Pular para o conteúdo principal

Due Maternity atinge um ROI saudável

Construir relacionamentos com o cliente é, admissivelmente, um requisito para as lojas de produtos para gestantes, uma vez que a própria natureza dos relacionamentos com os clientes muda em poucos meses. A Due Maternity vence este desafio com uma comunidade online em diversos níveis que inclui praticamente tudo, desde uma campanha de e-mails até um conselho sobre o nome do bebê, cartas astrológicas, blogs e podcasts.

Albert DiPadova, que fundou a loja em 2003, em conjunto com sua esposa, Shannon, diz que a Due Maternity começou seu marketing com uma simples aquisição de endereços de e-mail em sua loja física de Santa Bárbara (Califórnia). Ao final do primeiro ano, a loja já tinha coletado 10 mil endereços de e-mail por opt-in. "Era bastante assustador", Albert diz. "Eu estava, praticamente, lidando com tudo de forma manual.

Ao procurar por uma ferramenta de marketing que ajudasse tanto na retenção quanto na aquisição de clientes, ele engajou o provedor de e-mail marketing VerticalResponse para estabelecer um regime semanal de envio de e-mails contendo um HTML, somando em torno de 13 mil clientes. Desde então, a Due Maternity expandiu suas operações para incluir lojas em Atlanta (Georgia), em Austin (Texas) e em San Francisco (Califórnia), e também para criar um site de e-commerce em que os visitantes podem realizar suas comprar de acordo com os designers, com o departamento ou com a categoria de roupas, como vestidos e vestimentas esportivas.

"Fazemos todos os tipos de divulgação, incluindo impressões, difusões por rádio e televisão, além de banners", ele continua, "mas é por meio do e-mail que conseguimos o nosso maior ROI." Ele dá ao programa de e-mails o crédito de ser o fator direcionador por trás dos US$2 milhões obtidos com as vendas online da Due Maternity, adicionando que, ao usar URLs referenciais nos e-mails da loja, eles conseguem saber sobre qual parte da campanha o cliente está clicando e, também, quais ofertas são as mais efetivas.

Os e-mails são embasados em uma segmentação feita de acordo com qual semana a mulher está em seu ciclo natal / pós-natal. A loja oferece roupas e acessórios interessantes, e também informação sobre assuntos como o desenvolvimento do feto e as tendências quanto a nomes dos recém-nascidos e das roupas que eles usam, o que é um reflexo do conteúdo obtido por meio da página da comunidade no website da Due Maternity.

A loja, tipicamente, consegue uma taxa de 3 a 5% de cliques nos e-mails, enquanto, Albert continua, uma oferta recente de desconto para um ambiente doméstico seguro e para produtos destinados a bebês resultou em uma taxa de 10%.

No website da loja, os membros da comunidade podem pesquisar uma base de dados de nomes potenciais para os bebês, baixar fotos e vídeos, ouvir podcasts e criar listas de produtos desejados.

Os clientes da loja informam as datas de nascimento de seus bebês quando se registram no site, e a Due Maternity pára de enviar material relativo à gravidez por e-mail alguns dias antes da data informada. A partir de então, o conteúdo dos e-mails é alterado e passa a versar sobre cuidados básicos com os bebês, bem como sobre produtos relacionados a estes cuidados. Normalmente, ele diz, um cliente da Due Maternity permanece pelos 3 meses do estágio final da gravidez até alguns meses após o nascimento do bebê; os clientes são automaticamente excluídos do envio de e-mails um ano após a data de nascimento.

Entretanto, os parceiros de marketing da loja, incluindo o Baby Boot Camp, programa de exercício para os bebês, e o Giggle.com, vendedor de produtos para bebês, normalmente assumirão o envio de e-mails para novas mamães que assim o solicitarem, e a Due Maternity acaba por encontrar muitos novos clientes por meio de indicações de seus parceiros.

Albert diz que a empresa também utiliza o website como uma ferramenta de vendas para suas lojas físicas, oferecendo tours virtuais e cupons de desconto como uma forma de direcionar os acessos. E mais acessos são, definitivamente, esperados, o que leva a Due Maternity a planejar abrir pelo menos mais duas por ano ao longo dos próximos 5 anos. "Não tudo, mas uma grande quantidade de tudo o que vem acontecendo é em razão do programa de e-mails," ele conclui.


Fonte: Por Kevin Zimmerman, in 1to1 - Newsletter do Peppers & Rogers Group

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç