deseja o êxito da empresa, principalmente quando este cliente é um colaborador e sabe que tudo o que faz é valorizado pelos consumidores finais.

Então entra em ação a globalização, que para muitos é muito recente, mas que na verdade sempre esteve presente na vida das pessoas, pois existem vários exemplos de comércio entre diferentes civilizações e países, que acabaram por construir histórias de parcerias que atravessaram décadas e até séculos, sendo observadas até os dias atuais, e que se percebida há pouco, ganha ares de algo ruim, pois muitas empresas que não estavam preparadas acabaram por desaparecer devido às práticas de proteção excessiva em algumas regiões e até mesmo a falta de um período para o preparo em lidar com concorrentes mais qualificados que entraram de repente no mercado.

Mas sempre é possível notar que as relações humanas estiveram em evidência, e hoje, mesmo com a internet, são tão importantes e poderosos em alguns países, que determinam o êxito de muitas organizações, pois existem pessoas que desejam estar em contato com outra pessoa na hora de adquirir um produto ou serviço.

Também fica evidente que se as relações humanas não fossem mais tão importantes não haveria necessidade de um vendedor, especialmente B2B, se deslocar até a outra empresa.

A melhor relação que uma empresa pode obter em um mercado é a mesma que existe desde o início do comércio, as pessoas são os principais agentes, seja para vender um produto, dar informações, indicar uma loja, um produto ou serviço e além de tudo, criar o vínculo do cliente com a empresa.

Quando uma empresa esquece das relações humanas em seu ambiente interno está traçando o caminho para desaparecer, pois as áreas não trabalham integradas, não existe um objetivo comum a todos e o foco se perde ao longo do tempo, e então é muito difícil se recuperar, pois o concorrente que sempre procurou estar preparado pode aproveitar esta oportunidade que a sua empresa acabou por deixar escapar por entre os dedos, ao esquecer que sem as pessoas não existe a organização.


Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com

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