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Web direcionada para quem importa: usuários

Você conhece aquele velho chavão do mundo dos negócios: contra fatos, não há argumentos. E para você, absorto em estratégias de marketing digital, "fatos" significam números positivos, que justifiquem os investimentos em seu website. Nada mais justificável, portanto, que você reserve grande parte de suas energias e capacidade de trabalho para obter métricas realmente significativas para seu negócio, ou então preparar uma otimização de seu site para que ele sempre fique nas primeiras posições dos buscadores.


Mas, cuidado: às vezes você pode se esquecer do seu usuário, de tão ocupado que está em tornar seu website um eficaz gerador de negócios. O equilíbrio é importante nestes casos, e veja como conseguir isto com estas dicas:


Não coloque a otimização acima do marketing.
Claro que seu objetivo maior é levar a maior quantidade possível de pessoas até seu website, mas, por favor, certifique-se que a escolha das palavras chave e as estratégias de otimização não façam com que sua mensagem chegue ao usuário de forma confusa, desfocada ou difícil de compreender. Não faça com que pessoas que não tenham interesse no que você tem para oferecer acreditem que sua empresa as esteja fazendo perder tempo - elas ficam contrariadas e tendem a demonstrar essa contrariedade ao maior número possível de pessoas.


O que importa é o tempo de permanência.
As recentes mudanças de parâmetros adotadas pelo NielsenNetRatings estão mostrando o caminho do real sucesso com websites: o que importa é o tempo de permanência de cada usuário único no website. O stickiness já roubou o papel de vedete dos pageviews em termos de métricas mais importantes, por um simples motivo: se seus visitantes permanecem em seu site tempo suficiente para entender sua mensagem, então isto significa que você está trazendo algo de significativo. Ter milhões de pageviews sem uma permanência mínima no site pode significar uma falta de foco na mensagem. Portanto, saber quanto tempo seus visitantes ficam no seu site é um indicativo de quão cativante é sua mensagem - e, claro, com efeitos benéficos sobre os pedidos de sua empresa.


Mais uma vez, o foco.
Numa era onde há excesso de informação, estar focado é fundamental. Portanto, preste atenção. Qual é o produto ou serviço que é mais importante para sua companhia em um determinado momento, aquele que você está determinado a vender para seu público? Talvez seja interessante você concentrar esforços de marketing e promoção neste carro chefe. Associar sua marca, seu logo a este produto ou serviço fará com que seus consumidores percebam o que você tem a dizer sobre ele. Focar a comunicação diminui a dispersão e gera negócios.


Longos relacionamentos requerem campanhas, não anúncios.
Certamente você quer construir relacionamentos duradouros com seus clientes; por isso, não pense em "anúncios" na internet - pense em "campanhas". Estas campanhas irão mostrar a seus clientes a mensagem que você quer passar de forma focada e consistente. Lembre-se, seus clientes esperam ser cortejados e presenteados com mensagens relevantes - e um simples anúncio isolado certamente não oferece esta perspectiva.

Cuidado com o hype.
Cheque que tipo de mensagem você está passando a seus visitantes. Se tudo o que você fala não passa de "temos o melhor produto, com o melhor preço, e com os melhores prazos e serviços pós-venda", temos uma notícia para você: ninguém mais se importa com esse hype. O que os consumidores querem é uma mensagem que seja altamente relevante para eles, naquele momento. Ser o melhor em tudo é o discurso que todos usam - o desafio é mostrar o porquê o seu produto é o melhor, e fazer o consumidor perceber isto.


Fonte: Por Maristela Alves, in jumpexec.uol.com.br

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