O Yahoo! Brasil estará de cara nova a partir deste sábado, com novo posicionamento, perfil editorial e produtos. E o principal garoto-propaganda da nova fase do site é nada menos que Jerry Yang (co-fundador do Yahoo! em 1994), principal executivo da companhia, que participa da campanha de promoção num vídeo postado no hotsite eclipse.yahoo.com.br, no qual ele chega a falar português e simular um eclipse.
O Yahoo! escolheu o sábado para a mudança por ser o dia em que acontecerá um eclipse parcial da lua (símbolo de transformações), para chamar a atenção dos internautas. O mote da campanha viral é que o fenômeno será promovido pela empresa, que convocou ainda o astronauta Marcos Pontes e o cineasta Zé do Caixão para a campanha, focada na internet e que no primeiro dia no ar recebeu mais de 100 mil acessos.
O novo posicionamento chega um ano depois da posse de Yang - conhecido por ter uma visão mais global - como principal executivo e seis meses depois da tentativa de compra da empresa pela Microsoft, em uma jogada da companhia fundada por Bill Gates para competir com o Google, que ofereceu US$ 44,6 bilhões para a aquisição. "A negociação não teve nenhum efeito para a operação brasileira, só a angústia da indefinição", diz Guilherme Ribenboim, presidente do Yahoo Brasil!.
Segundo ele, a empresa busca um posicionamento mais ousado e irreverente, e também se diferenciar dos sites de mídia tradicionais, como iG, Terra e UOL. "Há quatro ou cinco anos o site foi para o caminho da mídia tradicional e esqueceu que a internet é um meio muito novo e que nasceu como uma ferramenta de serviços", diz.
A mudança do conteúdo editorial visa tornar o site mais humano, divertido, jovem, irreverente e voltado ao entretenimento e multimídia, destaca o diretor de produtos, Fabio Boucinhas.
Umas das ações será abrir o site para conteúdo de terceiros, seja blogs ou sites concorrentes. "O site será aberto, não teremos restrições em relação ao conteúdo". Caso não tenha uma notícia, o Yahoo! terá um link para os concorrentes. "Queremos ser um espécie de curador na internet", diz Ribenboim. O objetivo é atingir um público mais jovem e que o Yahoo! vire o ponto de partida para os usuários de internet.
O portal vai e lançar um produto por mês até o fim do ano. O primeiro foi o Yahoo! Posts (com conteúdo de blogs brasileiros), e o próximo, em setembro, será um site de músicas (Yahoo! Music) , com blogs e videoclipes das "maiores gravadoras do mercado". No mesmo mês, a empresa lança um site de futebol, com bate-papo e tom de provocação entre os torcedores. Em novembro lança um site de perfis, que irá unificar os demais perfis oferecidos pelo Yahoo! (messenger, respostas, flicker, grupos e-mail). Em novembro e dezembro serão mais dois lançamentos.
A cor roxa, hoje restrita ao ambiente interno, vai ganhar destaque no site, que terá duas versões, uma durante o dia e outra para a noite. A página terá mais fotos e vídeos e selecionará melhor as notícias, para tornar o visual menos poluído. "O roxo passa energia e tem uma visão de juventude e ousadia", diz Andre Izay, diretor-geral do Yahoo Search Marketing. A filial brasileira será a primeira a adotar o logo roxo no lugar do vermelho.
Fonte: Por Gustavo Viana, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 8
O Yahoo! escolheu o sábado para a mudança por ser o dia em que acontecerá um eclipse parcial da lua (símbolo de transformações), para chamar a atenção dos internautas. O mote da campanha viral é que o fenômeno será promovido pela empresa, que convocou ainda o astronauta Marcos Pontes e o cineasta Zé do Caixão para a campanha, focada na internet e que no primeiro dia no ar recebeu mais de 100 mil acessos.
O novo posicionamento chega um ano depois da posse de Yang - conhecido por ter uma visão mais global - como principal executivo e seis meses depois da tentativa de compra da empresa pela Microsoft, em uma jogada da companhia fundada por Bill Gates para competir com o Google, que ofereceu US$ 44,6 bilhões para a aquisição. "A negociação não teve nenhum efeito para a operação brasileira, só a angústia da indefinição", diz Guilherme Ribenboim, presidente do Yahoo Brasil!.
Segundo ele, a empresa busca um posicionamento mais ousado e irreverente, e também se diferenciar dos sites de mídia tradicionais, como iG, Terra e UOL. "Há quatro ou cinco anos o site foi para o caminho da mídia tradicional e esqueceu que a internet é um meio muito novo e que nasceu como uma ferramenta de serviços", diz.
A mudança do conteúdo editorial visa tornar o site mais humano, divertido, jovem, irreverente e voltado ao entretenimento e multimídia, destaca o diretor de produtos, Fabio Boucinhas.
Umas das ações será abrir o site para conteúdo de terceiros, seja blogs ou sites concorrentes. "O site será aberto, não teremos restrições em relação ao conteúdo". Caso não tenha uma notícia, o Yahoo! terá um link para os concorrentes. "Queremos ser um espécie de curador na internet", diz Ribenboim. O objetivo é atingir um público mais jovem e que o Yahoo! vire o ponto de partida para os usuários de internet.
O portal vai e lançar um produto por mês até o fim do ano. O primeiro foi o Yahoo! Posts (com conteúdo de blogs brasileiros), e o próximo, em setembro, será um site de músicas (Yahoo! Music) , com blogs e videoclipes das "maiores gravadoras do mercado". No mesmo mês, a empresa lança um site de futebol, com bate-papo e tom de provocação entre os torcedores. Em novembro lança um site de perfis, que irá unificar os demais perfis oferecidos pelo Yahoo! (messenger, respostas, flicker, grupos e-mail). Em novembro e dezembro serão mais dois lançamentos.
A cor roxa, hoje restrita ao ambiente interno, vai ganhar destaque no site, que terá duas versões, uma durante o dia e outra para a noite. A página terá mais fotos e vídeos e selecionará melhor as notícias, para tornar o visual menos poluído. "O roxo passa energia e tem uma visão de juventude e ousadia", diz Andre Izay, diretor-geral do Yahoo Search Marketing. A filial brasileira será a primeira a adotar o logo roxo no lugar do vermelho.
Fonte: Por Gustavo Viana, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 8
Comentários