Pular para o conteúdo principal

Não dá para brincar com a mídia digital

Para a empresa criar imagem, identidade e reputação num ambiente de rede e legitimar as suas intenções e ações é preciso criar diálogo. E esse diálogo tem de ser para valer. É assim que Paulo Nassar, presidente da Aberje e professor da USP, explica a lógica da comunicação que se estabelece por meio das novas tecnologias. Nassar conversou com a MELHOR sobre as mídias interativas e a gestão da comunicação organizacional.

Que contribuições o blog pode dar para comunicação interna?
Temos de procurar fugir dessa coisa de transformar as novas tecnologias num fetiche. O grande toque das novas tecnologias digitais é que a empresa perdeu a centralidade. Ela não é a única produtora de conteúdo no processo de comunicação. Hoje, esse processo tem todos os seus protagonistas como produtores de conteúdo. A empresa e seus conteúdos passam a ser parte de uma grande rede. Aqueles conceitos de imagem, identidade e reputação não são construídos mais dentro da empresa, dentro da sala da comunicação ou da sala da alta direção. Hoje, eles são construídos na relação, na rede. A propósito, não é só a empresa que perdeu a centralidade. A igreja perdeu, a escola perdeu, a universidade perdeu. Nesse contexto, é obvio que o blog e outras ferramentas de relacionamento são importantes, quando estabelecem diálogo para valer - que não seja retórica pura ou modismo tecnológico - para a empresa criar sua imagem, identidade e reputação num ambiente de rede e, mais do que isso, legitimar as suas intenções e suas ações.

Essa legitimação viria pelo próprio diálogo?
Sim. Porque o diálogo é hoje um ritual de legitimação. Ele faz parte da construção de valor. As novas tecnologias são aliadas desse diálogo. Mas o que acontece geralmente é uma grande disfunção, porque essas novas tecnologias são assumidas, por puro modismo ou para enganar mesmo, e usadas na lógica da persuasão. E, muitas vezes, não há manutenção ou atenção a essas redes. Hoje, num mundo cheio de controvérsias e de temas importantes, estamos numa comunidade de destino, as questões do mundo hoje envolvem todas as pessoas, independentemente de classe social, de hierarquia de empresa, principalmente as questões ambientais, aí não dá mais para brincar de ser moderno, de estabelecer diálogo. Tem de ser para valer tudo isso.

Que funções um blog tem de cumprir hoje para tornar a comunicação mais eficaz?
Qualquer mídia tem de caprichar no nível interpretativo da informação. As pessoas têm muita informação. A informação se transformou em commodity. O que diferencia uma mídia da outra hoje é ela ter a capacidade de interpretar a realidade e de opinar de forma consistente, baseada em boa informação, boa interpretação. Criar um blog dentro da empresa para falar abobrinha será perda de tempo e de dinheiro. O grande perigo hoje é não ter nada para dizer, não acrescentar nada e a organização simplesmente queimar mais um canal de comunicação poderoso. Quando a empresa entra na lógica das novas tecnologias que são eminentemente interativas, ela tem de estar preparada para isso. Isso significa que tem de ter tempo para a comunicação, para a interpretação e coragem para opinar. Porque as questões que virão da interação serão para valer. O empregado vai perguntar coisas sobre salário, apontar distorções, até denunciar quando for o caso. Se a empresa não estiver preparada para isso, ela vai recuar quando entrar nesse diálogo. E nas mídias interativas vão aparecer perguntas quentes, que muitas vezes a empresa não está disposta a responder.

Como é a lógica da comunicação em que a informação vem de todos os níveis e sem barreiras?
O processo ligado à mídia digital comprime o tempo e o espaço. Essa compressão aproxima, mas também separa, é uma lógica dialética. Na medida em que aproxima, pode mostrar as verdadeiras intenções, os despistes, as simulações, tudo aquilo que as organizações gostam de esconder. É entender que, por exemplo, muitas vezes quando você fala em comunicação, em novas mídias, tem de saber quais os níveis de transparências que você quer dar, quais os níveis de opacidade são legítimos, é uma conversa séria. Não dá para brincar com a mídia digital. Ela pode realmente destruir valor, quando você não está preparado, não tem cultura organizacional. E tem mais um aspecto importante: conteúdo custa caro. O conteúdo hoje não pode ser mais bruto, ele tem de ser interpretado, então tem um processo que demanda talento, recursos. As mídias geralmente têm essa necessidade intrínseca de ter qualidade. E precisa haver uma cultura voltada para a comunicação e gente preparada para isso.


Fonte: Revista Melhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç