Pular para o conteúdo principal

Comunicação que dá resultado

A responsabilidade social é a ação. Os americanos deviam ter razão. Em suas origens mais remotas, lá pelo início dos anos 20 do século passado, o investimento social das companhias influenciava diretamente a sua aceitação pelas comunidades. Era uma espécie de troca: as empresas gastavam dinheiro em proveito das cidades e dos seus cidadãos e, como contrapartida, seus donos e executivos, nos clubes tradicionais, não eram hostilizados pelas lideranças políticas locais. Essa prática está muito bem contada no livro Companhia: breve história de uma idéia revolucionária, de John Micklethwait e Adrian Wooldridge. Hoje, a responsabilidade tornou-se parte do das relações das companhias com a sociedade. No Brasil, os exemplos positivos se multiplicam como parte de estratégias de comunicação vitoriosa. Um exemplo a destacar é a recente experiência do grupo Cristal, da área petroquímica, na Bahia.

Cristal? Quase ninguém conhece. Mas Tibrás está na memória de todos. Foi empresa-tema de romance de Jorge Amado, de filme e novela da TV Globo. Quem não lembra de Tereza Batista cansada de Guerra? O romance, de 1972, tem como pano de fundo uma fábrica poluidora e antecipa o tema da ecologia. Na realidade, a fábrica era a Tibrás, produtora de dióxido de titânio. O tempo passou. A Tibrás foi vendida. Há 12 anos passou a chamar-se Millennium. Mudou de dono, primeiro para a Lyondell e, agora, passou ao controle do grupo Cristal. Durante esse longo período, a empresa fez uma revolução. Investiu em controle ambiental, abriu canais de comunicação interno e com a comunidade e, enfim, passou a ver a produção não apenas pela ótica do lucro, mas pela responsabilidade social.

Um dos projetos que tem levado à prática é bastante original. Trata-se do Clube de Leitura. Reúne crianças da localidade de Areias, vizinha à fábrica, e, segundo o professor Romi Nascimento, que orienta as leituras, tem um objetivo claro: incentivar as crianças a lerem, não ficando presas apenas à comunicação por imagens. Tem dado certo. A presença das crianças é crescente. E elas lêem. As que ainda não sabem ler costumam fazer desenhos e criar suas próprias histórias. As que lêem cultivam sonhos de progresso. Querem ser advogadas, professoras, estudar em universidades, viajar o mundo. O Clube de Areias é o embrião de um segundo Clube de Leitura a ser inaugurado nos próximos meses na comunidade de Jauá, também próxima da fábrica.

A assessora de imprensa da Cristal, Graça Brandão, coordenadora do projeto, explica que a expansão do Clube faz parte de um novo momento das atividades sociais da fábrica. "Estamos evoluindo para a união dos conceitos de trabalho, saúde e educação. O nosso propósito é nos firmarmos cada vez mais como parceiros solidários das comunidades". O caso da ex-Tibrás é exemplar por três razões principais: o primeiro é que a empresa mudou de comportamento, mas ainda é vítima de forte preconceito. Olha-se para o passado, esquece-se o presente. O segundo é que a empresa, ano a ano, tem construído uma política de comunicação transparente, de portas abertas. E, por fim, tem realizado o que se compromete a fazer. Sua licença ambiental foi renovada em dezembro de 2008. Detalhe importante: a empresa tinha cumprido todos os condicionantes impostos pela licença anterior. Um detalhe: essa realidade foi reconhecida pelo Governo da Bahia e pelos órgãos ambientais.

Na fase que se inicia, a empresa pretende ir para a linha de frente. Quer superar o passado herdado da Tibrás. Por essa razão, explica Grace, uma jornalista com vasta experiência em comunicação corporativa, está abrindo frentes de diálogos com todos os seus públicos. Das comunidades à mídia, do ministério público às autoridades públicas. A idéia é superar a imagem-reputação do passado e afirmar a imagem-reputação contemporânea. Isto significa apresentar fatos, posicionar-se, não deixar questões sem respostas. Significa ampliar o diálogo com a mídia, mostrar o que a fábrica faz e o que pretende fazer. Quer, por outro lado, tornar visível sua participação na economia baiana, seja na criação de empregos, impostos ou na área social. É um processo que se encontra em curso. Fica a pergunta: podem companhias que viveram experiências com a ex-Tibras recuperar a imagem-reputação danificada por ações de antigos controladores? Evidentemente que sim. Esse é um desafio que está no centro da comunicação numa época marcada por tantas fusões e aquisições. Exige paciência. Exige que gestão e comunicação caminhem lado a lado com uma reforçando a outra. O cerne do problema é ter coragem de admitir que o passado existe e que a realidade mudou. É isso que a comunicação da Cristal tem feito. E o Clube de Leitura é expressão e corpo desse posicionamento. Nele as crianças entram em contato com um novo mundo e ampliam horizontes. E se divertem aprendendo. Na essência, é uma questão de escolha: a porta da boa comunicação está sempre aberta para aqueles que trilham o caminho da responsabilidade social. E têm fatos concretos a apresentar. É assim que se conquista a confiança e se constrói reputações positivas.


Fonte: Por Francisco Viana, in Terra Magazine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç