Pular para o conteúdo principal

Todos contra o Orkut

Quando se fala em rede social no Brasil, o primeiro nome que vem à cabeça é o Orkut. Não poderia ser diferente. Todos os meses, quase sete em cada dez usuários de internet residencial do país acessam o site de relacionamento do Google pelo menos uma vez. No último ano, a audiência do Orkut cresceu 30%. A interação e as conversas entre os usuários são o coração e o sangue que mantêm vivo esse tipo de site, e nesse quesito os internautas daqui são imbatíveis. Além de passar mais horas online do que qualquer outra nacionalidade, os brasileiros são líderes mundiais em tempo de navegação nas redes de relacionamento. Também estão entre os mais jovens, segundo Alexandre Magalhães, gerente de análise de mercado do Ibope/NetRatings, empresa que faz o principal levantamento de audiência de internet. Traduzindo: o Brasil é uma mina de ouro para as redes sociais — e o resto do mundo percebeu. O Facebook, maior rede social do planeta, acessada por cerca de 120 milhões de pessoas, terminou em junho um processo de tradução para o português. A rede americana LinkedIn, com foco no ambiente profissional, vai lançar uma versão para o Brasil em breve, e a novata Sonico, da Argentina, abrirá um escritório no país no segundo semestre. O Orkut, que até agora reinou solitário, vai enfrentar competição por todos os lados.

Desbancar o líder será uma tarefa dificílima, pelo menos no curto prazo. A rede tem no país mais de 50% dos seus 27 milhões de usuários, e se beneficia do efeito de rede: trocar o Orkut por outra rede só faz sentido se todos os seus amigos forem junto, o que torna o custo da mudança muito alto. Mas os novos competidores têm força, dinheiro e, ao contrário do Google, são especialistas em redes sociais. Facebook e MySpace têm alcance global e são os dois nomes mais conhecidos mundialmente nesse segmento. Mas quem vem apresentando os melhores resultados, de acordo com os dados do Ibope/NetRatings, é o quase desconhecido Sonico, da Argentina. Com menos de um ano de idade, o serviço criado pelo economista Rodrigo Teijeiro teve um crescimento formidável entre os usuários brasileiros. A versão em português saiu há apenas cinco meses e o Sonico já conta com 3,9 milhões de usuários no país. Nascida como uma empresa de cartões virtuais, a Sonico se converteu numa rede de relacionamentos e já aparece como a segunda mais visitada pelos brasileiros. O sucesso foi tão grande que a companhia terá um escritório brasileiro no segundo semestre. Para o diretor de comunicação Juan Pablo Sueiro, um dos motivos foi aprender com os erros do líder. Uma equipe de 40 pessoas checa todos os novos perfis. Fotos de animais ou celebridades numa página pessoal, por exemplo, são vetadas. “Credibilidade e privacidade são fundamentais para que os usuários recomendem uma nova rede para seus amigos”, diz Sueiro.

O líder mundial Facebook também vem crescendo rapidamente por aqui graças a um sistema mais sofisticado. Além de montar listas de amigos e participar de comunidades, o Facebook permite que seus usuários escolham entre mais de 24 000 pequenos programas para instalar em seus perfis. Criados por desenvolvedores independentes, esses miniaplicativos podem ser jogos, ferramentas de comparação do gosto musical ou maneiras divertidas de interação com os amigos. Embora ainda seja relativamente desconhecida dos usuários brasileiros, a experiência mais completa do site americano pode ser uma ameaça real ao Orkut, diz Luli Radfahrer, professor de comunicação digital da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. “Muitas das novas redes que estão surgindo são apenas cópias, mas o Facebook traz algo realmente novo: os aplicativos”, afirma Radfahrer. O Google anunciou no final do ano passado que o Orkut também teria aplicativos criados por programadores independentes, mas a estréia da novidade já foi adiada pelo menos duas vezes nos últimos dois meses. Uma nova data foi marcada para o dia 10 de julho — ainda assim, o lançamento será gradual, com conclusão prevista para o final do mês. Ou seja, vai levar um bom tempo até que haja aplicações variadas e, acima de tudo, com qualidade.

Dono da maior audiência do Brasil, o Google não ganha um centavo sequer com o Orkut. Mas alguns concorrentes têm, sim, um modelo de negócios claro para rentabilizar a audiência das redes sociais. Nesse sentido, o mais inovador deles é o LinkedIn, rede voltada para ser um repositório online dos contatos criados no ambiente de trabalho. Além das receitas com publicidade, a idéia é criar modelos de cobrança para empresas que queiram recrutar funcionários na rede ou publicar anúncios de vagas. Usuários mais devotados podem pagar para ter uma conta Premium, que dá direito de fazer pesquisas mais completas, por exemplo. Com um claro modelo de negócios, o serviço criado pelo multimilionário americano Reid Hoffman já recebeu quatro rodadas de investimento de capitalistas de risco, que totalizaram 80 milhões de dólares — o que levou a avaliação do serviço a 1 bilhão de dólares. Embora seja um serviço de nicho, o LinkedIn deve capturar um tipo de usuário que está fora do Orkut por achar que um perfil na rede não é condizente com a imagem no trabalho. O site ainda não foi traduzido para o português, mas cerca de 350 000 brasileiros já criaram seu perfil. “Podemos explorar um mercado potencial de 20 milhões de profissionais no Brasil”, diz Florencia Pettigrew, gerente de marketing internacional do LinkedIn.


Horário nobre
Orkut = 16 140 0000
Sonico = 1 830 000
MySpace = 1 113 000
Via6 = 957 000
hi5 = 644 000
Habbo = 385 000
Facebook = 365 000
Fonte: Ibope/NetRatings


Apesar do começo auspicioso no Brasil — compreensível, dado o entusiasmo do público daqui por tudo o que diz respeito a interação —, o impulso inicial das redes não é garantia de sucesso. Essa é a crença de Emerson Calegaretti, diretor da operação brasileira do MySpace. Para acelerar o crescimento no Brasil, o site desenvolveu uma ferramenta que permite aos usuários convidar contatos do Orkut. Mas talvez o grande inimigo do líder sejam suas próprias deficiências. Após meses sob os holofotes da CPI da Pedofilia, o Google firmou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público Federal. Os mecanismos de investigação dos supostos pedófilos foram azeitados. Foram estabelecidos mecanismos de filtragem do conteúdo enviado ao site e a colaboração com as autoridades brasileiras ficou mais eficiente.

A imagem do serviço, porém, sofreu com tanta atenção na mídia. Igualmente, muitos usuários pioneiros, justamente os responsáveis por espalhar a palavra do Orkut nos primeiros tempos, ficaram incomodados com a falta de recursos para garantir a privacidade. Durante muito tempo, spam, perfis falsos e vírus se disseminaram livremente pelo Orkut, e esse tipo de dano é difícil de reverter. Desbancar o líder não será tarefa fácil para os concorrentes. Como diz Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google: “Os brasileiros abraçaram o Orkut antes de o resto do mundo descobrir as redes sociais”. Essa é uma vantagem considerável. Os cerca de 16 milhões de usuários por mês também são uma fortaleza difícil de ser conquistada. Mas pode estar certo: o ataque vai vir de todos os lados.


Fonte: Por Denise Dweck, in portalexame.abril.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç