Pular para o conteúdo principal

Autógrafo que gera negócios

Atividade que se torna cada vez mais freqüente, as chamadas "noites de autógrafos" com atletas vêm aquecendo as vendas de lojas de artigos esportivos como Roxos & Doentes, Centauro e Bayard. O intuito destes estabelecimentos é aproximar os torcedores de seus ídolos, aumentando assim a comercialização de produtos em suas unidades. Parte da verba de marketing é utilizada na realização deste tipo de evento, que pode estar ancorado em lançamentos ou datas especiais.

A diretora de marketing da Centauro, Ana Grimaldi, explica que a loja realiza as noites de autógrafos há alguns anos e que desde 2005 este tipo de ação tem sido mais frequente. "Pretendemos intensificar estas atividades, pois o objetivo é promover a marca Centauro como uma experiência positiva fazendo com que os clientes tenham contato com seus ídolos e com as fornecedoras esportivas dos clubes", frisa.

Na Centauro, as noites de autógrafos podem nascer de um evento casado proveniente da sinergia que a loja possui com fornecedores de materiais esportivos - como Reebok, Nike, Adidas, Mizuno, Topper, Olympikus, Penalty e Kappa -, de lançamentos de produtos, de inaugurações de lojas ou de ações com os atletas que a varejista patrocina, como os tenistas Marcelo Melo, André Sá, Bruno Soares e o técnico Daniel Melo; o judoca João Derly; e os atletas paraolímpicos Odair Ferreira, Terezinha Guilhermina e o guia Jorge Luiz Silva de Souza.

A Bayard, que sempre realiza os encontros durante os dias da semana, procura diversificar a modalidade dos atletas que protagonizam estes eventos. "Convidamos tenistas, jogadores de vôlei, de futebol, nadadores, entre outros esportistas. É uma iniciativa válida, já que prestigia os atletas e aproxima o público da loja", diz o diretor de marketing Renato Zimmermann.

Rebeca Garcia, coordenadora de marketing da Roxos & Doentes (voltada a artigos relacionados ao futebol), revela que além de jogadores, a empresa também aposta suas fichas em tardes de autógrafos e fotos com personalidades ilustres e torcedores famosos. "Já realizamos eventos com os são-paulinos Karina Bacchi e Henri Castelli. Também levamos a auxiliar de arbitragem Ana Paula de Oliveira para uma ação em uma das unidades da Roxos", conta.

Futebol
No caso de jogadores de futebol, os contatos e os custos ficam a cargo das marcas esportivas. As lojas arcam apenas com a divulgação e estruturação do evento, como intensificação da segurança no local. "Torna-se uma mão dupla e ambas as partes saem satisfeitas", afirma Ana Grimaldi. Nas lojas oficiais do Atlético Mineiro, Cruzeiro, Figueirense, Sport Recife, Coritiba, Corinthians, São Paulo e Goiás - unidades que a Roxos & Doentes administra -, os próprios times se encarregam de "convocar" os atletas para os eventos, já que grande parte deles possui contratos de direito de imagem.

As lojas administradas pela Roxos chamam jogadores que tenham um perfil pertinente com o tema do evento como o Dia do Goleiro, por exemplo, que é uma oportunidade de vender artigos específicos como luvas e camisas oficiais de goleiros. "Posso dar como exemplo o Dia das Crianças, ocasião que privilegiamos jogadores que sejam pais e que queiram levar seus filhos ao evento", explica Felipe Soalheiro, coordenador de marketing dos clubes administrados pela Roxos & Doentes.

A Centauro já realizou ações com jogadores do Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Portuguesa, em São Paulo; Flamengo e Botafogo, no Rio de Janeiro; Internacional e Grêmio, em Porto Alegre; além de noite de autógrafos com o ex-jogador Sócrates, com a Seleção Masculina de Vôlei e com atletas de outras modalidades esportivas.

"O futebol é o carro-chefe das ações, mas a intenção é mostrar a gama de artigos esportivos que a Centauro oferece em todas as modalidades", pontua Ana Grimaldi. A novidade da loja para o mês de outubro é o lançamento da revista bimestral Centauro Sports Magazine, que estará à disposição dos clientes nas 70 lojas físicas do grupo e na loja virtual de forma gratuita.

Vendas a todo vapor
O investimento neste tipo de ação não é alto e o retorno é fantástico, garante Ana Grimaldi, da Centauro. "Com times grandes podemos alcançar o número de 800 pessoas na loja durante as duas horas do evento. Neste período, conseguimos alavancar até 500% das vendas de produtos relacionados ao clube - camisas oficiais, squeezes, bonés, entre outros artigos", revela a executiva da Centauro. Renato Zimmermann, da Bayard, destaca que essas ações são imprescindíveis no retorno de imagem e mídia espontânea.

A satisfação da Roxos & Doentes com resultados neste eventos também é visível. "O retorno é ótimo e nossas lojas ficam lotadas, sendo que 70% dos clientes presentes no local são revertidos em vendas", conta Rebeca Garcia, da Roxos & Doentes.

É difícil mensurar o retorno em fidelização de clientes com estas ações, mas para Felipe Soalheiro, coordenador de marketing dos clubes administrados pela Roxos & Doentes, o incremento de vendas é visível. "Em situações como eventos de lançamentos de produtos ou venda direcionada de itens específicos é mais fácil avaliar a fidelização. Contudo, posso dizer que com as noites de autógrafos chegamos a resultados até cinco vezes maiores que a meta estipulada para o período", conclui.


Fonte: Por André Lucena, in www.meioemensagem.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç