Pular para o conteúdo principal

A força da mídia está na convergência

Quase sempre, quando uma nova mídia surge, quase instantaneamente surgem também discussões que apregoam o fim das mídias tradicionais em substituição à novidade que se apresenta. Assim aconteceu, por exemplo, quando o fim do rádio foi dado como certo após a popularização da televisão, e, mais recentemente, quando muitos afirmaram que a internet substituiria a mídia impressa e também boa parte da mídia eletrônica convencional. De minha parte, arrisco a nadar contra a maré ao defender que as novas mídias fortalecem as mídias convencionais, à medida que assumem o desafio de incorporar as características positivas daquelas e se reinventam, oferecendo às pessoas a sua reconhecida credibilidade agregada a novidades como a interatividade.

Em outras palavras, o que quero dizer é que nem a televisão, nem jornais ou revistas, nem o rádio serão substituídos pela e-mídia, mobile-mídia ou qualquer nova xpto-mídia. Ao contrário. Todas elas coexistirão. A era do “ou televisão”, “ou rádio”, “ou telefone” acabou. Estamos na era da “televisão e rádio e internet e smartphones e mais um monte de coisas”. É como falava aquela música dos Titãs já no início dos anos 90: “Tudo ao mesmo tempo agora”. Exemplos tenho inclusive dentro de casa. Certa noite, quando cheguei a minha casa encontrei minha ilha assistindo à televisão, navegando em um laptop no colo enquanto conversava ao telefone. Convenhamos que essa cena já não é rara em diversos lugares.

O interesse das pessoas por informação, entretenimento e interação sempre existiu e ganhou ares mais complexos com a diversificação das mídias. Esse comportamento forçou as estruturas dominantes, como TV, rádios, jornais e revistas, a aprenderem rapidamente a importância dessa nova relação com a audiência e a incorporarem múltiplas plataformas de relacionamento com as pessoas. Para sair da teoria, resgato um case da CNN. Durante a transmissão ao vivo da posse do presidente norte-americano Barack Obama em seu site, a rede de televisão fazia a página do internauta no Facebook aparecer na tela do computador que ficava dividida e permitia ao internauta usar sua página na rede social para comentar a transmissão e até escolher câmeras diferentes com ângulos de transmissão que poderiam ser selecionados conforme a vontade de cada um.

As opções, tanto de conteúdo como na quantidade de plataformas tecnológicas, aumentaram exponencialmente, e todo esse movimento alterou a forma com que as pessoas se relacionam com a mídia. Mas, apesar de essas relações terem ficado muito mais complexas, a credibilidade e o poder de atratividade da mídia convencional continuam fortíssimos. E tendem a aumentar à medida que incorporem a interação e as novas tecnologias em seu modus operandi. Importante ressaltar um detalhe para não deixar margem para ruídos. Essa robustez dos meios convencionais não acontece só no Brasil, como alguns podem supor por ter o País dimensões continentais e uma boa parte da população com acesso restrito às novas tecnologias. Acontece também nos Estados Unidos.

Uma recente pesquisa realizada pelo Advertising Research Foundation envolvendo mais de 380 cases mostrou que a televisão não só está mais forte do que nunca, como mantém um grande potencial de crescimento em estratégias de comunicação que visem aumento de vendas. Isso acontece pelo seu alto poder impactante, pela relação custo/benefício e pela capacidade de consolidar marcas e produtos na lembrança do consumidor.

Os prazeres de assistir a um bom programa de TV, série imperdível ou uma partida com o time de coração continuam mais fortes do que nunca, tanto na capacidade de atrair as pessoas, como na capacidade de influenciá-las. Essa é a beleza do sistema de mídia, em que o astro é o consumidor, e o foco é prestar-lhe um serviço relevante, de informação ou entretenimento. Os meios tradicionais aprenderão e evoluirão com os novos meios, um modificará o outro e um convergirá para o outro. Estamos construindo uma rica teia de mídias que permitem às pessoas navegar livremente de um conteúdo para outro experimentando multiplataformas que lhes possibilitarão experiências profundas de relacionamento, influência e interação com pessoas e marcas. Todos aqueles que enxergarem os benefícios do novo e se permitirem alçar vôos pela experimentação responsável sem perder o foco em resultados participarão de uma história fascinante que irá provar o que já dissemos aqui: estamos em uma era de adição em que o meio é a mensagem.


Fonte: Por Paulo Cesar Queiroz - Vice-presidente executivo da DM9DDB, in www.meioemensagem.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç