Pular para o conteúdo principal

Marcas de olho nas categorias de base

A empresária Rosane Kogut, dona da agência de publicidade Kogut, nunca gostou de jogo de futebol propriamente dito, mas em busca de novos negócios, constatou que o futebol poderia representar um enorme potencial para novos projetos. "Sou apaixonada pelo futebol como negócio. Há muitas oportunidades e podemos gerar receita para todos, além de ajudar os garotos", diz Rosane, que resolveu então fundar a Craques, empresa para gerenciar as divisões de base de clubes de futebol, departamento formado pelas famosas "peneiras": testes do qual participam milhares de crianças que sonham em ser jogadores de futebol.

Rosane conta que se inspirou nos concursos de modelos. "A peneira é a mesma coisa que um concurso de modelo, só moldei o foco da empresa para o universo do futebol", diz. Fundada em setembro de 2006, com investimento de R$ 1 milhão, a Craques já inscreveu cerca de 200 mil crianças, que precisam ter entre 8 e 21 anos e pagar uma taxa de inscrição que varia de R$ 48 a R$ 60, dependendo do clube no qual pretendem fazer o teste. As inscrições são feitas pela internet, e crianças carentes não pagam.

"A empresa é um elo entre as crianças e os clubes. Atualmente existem 26 mil crianças inscritas no site da Craques. Nós realizamos os sonhos desses garotos que querem ser jogadores de futebol", comenta Rosane. As receitas adquiridas com as inscrições são divididas entre a empresa e os clubes, que investem o dinheiro em infra-estrutura com as divisões de base.

A empresa, que gere as categorias de base desses clubes da inscrição até a aprovação ou dispensa, já é parceira de cinco clubes de futebol: Botafogo de Futebol e Regatas, União São João Esporte Clube, de Araras (SP), Portuguesa de Desportos, Coritiba Foot Ball Club e Goiás Esporte Clube.

O objetivo da empresa é se associar a um grande clube de cada estado, para ter uma abrangência nacional. O próximo parceiro pode ser o Sport Club Corinthians Paulista, com quem já teve reunião para tratar do assunto. Em entrevista à Gazeta Mercantil, o vice-presidente de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, falou sobre a intenção do clube de profissionalizar suas divisões de base. A estratégia de "empresariar" o departamento, diz o economista, é para maximizar a receita gerada pela produção de jogadores e aplicar os recursos no futebol profissional. "A meta é descobrir talentos infantis que vão virar jogadores exportáveis, mas esse trabalho não pode ser feito com paixão, e sim com a objetividade fria dos números. Não podemos ter sobrinho do conselheiro cuidando da sub-15 ou 17", observa Rosenberg. A idéia é que os investidores fiquem com 30% e o Timão com no mínimo 70% dos recursos gerados nas negociações.

Em um pouco mais de um ano de atuação, a Craques registra 29 jogadores federados: 20 na Lusa, cinco no Goiás e quatro no Fogão. O faturamento da empresa aumentou 300% em 2007 e a previsão é de crescer outros 300% em 2008. Com a consolidação do modelo de negócio, a Craques pretende agora capitalizar em cima das peneiras, eventos que reúnem cerca de 3 mil pessoas, dos quais 600 jogadores e os demais familiares. Segundo Rosane, a empresa negocia para atrair patrocinadores interessados em se comunicar com esse amplo e diversificado público. "A Craques espera negociar com diversos segmentos, pois o público é bem diferenciado e de todas as idades, de 8 a 80, o que torna-se uma ação direta para classe de consumo de A a D". Já existem negociações com empresas de telefonia, administradoras de consórcio e bebidas não-alcoólicas.

A empresa pretende ainda lançar franquias e inaugurar um centro de treinamento, além de promover palestras aos garotos com ex-jogadores, entre elas com o lendário ex-atacante Dadá Maravilha, que jogou em mais de 20 clubes no País e, além da facilidade em marcar muitos gols, entrou para a história como um dos maiores frasistas do futebol. "Não me venham com a problemática que eu tenho a solucionática."; e "Somente três coisas param no ar: o beija-flor, o helicóptero e eu.", foram algumas de suas pérolas.


Fonte: Por Gustavo Viana, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 2

Comentários

Anônimo disse…
Eu me chamo Lucas e tenho 14 anos de idade, quero ser um jogador profissional, jogo no time da minha cidade. Mas quero voar mais alto, sonho em ser um grande jogador de futebol.
Então eu queria uma oportunidade para fazer uma peneira em um time grande da Europa ou do Brasil.
Agradeço se me conseguirem uma peneira
sou rapido, forte, muita abilidade e tenho chute preciso
me mande um e-mail.
lucasalex_93@hotmail.com
Obrigado!!!
Anônimo disse…
Olá sou Gustavo tenho 14 anos, jogo em um time da minha comunidade.
Sou alto, tenho um passe refinado e abilidade.
Gostaria de saber como faço para ter uma oportunidade de mostrar meu futebol.
Já disputei Sul-Americano.
Desde já agradeço pela atenção.
Fico no aguardando uma resposta positiva ou negativa, por gentileza envie para meu e-mail.
miojo_gustavo@hotmail.com.
Anônimo disse…
estou a muito tempo atras de uma peneiara de futebol espero que possa me ajudar sou atacante velocista finaliso bem
se voces puder me ajudar me mande um e-mail.
junior_fernandes30@hotmail.com
Unknown disse…
oi sou o cicero eu gostaria muito de uma oportunidade de ser um grande jogador de futebol então espero que me ajudem idicam uma peneira ai dizem que ponteiro não existem mas é mentira sou um ponta direito deu velocidade e uma otmia pontaria tenho 15 anos e espero que me ajudem o meu email e esse:

cicero.2007_brasil@hotmail.com
Unknown disse…
oi sou o cicero eu gostaria muito de uma oportunidade de ser um grande jogador de futebol então espero que me ajudem idicam uma peneira ai dizem que ponteiro não existem mas é mentira sou um ponta direito deu velocidade e uma otmia pontaria tenho 15 anos e espero que me ajudem o meu email e esse:

cicero.2007_brasil@hotmail.com
Unknown disse…
meu é diney e gostaria de ter minha ultima oportunidade de ser um jogador profissional gostaria que entra-se em contato comigo o mais breve possivel obrigado pela atenção



v.dinei@bbol.com.br
Anônimo disse…
Meu nome é wellington
tenho 15 anos
nascido em 1992
gostaria de ter a oportunidade de participar desta peneira

possuo muita força fisica
habilidade e posição de centro avante
se puderem me mandar um email meu email é
jhol_sinho@hotmail.com
agradeço a oportunidade
muito obrigada
Anônimo disse…
Eu me chamo gabriel costa e silva naci em 1996 tenho 12 anos quero ser um jogador profissinol,jogo pra times da regios tenho muita raça muita força de vontade gostaria muita de participa eu tenho 45 kilos 1 metro 45 cm
jogo de volante ou de meia direita
eu corro bastante !!!
entre em contato pro favor
gabriel_atap@hotmail.com
Anônimo disse…
Eu me chamo gabriel costa e silva naci em 1996 tenho 12 anos quero ser um jogador profissinol,jogo pra times da regios tenho muita raça muita força de vontade gostaria muita de participa eu tenho 45 kilos 1 metro 45 cm
jogo de volante ou de meia direita
eu corro bastante !!!
entre em contato pro favor
gabriel_atap@hotmail.com
Anônimo disse…
Eu mim chamo Anderson,meu senho é jogar no sao paulo meu time de coração.Ei diretor do são paulo mim der uma chance ai no seu time.
Telefone para contato:881118981,se vc mim chamar pra jogar em seu time vc vai ta revelando um craque.
Idade:13 Cidade:Piripiri Estado: piauí. avenida nelson resende nº= 240 bairro= estação.



por favor mim de uma chance neste time.
Anônimo disse…
meu nome é anderson e gostaria de ter minha ultima oportunidade de ser um jogador profissional gostaria que entra-se em contato comigo o mais breve possivel obrigado pela atenção.


MSN:anderson_ma_quina@hotmail.com
ORKUT:anderson.santiago15@hotmail.com
Anônimo disse…
Eu me chamo Thiago tenho 16 anos moro em João Pessoa, jogo nas categorias de base, juvenil e Junior, da escolinha santos tereré e sou da seleção de futebol de campo do CEFET-PB, apesar da pouca idade possuo muita experiência já disputei muitos campeonatos como o brasileiro dos Cefets sub 21, também já disputei o paraibano por Três, vezes já fui campeão e vice-campeão do Paraíba cup e copa SESC pelo náutico.
Sou um meio campo avançado de muita visão de jogo, habilidade, explosão e passe, como todos aqui, adoria ter uma oportunidade de fazer um teste em um time de qualidade.
Desde já agradeço pela atenção, fico aguardando respostas, por gentileza envie para meu e-mail.

thiagoaugusto92@hotmail.com
Anônimo disse…
Rogério...


meu nome é Rogério , tenho 14 anos , jogo no time de minha cidade .
sou meiao-direito , tenho velocidade , cabeçeio , habilidade .

e eu queria ter a chance de fazer uma peneira em um time grande do Brasil ou exterior.

fico muito agradecido se conseguirem uma peneira para mim.

esse é meu e-mail.
mirely_alemaum@hotmail.com

obrigado!!!"
Anônimo disse…
Olá, meu nome é Rennan, tenhu 13 anos, 1,70cm de altura e 62 quilos e moro aqui no Rio de Janeiro, gostaria que me dessem essa oportunidade, porque é o meu sonho ser jogador de futebol profissional!
Jogo em qualquer posição, mais qual eu prefiro é no ataque ou no meio-campo.
Meu e-mail é nanzinho_rodrigues@hotmail.com
Obrigado.
Unknown disse…
Meu nome e Ramon
treino em 2 times da minha cidade
sou 1 jogador rapido tenhu 15 anos, 1,73 de altura jogo na posiçao: Volante
tenhu abilidade chuto forti e batedor de falta.

email: ramon_drm@hotmail.com
Unknown disse…
Oi meu nome é Marivaldo Félix P. Filho tenho 15 anos 11/05/1993
tenho 1,76 de autura e peso 58kg
Eu moro em pernambuco e queria uma oportunidade de mostrar o que eu sei de melhor!
sou Meio-Campo(Ofensivo)
meu estilo de jogo é com Velocidade ,Dribles e Passes com Precisão!PELA DIREITA

Porfavor se alguém puder me ajudar é só me ligar (081)3451-6678 ou acessar o meu ORKUT-valdinho_100%@hotmail.com

me ajudem porfavor!Obg
Unknown disse…
Me chamo cristiano e tenho 15 anos, quero ser um jogador profissional,tenho 1,78 de altura e 68kg. Jogo no time da minha cidade no Rio Grande do Sul, sou meio campo armador jogo em qualquer lado, bato com as duas pernas.
meu tel. é 85154265 ou meu orkut: c_11_06_93@yahoo.com.br
obrigado!!
Anônimo disse…
Me Chamoo Carlos Alberto !!


E qiero muito ser um jpgadpr de futebol profissional!!
Tenho abilidade aprorpiadas..
tenho 16 anos..
jogo de meia-atacante e atacante..

moro em Manaus-am...
Agradeceria se vcs pudesse me fazer um grande jogador...

meu email e

_Neguinhoo/perfeiitoo/@rock.com..
bruno disse…
Eu me chamo bruno e tenho 14 anos de idade,e quero realiar meu sonho de ser jogado profisional de futebol. Então eu queria uma oportunidade para fazer uma peneira em um time grande.
Agradeço se me conseguirem uma peneira. sou lateral direita
me mande um email
brunopelana@hotmail.com
orkut:brunopelana@yahoo.com.br
Anônimo disse…
oi me chamo Aleff tenho 16 anos sou meia-atacante ou volante espero muito a oportunidade de ser um jogador proficionalsou rapido, forte, muita abilidade e tenho um bom chute e lançamentos precisos.
me mande o e-mail.
aleff1993@hotmail.com
vcs podem ter certeza q ñ vão se arrepender.
Anônimo disse…
Ademir ex jogador- Faço um trabalho de base com 50 garotos entre idades 9 a 20 anos.se interressar entra em contato
atenciosamente


ademir_horbach@hotmail.com
Victor De Souza disse…
oi sou victor tenho 13 pra 14 anos eu treino pro canpeonato da minha escola tenho 1.69 de altura e eu queria te uma oportunidade na sau peneira entra em contato comigo
meu email
victorgatinho272010@hotmail.com
ou victor_2014_1@live.com
agradeço
Anônimo disse…
OI MEU NOME E CAIO QUIRINO EU TENHO 11 ANOS DEIXO O LINK MEU JOGAMDO BOLA E EUSTOU A PROCURA DE UM CLUBE QUERIA QUE VC TESEM UMA OLHADINHA OBRIGADO http://www.youtube.com/watch?v=H_gQdr-Szn0 OU DIGTE NO YTUBE CAIO QUIRINO
Unknown disse…
oi mei nome e caio quirino tenho 11 anos estou a procura de clubes para fazer teste http://www.youtube.com/watch?v=H_gQdr-Szn0 tel 016-91743330

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç