Pular para o conteúdo principal

Qualidade do atendimento em Call Center mostra falhas

De um lado a necessidade de conseguir um emprego que aceite o funcionário sem experiência de mercado. Do outro, a desconfiança e impaciência dos consumidores que recebem ligações diariamente e transformam o atendimento dos Call Centers em motivo de piada entre os amigos.

Recentemente a consultoria Conquist divulgou um estudo que mostra a baixa qualidade do atendimento ao cliente. Esta qualidade é cada vez menor nas chamadas e diminui ainda mais se levar em consideração as oportunidades que deixam de ser aproveitadas pelos operadores.

O mercado de Call Center é muito criticado por conta da falta de preparo dos atendentes, que levam o consumidor ao limite da paciência. O que precisa ser lembrado é que estes profissionais estão começando uma carreira, geralmente são jovens e não fazem nada além de obedecer a ordens de seus supervisores, afirma os especialistas ouvidos pelo Mundo do Marketing.

Despreparo, reclamações e insistência são rotina
O estudo feito pela Conquist mostra que “O cliente se sente satisfeito quando o atendimento é rápido e cordial”. O problema é que isto é raro. Com cada vez mais “estou transferindo sua ligação para o setor responsável” e mau humor ou sono no atendimento, os atendentes de Call Center mostram despreparo e falta de treinamento através de um simples tom de voz.

Já é comum o atendimento, principalmente por telefone, receber reclamações sobre a forma e o preparo – ou a falta dele – dos atendentes na hora de resolver problemas simples. “O consumidor se sente incomodado com o empurra-empurra que existe em qualquer tipo de atendimento. Principalmente porque na maioria dos casos ele não quer atender um telefonema”, conta Paulo Lot Jr, consultor em comportamento, desenvolvimento organizacional e professor da PUC Campinas.

Um dos graves problemas detectados pelo consultor é a insistência dos atendentes em oferecer produtos ou serviços fora do perfil do consumidor, o que gera perturbação no atendimento. “A ‘Empurroterapia’ irrita o consumidor e isso faz com que ele se afaste e reclame da empresa para todos”, acredita Lot Jr.

Entender antes de resolver
Uma das melhorias que pode iniciar um processo de adequação do atendimento às necessidades do consumidor é através da segmentação dos serviços, resolver ou simplificar o problema do cliente e evitar “ler” o script durante a ligação.

A “padronização” dos serviços de Call Center serve para que as empresas deste setor percebam que é preciso buscar a diferenciação para ter destaque. “Hoje o cliente é mais exigente em aspectos técnicos e a empresa deve ter funcionários preparados para entregar o que ele espera”, ressalta o professor da PUC Campinas.

Identificar o que oferecer, como e o que falar para o consumidor que está do outro lado da linha é um desafio para os jovens e inexperientes colaboradores de Call Centers. Um dos fatores que os atrapalham na hora de identificar as reais necessidades do cliente é o atendimento primário, focada apenas no que está escrito ou no que o cliente está dizendo – ou reclamando.

Capacitação primária e inadequada
Em 1/3 das chamadas os agentes não conseguem perceber uma oportunidade de oferecer um produto ou serviço. Além disso, a central de atendimento deve gerar negócios e não apenas receber ligações e resolver problemas”, diz Roberto Madruga, presidente da Conquist, empresa que desenvolve projetos customizados de consultoria, treinamento e pesquisas.

Se atualmente criar oportunidades em ligações é um desafio para as empresas de Call Center, é evidente a necessidade de profissionais mais bem preparados e novas ferramentas. “Algumas pessoas que trabalham neste setor são mal-formadas, os treinadores às vezes não são experientes neste trabalho e, por isso, a qualidade fica comprometida, ainda mais porque a capacitação deles é primária”, avalia Madruga em entrevista ao site.

Uma das formas de diminuir a perda de oportunidades em ligações é a capacitação dos operadores. “É comum encontrar gestores e gerentes que são capacitados em administrar o seu pessoal. Mas, de alguma forma não são capacitados para liderar”, conta o presidente da Conquist.

Não só no início de uma carreira, mas em diversos momentos de uma vida profissional, o funcionário se espelha no seu superior. Ainda mais quando os colaboradores são jovens e entram no mercado de trabalho pela primeira vez. “O líder é o inspirador destes jovens e o responsável pelo comportamento e o aprendizado deles. É preciso que este profissional esteja capacitado para ensiná-los”, acredita Madruga.

Adequação e percepção para atender
É cada vez mais claro que os consumidores que fazem ou recebem ligações de Call Centers não pretendem manter uma conversa com os atendentes. Salvo algumas exceções, o que se cobra realmente do atendente é o conhecimento sobre o produto ou serviços. “Existe falta de sensibilidade ao oferecer o que o cliente precisa. Em muitos casos os atendentes usam um canhão para matar um mosquito”, compara Paulo Lot Jr.

Se colocar no lugar do consumidor é uma sensibilidade necessária no atendimento por telefone. Sem esta percepção, é mais complicado notar uma oportunidade para se oferecer um produto ou serviço. “Em algumas empresas falta sensibilidade com relação a dimensão de problema. O atendente tem que estar preparado para lidar com situações diferentes”, afirma Paulo Lot.

O estudo da Conquist avaliou a qualidade de atendimento de cerca de quarenta grandes empresas do setor financeiro, TV por assinatura, Telecomunicações e do varejo. De acordo com o presidente da empresa responsável pela pesquisa, Roberto Madruga, em curto prazo somente um bom atendimento pode evitar o aumento das falhas apontadas. “O atendimento com completude evita outras chamadas. Percebemos que é preciso falar mais devagar com quem tem esta característica”. De acordo com ele os operadores com capacidades diferentes identificam onde está o problema.

Melhor salário não garante bom perfil
O salário médio de um operador pode variar de acordo com a empresa e o serviço e, segundo Madruga, aumentar o salário não será o remédio imediato para alcançar a melhoria no atendimento. “Não podemos misturar melhoria salarial com qualidade de atendimento. Não está provado que há uma melhoria neste sentido. É a gestão que define a qualidade do atendimento”, afirma Roberto Madruga.

O conselho que Madruga dá para a escolha de um bom operador é perceber as qualidades que ele oferece. “Tem que ser colaborador com “c” maiúsculo. Ter empatia, precisão, boa voz, conhecimento, cooperação, etc. Buscar este perfil nas seleções é melhor do que tentar modelar o profissional”, completa Madruga.


Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç