O mercado de iogurtes light enfrenta uma concorrência dentro do próprio setor, a dos funcionais. Recém-chegados ao mercado brasileiro, os funcionais já representam cerca de 10% do segmento, enquanto a participação dos itens da linha light fica em 8%. Isso dentro de um mercado total de 287 mil toneladas e um faturamento de R$ 1,3 bilhão, segundo dados do Instituto AC Nielsen.
Mesmo com a ascensão dos funcionais, a Batavo optou por investir, no final do ano passado, no lançamento da linha Pense Light. Na época, a empresa detinha - por meio da Batavo Light, marca com a qual atuava no segmento e que foi substituída por Pense Light- uma participação de 7,6% no mercado de iogurtes light, em volume, segundo dados AC Nielsen. Hoje, esse número passou para 13,3%. "De lá para cá, quando comparamos o primeiro semestre de 2007, quando ainda não existia a marca, com o primeiro semestre de 2008, a empresa registrou um aumento de 84% no volume e de 98% no faturamento nesse segmento", conta Damiano Sanna, gerente de marketing de refrigerados lácteos da Perdigão, que envolve as marcas Batavo, Elegê e Cotochés - o lançamento da linha Pense Light se deu em novembro de 2007.
Segundo Sanna, o objetivo é fechar o ano de 2008 na vice-liderança do mercado de iogurtes light, ultrapassando ninguém menos do que a Nestlé. Dados de volume desse segmento, fornecidos por Sanna, mostram que a marca Molico, da Nestlé, tem hoje 13,6%, pouco superior aos 13,3% de Pense Light. A liderança do segmento fica com Corpus, da Danone, com 23,6%. "Quando somamos as três marcas da companhia (Pense Light, Elegê Light e Dietalat), chegamos a 23,8%, em volume, ultrapassando inclusive a Danone", afirma Sanna.
Desempenhos
Ele conta que o mercado de funcionais cresce na casa dos 10% ao ano, por ainda ser considerado novo. Já o light se mostra estabilizado há pelo menos uns dois anos, com o crescimento abaixo dos dois dígitos.
O executivo afirma que as ações de marketing foram fundamentais para impulsionar a marca, principalmente aquelas relacionadas ao esporte, como os patrocínios de corridas de rua como a Corporate e a EcoRun, que acontece em diferentes capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. "Agora, a estratégia é partir para outras praças", revela o executivo. Para isso, a verba de marketing inicial destinada ao Pense Light, de R$ 5 milhões, recebeu um aporte de mais R$ 3 milhões, fechando, por enquanto, em R$ 8 milhões distribuídos ao longo de 2008. "Além disso, nesta segunda fase voltamos com ações de merchandising e publicidade", afirma Sanna. A campanha de Pense Light leva a assinatura da Dez Propaganda.
O crescimento de participação da marca Pense Leve no segmento de iogurtes light foi gradual, partindo dos 7,6% (dezembro 2007/janeiro 2008), passando para 11,3% (fevereiro/março 2007) até chegar aos 13,3% segundo a leitura de abril e maio deste ano. "Esses números mostram a importância das ações de marketing realizadas no lançamento da linha, como a escolha da apresentadora Anna Hickmann como garota-propaganda, agregando inovação, modernidade e desejo aspiracional para a marca", diz Sanna.
A Batavo fechou 2007 com participação, em volume, de 16% na categoria light. Sanna conta, por exemplo, que as marcas consideradas regionais, que fecharam 2007 com uma participação de 17%, já apresentaram uma fatia de 38% na leitura de dezembro/janeiro. Ele diz que, para se estabelecer no segmento, é preciso uma marca forte, "para não entrar na briga de preços com os regionais". Procuradas, Danone e Nestlé não se manifestaram até o fechamento desta edição.
Fonte: Gazeta Mercantil
Mesmo com a ascensão dos funcionais, a Batavo optou por investir, no final do ano passado, no lançamento da linha Pense Light. Na época, a empresa detinha - por meio da Batavo Light, marca com a qual atuava no segmento e que foi substituída por Pense Light- uma participação de 7,6% no mercado de iogurtes light, em volume, segundo dados AC Nielsen. Hoje, esse número passou para 13,3%. "De lá para cá, quando comparamos o primeiro semestre de 2007, quando ainda não existia a marca, com o primeiro semestre de 2008, a empresa registrou um aumento de 84% no volume e de 98% no faturamento nesse segmento", conta Damiano Sanna, gerente de marketing de refrigerados lácteos da Perdigão, que envolve as marcas Batavo, Elegê e Cotochés - o lançamento da linha Pense Light se deu em novembro de 2007.
Segundo Sanna, o objetivo é fechar o ano de 2008 na vice-liderança do mercado de iogurtes light, ultrapassando ninguém menos do que a Nestlé. Dados de volume desse segmento, fornecidos por Sanna, mostram que a marca Molico, da Nestlé, tem hoje 13,6%, pouco superior aos 13,3% de Pense Light. A liderança do segmento fica com Corpus, da Danone, com 23,6%. "Quando somamos as três marcas da companhia (Pense Light, Elegê Light e Dietalat), chegamos a 23,8%, em volume, ultrapassando inclusive a Danone", afirma Sanna.
Desempenhos
Ele conta que o mercado de funcionais cresce na casa dos 10% ao ano, por ainda ser considerado novo. Já o light se mostra estabilizado há pelo menos uns dois anos, com o crescimento abaixo dos dois dígitos.
O executivo afirma que as ações de marketing foram fundamentais para impulsionar a marca, principalmente aquelas relacionadas ao esporte, como os patrocínios de corridas de rua como a Corporate e a EcoRun, que acontece em diferentes capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. "Agora, a estratégia é partir para outras praças", revela o executivo. Para isso, a verba de marketing inicial destinada ao Pense Light, de R$ 5 milhões, recebeu um aporte de mais R$ 3 milhões, fechando, por enquanto, em R$ 8 milhões distribuídos ao longo de 2008. "Além disso, nesta segunda fase voltamos com ações de merchandising e publicidade", afirma Sanna. A campanha de Pense Light leva a assinatura da Dez Propaganda.
O crescimento de participação da marca Pense Leve no segmento de iogurtes light foi gradual, partindo dos 7,6% (dezembro 2007/janeiro 2008), passando para 11,3% (fevereiro/março 2007) até chegar aos 13,3% segundo a leitura de abril e maio deste ano. "Esses números mostram a importância das ações de marketing realizadas no lançamento da linha, como a escolha da apresentadora Anna Hickmann como garota-propaganda, agregando inovação, modernidade e desejo aspiracional para a marca", diz Sanna.
A Batavo fechou 2007 com participação, em volume, de 16% na categoria light. Sanna conta, por exemplo, que as marcas consideradas regionais, que fecharam 2007 com uma participação de 17%, já apresentaram uma fatia de 38% na leitura de dezembro/janeiro. Ele diz que, para se estabelecer no segmento, é preciso uma marca forte, "para não entrar na briga de preços com os regionais". Procuradas, Danone e Nestlé não se manifestaram até o fechamento desta edição.
Fonte: Gazeta Mercantil
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