No segundo dia do Account Planning 2008, evento da American Association of Advertising Agencies, organizado este ano em Miami, uma das palavras que chamou atenção dos profissionais inscritos na conferência é participação. George Scribner e Elmar Weber, ambos da Digitas, apresentaram a palestra "Planning possibilities: Craf and Content in the Digital Age". Eles defenderam que hoje é o termo mais importante para os planejadores. Isso porque é preciso pensar o público como "participante" e não meramente como target.
"Quando fazemos um brief, nós pensamos nos participantes. Temos de pensar em como nós faremos para que as pessoas participem mais", disse Weber, vice-presidente e diretor de planejamento da agência. O ponto inical, de acordo com os executivos da Digitas, é desenvolver uma experiência com a qual as pessoas possam contribuir e se engajar. E para isso é preciso focar a estratégia em algo que elas queiram fazer - e não em algo que os planejadores queiram que façam. A questão passa também por inspirar os indivíduos a criar coisas que reflita quem eles são.
Scribner, vice-presidente sênior de planejamento, salientou que outra palavra importante é plataforma. "Mais do que pensar em canais, é preciso pensar nas plataformas que serão usadas", declarou.
A apresentação de David Thorpe, diretor global de inovação da Ogilvy, também passou pela participação, mas sob outro ângulo. Na palestra "The craft of brand journalism", ele pontuou que um dos desafios de hoje é sair de um cenário em que a mídia era fixa - no qual portanto, a participação do consumidor era mínima - para outro em que a mídia é participativa. Nesse quadro, é importante fazer um mapeamento do público que será impactado pela estratégia para definir contextos mais apropriados ao grupo. A questão é saber como a marca pode se comportar, inclusive do ponto de vista ético. "Precisamos de instrumentos práticos", afirmou.
Nas sessões gerais, o público que acompanha o Account Planner assistiu ao painel de David Hackworthy, sócio-fundador da The Red Brick Road; Rob Norman, CEO global do GroupM Interaction; Karim Raschid, designer premiado mundo afora; e Geof Rochester, vice-presidente executivo de marketing global da World Wrestling Entertainment, além de uma entrevista feita por Ed Cotton, diretor de estratégia da Butler, Shine, Stern & Partners, com a co-fundadora da organização Kiva Microfunds (que ajuda mulheres de países em desenvolvimento), Jessica Flannery, e a gerente de comunicação da Witness (entidade co-fundada pelo cantor Peter Gabriel), Su Patel.
Para o terceiro dia, além das sessões finais, o evento anunciará o vencedor do Grand Prix do Jay Chiat Planning Awards. Concorrem um trabalho criado pela Euro para o e-bay da França, outro feito pela JWT de Mumbai (uma campanha para aumentar a venda de jóias com diamante) e um da Goodby, Silverstein & Partners, para a cerveja Rolling Rock.
Fonte: Por Lena Castellón, in www.meioemensagem.com.br
"Quando fazemos um brief, nós pensamos nos participantes. Temos de pensar em como nós faremos para que as pessoas participem mais", disse Weber, vice-presidente e diretor de planejamento da agência. O ponto inical, de acordo com os executivos da Digitas, é desenvolver uma experiência com a qual as pessoas possam contribuir e se engajar. E para isso é preciso focar a estratégia em algo que elas queiram fazer - e não em algo que os planejadores queiram que façam. A questão passa também por inspirar os indivíduos a criar coisas que reflita quem eles são.
Scribner, vice-presidente sênior de planejamento, salientou que outra palavra importante é plataforma. "Mais do que pensar em canais, é preciso pensar nas plataformas que serão usadas", declarou.
A apresentação de David Thorpe, diretor global de inovação da Ogilvy, também passou pela participação, mas sob outro ângulo. Na palestra "The craft of brand journalism", ele pontuou que um dos desafios de hoje é sair de um cenário em que a mídia era fixa - no qual portanto, a participação do consumidor era mínima - para outro em que a mídia é participativa. Nesse quadro, é importante fazer um mapeamento do público que será impactado pela estratégia para definir contextos mais apropriados ao grupo. A questão é saber como a marca pode se comportar, inclusive do ponto de vista ético. "Precisamos de instrumentos práticos", afirmou.
Nas sessões gerais, o público que acompanha o Account Planner assistiu ao painel de David Hackworthy, sócio-fundador da The Red Brick Road; Rob Norman, CEO global do GroupM Interaction; Karim Raschid, designer premiado mundo afora; e Geof Rochester, vice-presidente executivo de marketing global da World Wrestling Entertainment, além de uma entrevista feita por Ed Cotton, diretor de estratégia da Butler, Shine, Stern & Partners, com a co-fundadora da organização Kiva Microfunds (que ajuda mulheres de países em desenvolvimento), Jessica Flannery, e a gerente de comunicação da Witness (entidade co-fundada pelo cantor Peter Gabriel), Su Patel.
Para o terceiro dia, além das sessões finais, o evento anunciará o vencedor do Grand Prix do Jay Chiat Planning Awards. Concorrem um trabalho criado pela Euro para o e-bay da França, outro feito pela JWT de Mumbai (uma campanha para aumentar a venda de jóias com diamante) e um da Goodby, Silverstein & Partners, para a cerveja Rolling Rock.
Fonte: Por Lena Castellón, in www.meioemensagem.com.br
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