Pular para o conteúdo principal

Construtora pega carona com o Gugu

Há cerca de um mês, o empresário carioca Augusto Martinez, dono do grupo imobiliário AGM, foi convidado para um jantar entre amigos num elegante apartamento da avenida Vieira Souto, em Ipanema, o endereço mais caro do Rio de Janeiro. A comida estava boa, a conversa agradável, mas durante toda a noite Martinez ficou intrigado com a estranha familiaridade com que era tratado por um dos garçons, que insistia em chamá-lo de Augusto. Vasculhou a memória tentando se lembrar de onde eles se conheciam. Nada. "O senhor não me conhece, não", disse o garçom quando perguntado. "Mas eu conheço bem o senhor. Não perco seus programas." Aos 49 anos de idade, freqüentador da elite de empresários cariocas e dono de quatro empresas que faturam 300 milhões de reais por ano, Martinez recentemente descobriu o que é ser uma pequena celebridade popular. Desde maio deste ano, ele ajuda a apresentar um quadro quinzenal no programa Domingo Legal, de Gugu Liberato, no SBT. Batizado de Construindo um Sonho, o quadro é uma espécie de reality show no qual uma das empresas de Martinez, a construtora de imóveis para a baixa renda Mudar, reforma e constrói casas para famílias pobres de todo o país.

O reality show é hoje o quadro de maior audiência do SBT, capaz de bater de frente com o Fantástico da Rede Globo e garantir à emissora de Silvio Santos picos de liderança de audiência aos domingos. No dia 3 de agosto, por exemplo, quando o Fantástico exibia um programa especial em comemoração a seus 35 anos, o Construindo um Sonho cravou 28 pontos no Ibope e se manteve líder por 51 minutos ao mostrar a triste (eis um ingrediente fundamental em programas como esse) história de uma família do interior de Minas Gerais em busca de uma moradia digna. Cada ponto equivale a uma audiência média de 55 000 espectadores na Grande São Paulo. "Nunca imaginamos que o programa teria um impacto tão grande em prazo tão curto", diz Martinez, que, desde a estréia de Construindo um Sonho, em maio, já derrubou e reergueu oito casas diante dos cinegrafistas do SBT. Ao lado de Gugu, Martinez comenta detalhes da obra, dá palpites na reforma e, principalmente, participa do encerramento apoteótico da atração, quando a casa novinha em folha é entregue embrulhada para presente ao (agora) feliz proprietário. O efeito é lacrimoso, com toques de mundo-cão - mas é assim que é para ser. "É o momento mágico do programa, em que as pessoas simplesmente não conseguem acreditar no que têm à sua frente", diz Martinez. É também uma espécie de consagração de Martinez e de sua empresa, cuja marca é exibida à exaustão durante os 60 minutos de duração do programa. "É impressionante a quantidade de e-mails, cartas e telefonemas que recebemos de pessoas interessadas em nossos imóveis depois de cada um desses programas", diz o empresário. Em 2008, Martinez vendeu os 3 500 apartamentos que construiu - cada um ao preço médio de 90 000 reais.

Até fechar a parceria para a realização de Construindo um Sonho, Martinez enfrentava um desafio comum a vários empresários cujo negócio tem como foco os consumidores de baixa renda: encontrar a forma mais eficaz de se comunicar com seus potenciais compradores. Com quatro anos de atuação no setor e um faturamento previsto de 250 milhões de reais em 2008, a Mudar não tem o mesmo poder de fogo para investimentos em marketing das líderes Tenda e MRV, que patrocinam, por exemplo, times de futebol. "Quebramos a cabeça para encontrar meios de divulgar nossa marca que fossem ao mesmo tempo eficazes e não nos custassem uma fortuna", diz Martinez. Cada programa custa em média 350 000 reais à Mudar - investimento equivalente a dois comerciais de 30 segundos no mesmo Domingo Legal. Entusiasmado com a repercussão do reality show, o empresário montou uma equipe de 20 operários que se dedica apenas às obras do programa. Também contratou Gugu Liberato como garoto-propaganda da construtora. Até o aprofundamento da crise da economia, o plano de Martinez era construir e vender 15 000 unidades. Com o novo cenário de maior escassez de crédito, um item fundamental para o consumo da classe C, a projeção caiu para 10 000 apartamentos.

O perfil da incorporadora
O formato do programa Construindo um Sonho é claramente inspirado no programa americano Extreme Makeover Home Edition, produzido pela rede ABC - e que no Brasil deu origem também ao programa Lar Doce Lar, apresentado por Luciano Huck em seu Caldeirão do Huck, na Rede Globo. Atualmente na quinta temporada, o Extreme Makeover tem um público médio de 16 milhões de espectadores e é uma das maiores audiências da emissora americana. Desde sua primeira temporada, em 2003, o programa é patrocinado com exclusividade pela loja de departamentos Sears, a terceira maior varejista dos Estados Unidos. A rede fornece desde as ferramentas usadas na obra até os móveis, os objetos de decoração e os aparelhos domésticos que equiparão as novas casas. Quando a empresa assumiu o patrocínio, às vésperas de ser comprada pela K-Mart, enfrentava um dos piores momentos de sua história. Hoje, o apresentador do programa, Ty Pennington, é garoto-propaganda da Sears e empresta seu nome a uma linha de produtos ligada ao reality show à venda na rede. "O programa representou uma volta da Sears às suas raízes, aos tempos em que tinha grande identificação com os consumidores e suas comunidades", diz Christie Nordhielm, especialista em marketing da Universidade de Michigan, em Chicago. "Ao mesmo tempo rejuvenesceu a imagem da empresa, que já havia perdido muito de seu brilho."

Reality shows como Extreme Makeover ou Construindo um Sonho fazem parte de uma nova modalidade de marketing criada em 2001 e batizada pelos americanos de branded content (algo como "conteúdo patrocinado"). Hoje já existe uma associação mundial de empresas dedicadas a esse tipo de atividade, a Branded Content Marketing Association, e há uma premiação específica para essa categoria no Festival de Cannes, o mais importante evento da publicidade mundial. Em uma ação de branded content, a marca da empresa ou do produto é integrada a projetos de comunicação e entretenimento para televisão, rádio, internet e mídia impressa. As marcas, nesses casos, não surgem em merchandisings disfarçados - na verdade, a associação com a marca é explícita, em programas que podem girar totalmente em torno delas. "Nesses casos, a marca está a serviço da informação e do entretenimento. Daí a razão de o espectador não vê-la apenas como mera propaganda", diz Giovanni Rivetti, diretor-geral da New Content, empresa especializada em comunicação de conteúdo da agência Young & Rubican no Brasil e uma das pioneiras dessa forma de marketing no país. "O problema é que nem todos os produtos se prestam a esse tipo de marketing. É importantíssimo ter um lastro, uma história. Caso contrário, soa falso, infundado e não resiste como projeto."


Fonte: Por Adriana Pavlova, in portalexame.abril.com.br

Comentários

Adriana Santos disse…
DR. Augusto Martinez, fiquei muito feliz em ver a sua colaboração em ajudar na construção da casa daquela senhora,e do filho dela, eu estou enviando este email porque estou com o meu nome sujo na praça, o meu nome está no spc e pra limpar o meu nome preciso de 2000, ô senhor pode me ajudar? fico mui grata se puder me ajudar, se não poder pelo menos responda o meu email. Agradece Adriana
silvana disse…
Sr Martinez ajude-me a construir minha casa, aliás ,só falta o acabamento e eu infelizmente não tenho como terminar pois fui enganada por pedreiros que agiram de má fé comigo. Mandei um imail para A produção do Gugu contando minha história. Não vou conta-la novamente prque me emocionbo, só posso dizer que envolve a perda de meu filho que ocorreu no ano passado e que através da morte dele consegui comprar essa chacrinha com o seguro. Estou para ser despejada e tenho quinze dias para desocupar a casa, não tenho para onde ir com minha família e quero ir para onde meu filho me presenteou. Ajude-me Deu o abençoe
Unknown disse…
meu querido Algusto esto te escrevendo para te dizer que eu o amo de todo meu coraçao e lindo o jeito que trata essas pessoas que vc ajuda, vi ainda no programa domingo legal com o gugu adorei todos os seus programas mais o que gostei mais foi com aquela menina especial portadora de deficiência fisica amei o jeito carinhoso que vc tinha com ela e com todas as pessoas por isso te escrevo pra te dizer que meu coraçao semte feliz quando te vê, já hoje te vi na tv quero te dizer que seja sempre essa pessoa maravilhosa que deus lá no céu te quardará fica com ele há aqui meu email se vc quiser falar comigo sharlenynascimento@hotmail.com bjss fica com deus hj e sempre....
china disse…
preciso muito da ajuda de vcs preciso murar minha casa sou de araraquara e nao posso perder essa casa que tanto lutei mais infelçizmente nao tenho ninguem por mim so,eu,minha mae com alzaimer e deus preciso sair do aluguel mais para isso preciso da casa murada pois minha mae foge e eu nao tenho como correr para pega-la me ajudem pelo amor de deus aguardo uma resposta urgente mais por favor me respondam deus os abençoem
Filha de Deus disse…
Sr. Augusto Martinez pela sua credibilidade mostrada no programa "Construindo um Sonho", fechei um contrato com vocês e compramos o Residencial Ônix localizado em Itaquera, mas peço pelo amor de Deus, nós compradores estamos desesperados, pois já fazem 3 anos de atraso e o apartamento não é entregue e toda vez que entramos em contato no atendimento, eles informam uma data prevista para entrega. Vou me casar em novembro deste ano e receio em não estar com o apartamento, então o sr. que é o dono, pode por gentileza nos ajudar a construir o NOSSO SONHO.

Grata.
Filha de Deus disse…
Sr. Augusto Martinez pela sua credibilidade mostrada no programa "Construindo um Sonho", fechei um contrato com vocês e compramos o Residencial Ônix localizado em Itaquera, mas peço pelo amor de Deus, nós compradores estamos desesperados, pois já fazem 3 anos de atraso e o apartamento não é entregue e toda vez que entramos em contato no atendimento, eles informam uma data prevista para entrega. Vou me casar em novembro deste ano e receio em não estar com o apartamento, então o sr. que é o dono, pode por gentileza nos ajudar a construir o NOSSO SONHO.
Filha de Deus disse…
Sr. Augusto Martinez pela sua credibilidade mostrada no programa "Construindo um Sonho", fechei um contrato com vocês e compramos o Residencial Ônix localizado em Itaquera, mas peço pelo amor de Deus, nós compradores estamos desesperados, pois já fazem 3 anos de atraso e o apartamento não é entregue e toda vez que entramos em contato no atendimento, eles informam uma data prevista para entrega. Vou me casar em novembro deste ano e receio em não estar com o apartamento, então o sr. que é o dono, pode por gentileza nos ajudar a construir o NOSSO SONHO.
Anônimo disse…
Bem agora sr. Augusto Martinez, o empreendimento Ônix localizado em Itaquera como
havi informado no post acima, fo envaaaaaaaaaaaaaaaaaadiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiidooooooooo
ooooooooooooo por MAIS DE 600 SEM TETOS, liguei diversar vezes ao atendimento e até
encaminhei e-mails e informei que a tercerizada Mundi que cuidava da obra tinham
abondonado e a única informação que tínhamos é que iriam colocar alguém no
local, até que essa catástrofe aconteceu. O que é isso? Recebem nosso dinheiro,
falam bonito e nos iludem para comprar, e na hora da entrega que deveria ter sido a
anos, não aconteceu até agora...
Josi disse…
por favor resolva o problema que estamos tendo no residencial ônix, que compramos da sua construtora e tá agora não temos nada, alias tem gente morando lá, más não são os compradores e sim bandidos,
Josi disse…
por favor resolva o problema que estamos tendo no residencial ônix, que compramos da sua construtora e tá agora não temos nada, alias tem gente morando lá, más não são os compradores e sim bandidos,
Anônimo disse…
Josi, li o que você postou acima. Sei o que você está passando pois, meu noivo e eu também fechamos contrato para o Ônix, e tivemos uma desagradável surpresa, saber que lutamos para dar entrada para essa construtora e ver que pessoas estão usufruindo antes dos compradores é absurdo.
Anônimo disse…
Este Augusto Martinez de Almeida não passa de um imcopetente empresário, cuja construtora que representa não paga suas obrigações, aliás, vendeu um empreendimento que sequer tinham autorização para construir. E quando distratamos não pagou.
Anônimo disse…
Thanks for sharing your thoughts on 2011 child tax credit.
Regards

Here is my website ... wooden table and chairs
Anônimo disse…
Augusto Martinez, sem comentários........Até processo no Ministério Público tem aberto contra esta construtora sacana, deveriam confiscar os bens do Grupo AGM, enquanto dorme numa boa, na mordomia, muitos devido a falta de caráter, dormem de favor ou nem dormem, pois não sabem quando serão entre os empreendimentos

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç