Pular para o conteúdo principal

Jornal-laboratório ou house-organ?

A legislação que rege os cursos de Jornalismo explicita que toda universidade/faculdade que oferece um curso de Jornalismo deve dispor de um veículo (comumente designado de jornal-laboratório) onde os futuros profissionais de imprensa possam, na prática, aplicar os conhecimentos adquiridos e experimentar novas propostas.

Infelizmente, muitas instituições de ensino (e muitas chefias que dirigem os cursos de Jornalismo) parecem não ter entendido o "espírito da coisa" ou, por cumplicidade / má fé, resolveram transformar o jornal-laboratório num verdadeiro "frankstein pedagógico". Na verdade, têm transformado este veículo, fundamental para a formação do jornalista, num house-organ, um jornal a serviço da faculdade, quase sempre caracterizado pelo tom institucional, propagandístico, reduzido a um canal de promoção de reitores, chefes de gabinete, chefes de departamento, diretores de unidades e outras autoridades vaidosas do ensino, da pesquisa e da extensão.

Buscando ostensivamente burlar a legislação, aproveitam de mão-de-obra gratuita para "perpetrar" um veículo que nada tem a ver com laboratório, na medida em que se vale de uma fórmula surrada, pouco criativa e que ainda agrega outros atributos condenáveis para a formação de um jornalista, como a censura e a auto-censura. Na verdade, elas, muitas vezes estão disfarçadas, mas são reais, na medida em que a direção mantém o controle sobre a pauta, as fontes, o sistema de produção jornalística enfim.

As universidades, cursos e chefes de departamento que assumem este jornal-laboratório de fachada incorporam (e põem em prática) uma perspectiva de ensino que confunde educação com adestramento e cujo objetivo não é permitir o debate, o diálogo, a experimentação, mas a repetição de formas e fórmulas que engessam a criatividade, desestimulam a participação e contribuem para a burocratização do processo de produção jornalística.

Este equívoco precisa ser combatido, denunciado porque o jornal-laboratório não se resume a um espaço para ensino de técnicas, mas para um fórum permanente, um processo rico em que prevalecem a inquietude, a investigação, o espírito crítico, a disposição para "enxergar além da notícia".

Os jornais-laboratórios que têm a cara de chefias e reitores (e seus pelegos dispersos pela instituição) não contribuem em nada para a formação de jornalistas críticos, mas legitimam uma visão nefasta (que o Maluf não nos leia!) do ensino de jornalismo, que repete "leads", que confunde reportagem com "releases" e que tem como proposta (equivocada) eliminar as tensões inerentes à praxis jornalística.

É preocupante perceber como alunos de jornalismo (muitas vezes agrupados em classes com dezenas ou uma centena de pessoas) têm, passivamente, aderido a esta situação, quase sempre a eles apresentada como representativa da realidade profissional que aí está.

Não é razoável tolerar este cinismo e essa hipocrisia profissional. O jornal-laboratório é, por conceito, um espaço para experimentação, para ousadias, para novas propostas que devem ser colocadas além do mercado e não refém daquilo que aí está. Ao propor o jornal-laboratório como house-organ, as universidades e os cursos de jornalismo estão abrindo mão da capacidade de investigação, violentando o processo essencial da apuração dos fatos, e reduzindo o "ethos jornalístico" à badalação de pessoas e autoridades que detêm poder na instituição. São elas que definem as pautas, empurrando-as goela abaixo dos futuros profissionais que podem, a partir desta experiência nociva, imaginar que o jornalismo se pratica em ambientes refrigerados, onde predominam a harmonia, os "tapinhas nas costas", as fontes sempre disponíveis e a ausência de questionamentos.

Os alunos de jornalismo, e também os professores de jornalismo (muitos são cúmplices desta farsa pedagógica), precisam reagir imediatamente a esse processo que tem contribuído para a formação de profissionais-adesistas, de jornalistas de gabinete, freqüentadores ruidosos de coletivas e entusiastas das viagens "a convite de".

Nada, nada mesmo contra os house-organs, pelo menos os house-organs de verdade (a maioria dos que são editados pelas organizações não passa de "folders" mal elaborados) que cumprem um papel fundamental no Jornalismo e na Comunicação Empresarial.

O jornalismo não é atividade para ser exercida por jovens de cabeça baixa, sem auto-estima, que apenas cumprem pautas, de profissionais que não têm voz e opinião. É um espaço para debates acalorados, para tensões que refletem os interesses em jogo e que espelham, inclusive, o esforço individual e coletivo de servir à sociedade.

Abaixo o jornal-laboratório de fachada, este "jabá" pedagógico-institucional que está grassando nas universidades e cursos de jornalismo. Está na hora de dar um basta a essa violência contra o mercado profissional.

Não devemos formar jornalistas para beijar a mão de empresas transgênicas, verdadeiras monoculturas da mente, que estão mais preocupadas com o inseticida , com o glifosato que intoxica, do que com a semente que cultiva a diversidade. Convenhamos: a indústria tabagista, a indústria agroquímica , a da saúde, a de armas ou de biotecnologia e outras menos votadas devem adorar estes jornalistas-fantoches que não têm espinha e cérebro e se curvam a qualquer coisa. A Philip Morris continua patrocinando cursos de formação de "focas" promovidos pelos nossos jornalões, o que evidencia a relação promíscua (negócio é negócio, devem justificar os nossos empresários da comunicação) entre veículos e empresas que comercializam drogas (ainda que lícitas).

O jornal-laboratório de que precisamos não deve estar sob a tutela de reitores ou de diretores de unidades, muito menos de chefias de departamentos que não têm compromisso com a cidadania, com a educação para a liberdade.

Os alunos conscientes devem se rebelar contra este modelo que lhes têm sido imposto. Existe vida além da Monsanto (cuidado, round-up não é remédio e nem mata fome coisa alguma), da Souza Cruz (ela lucra e você leva fumo!), da Cataguazes (eta empresa ruim para construir barragens!), dos laboratórios que continuam recolhendo produtos perigosos, amplamente alardeados por uma propaganda milionária ( o FDA deixa passar qualquer coisa, não é mesmo?). Não se fie em quem esmaga o seu dedo (Fox é raposa ou estou enganado?) ou em quem chama plantação de eucalipto de floresta (que só tem valor quando derrubada!). Cuidado com as construtoras que destroem (buraco pra lá, fura-fila pra cá!), com as empresas áreas que voam com o reverso pinado e andam plantando perfis no Orkut para limpar a imagem desgastada!. Suspeite de universidades que andam proclamando sua responsabilidade social e fecham turmas a torto e direito ou reduzem vagas por ordem do MEC por causa da má qualidade do ensino.

O jornal-laboratório precisa incorporar estas pautas imediatamente. Comece a questionar, se for aluno de jornalismo, aquelas que os professores depositam no seu colo e que, muitas vezes, apenas servem para agradar a reitoria, para manter o status-quo ou até para fazer média com os clientes que os remuneram em suas agências/assessorias fora dos muros da universidade.

O bom profissional de imprensa aprende logo duas coisas que me têm acompanhado (e me sido útil) por toda a vida: 1) quem abaixa a cabeça e curva a espinha, deixa exposto o traseiro; 2) quem poupa o lobo, coloca em risco a ovelha.

Jornal-laboratório não é sinônimo de house-organ mal feito. Quem prefere o ar condicionado da sala, a maciez do sofá, a voz melosa das fontes, a pauta fácil, deveria buscar outra praia. O jornalismo é para aqueles que têm tutano, cérebro ativo e não têm receio de experimentar. Diga isso para o seu professor e para o reitor da sua universidade. Se for para fazer propaganda da instituição, cobre caro. Como a gente costuma repetir, "não tem almoço grátis".

Em tempo: parabéns e agradecimentos ao Mário Luiz Policeno Filho que, no último dia 7 de abril, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, defendeu com brilhantismo a sua dissertação intitulada Jornal laboratório ou house-organ? Ele me inspirou o tema desta coluna. Que bom, já somos dois nesta cruzada!



Fonte: Por Wilson da Costa Bueno, in portalimprensa.uol.com.br

Comentários

Anônimo disse…
Assumi nesse semestre a tarefa de coordenar o jornal laboratório do curso de jornalismo de uma universidade privada. Tenho perdido o sono tentando compreender o que o jornal significa para os alunos e não consegui chegar a conclusão alguma. Identifiquei-me com suas considerações sobre o objetivo do jornal, que deve ser um espaço de reflexão, de propostas ousadas e inovadoras... tenho percebido, no entanto, que os alunos de jornalismo têm manifestado pouco interesse pelo jornalismo impresso, pela produção do jornal... pelo menos por aqui, eles se mostram apáticos e pouco dispostos a refletir, discutir, apurar e escrever sobre questões mais complexas. Ficamos entre o óbvio, o institucional e o comportamento... escrevo porque gostaria de trocar ideias com quem faz, entende e se interesse por jonal laboratório. saudações. Marcilene Forechi

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç