Pular para o conteúdo principal

Consumidores insatisfeitos com promoção

A Danone acabou de lançar mais uma edição do Desafio Activia, case de sucesso que há três anos vem ajudando a marca a tornar-se líder no segmento de iogurtes. A estratégia porém, não impede uma mancha em sua reputação na última edição da promoção, que dava de brinde um recipiente de vidro Marinex. A ação propõe ao consumidor testar o uso do produto durante quinze dias consecutivos e, em caso de insatisfação quanto ao que promete o iogurte - um melhor funcionamento do intestino -, o consumidor poderá requerer o seu dinheiro de volta enviando tampas e rótulos de quinze unidades para a empresa.

A ação promocional, que englobada anúncios em mídia impressa e televisiva, foi um grande sucesso e alavancou as vendas da marca em 70% em sua primeira edição. O boca a boca foi tão grande que gerou até mesmo uma “campanha publicitária paródia” feita pela Oi para divulgar uma promoção de bônus em crédito para celular. A Nestlé, por sua vez, quando entrou nesse mercado com o Nesvita, foi alvo de polêmica ao veicular um anúncio na televisão comparando os dois produtos, o que resultou numa briga que levou a justiça a multar a multinacional de origem suíça.

Na última edição, realizada no ano passado, houve uma novidade: o consumidor, após consumir quinze unidades do produto, poderia escolher entre pedir o dinheiro de volta ou adquirir outras quinze em troca de um recipiente de vidro Marinex. A ação foi um sucesso tão grande que o estoque previsto para durar três meses acabou em poucas semanas.

Redes sociais geraram o boca-a-boca negativo
O resultado foi uma verdadeira corrente de críticas e reclamações de consumidores em redes sociais, que não encontravam o brinde disponível nos postos de troca, por mais que a Danome mantivesse as embalagens dos produtos e um hotsite promocional anunciando a promoção, ou mesmo materiais de ponto-de-venda divulgando a ação, e que o regulamento previsse o fim da promoção com o esgotamento do estoque. Até mesmo nos comentários de uma nota anunciando a ação publicada pelo Mundo do Marketing no dia 15 de setembro podem ser vistas diversas críticas feitas por consumidores.

Talvez por isso, a quinta edição da promoção deixa de lado a mecânica de brindes e volta ao seu formato original. “É impressionante a quantidade de reclamações, contundentes e ferozes sobre a última edição (da promoção). Não adianta você criar uma promoção de sucesso se você não dá o suporte necessário”, explica Cláudio Mello, professor de Merchandising, Marketing Promocional e Eventos na ESPM. Procurada para comentar a promoção há duas semanas, a Danone ainda não tinha respondido até o fechamento da reportagem.

Em casos como esse, a melhor solução, segundo Mello, é retirar qualquer material promocional ou ao menos anunciar o fim da promoção. Foi o que fez o McDonald´s e Guaraná Antarctica, que, em uma promoção conjunta em 2002, davam bichos de pelúcia como brinde. “O estoque, previsto para durar dois ou três meses, acabou em quinze dias. Mas eles foram a todos os meios de comunicação, de todas as formas, e anunciaram o sucesso e fim da promoção”, ressalta o professor.

Estudar promoções anteriores pode evitar fracassos
Utilizar métricas que prevejam o desenrolar da promoção e evitem quaisquer transtornos é a fórmula que muitos executivos ainda almejam descobrir. Por outro lado, é possível adiantar resultados a partir do histórico promocional da marca. Em promoção de brindes, a análise deve levar em conta qual vai ser o estoque inicial disponível em postos de troca, o quanto será colocado no período da promoção e, por garantia, um volume incremental.

“A partir daí, deve-se elaborar um cenário otimista e pessimista, e aplicar algo que fique na média”, completa Cláudio Mello. Outra preocupação é quanto aos postos de troca e toda a logística necessária para atendê-los de forma mais rápida e simples possível. Ao prometer e cumprir isso em seu regulamento, acaba mantendo um interesse maior por parte dos consumidores.

Uma solução encontrada pela Kellogs para evitar quaisquer contratempos na entrega dos brindes foi reforçar sua parceria com uma empresa de logística na promoção. A Total Logística, encarregada pelo transportes dos prêmios, teve até sua marca nas embalagens.

A “Promoção Brasil – Saboreie essa Paixão” consistia no envio dos códigos estampados no interior de três embalagens dos produtos pelo hotsite da promoção, junto com um cadastro com endereço e outras informações do participante. Após o cadastro, uma camiseta exclusiva própria para a época de Copa do Mundo chegava no endereço fornecido em até quatro semanas. “Eu participei da promoção como consumidor e fiquei satisfeito com a alta qualidade do serviço prometido. Todos os brindes chegaram em dia”, conta o professor.

Prazos descumpridos também enfurecem participantes de promoção
Os prazos da promoção são uma parte da promoção que, quando descumpridos, são capazes de enfurecer os consumidores. Foi o que aconteceu com os varejistas participantes da promoção de incentivo “Super Promoção do Crédito”, realizada no ano passado. A ação consistia na premiação dos lojistas que mais gerassem venda com uso de cartões MasterCard e Diners Club International no primeiro semestre do ano. Os prêmios eram quatro Doblô Cargo 0 km e 20 notebooks.

Com período de apuração previsto para 1º de agosto de 2008 a 31 de Outubro de 2008, os resultados só foram divulgados no dia 20 de janeiro. Nesse meio tempo, não foram poucos os que exigiam os resultados da promoção, como pode ser percebido em sites como o Reclame Aqui e também nos comentários da nota publicada pelo Mundo do Marketing no dia 13 de agosto anunciando a promoção.

Em sua defesa, a Redecard informou através de sua assessoria de imprensa, que todos os ganhadores da "Super Promoção do Crédito" foram comunicados individualmente em dezembro. Porém, a premiação e os resultados gerais só seriam divulgados para toda a base participante após auditoria da companhia, de forma a garantir um processo transparente e eficaz, procedimento seguido em todas as promoções das empresas.


Fonte: Por Guilherme Neto, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç