Pular para o conteúdo principal

Rebeldes com causa definem o sucesso

“Você não consegue fazer as pessoas sentarem em cima de uma explosão.” Essa foi a reação do empreendedor americano Albert Pope diante dos primeiros carros movidos a combustão. Fabricante e entusiasta de bicicletas, ele achou que o futuro pertencia aos carros elétricos – errou por mais de 100 anos. A história de Pope e do ceticismo inicial em relação ao automóvel moderno está entre os muitos exemplos do livro Market Rebels: How Activists Make or Break Radical Innovations (algo como “Rebeldes do mercado: como ativistas promovem ou enterram inovações radicais”).

A ideia central do autor, Hayagreeva Rao, professor da Stanford Business School, é que grupos de ativistas são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso ou fracasso de inovações. Ainda no exemplo do automóvel, Rao argumenta que quando Henry Ford iniciou a produção na sua famosa linha de montagem móvel, em 1913, os consumidores já tinham sido conquistados. Essa conquista, para o autor, nada teve a ver com Ford. “Um movimento social impulsionado por clubes e entusiastas teve um papel central em legitimar e apresentar o automóvel como uma solução moderna para o problema do transporte”, escreve Rao. No livro, ele conta como esses aficionados espalhados pelos Estados Unidos criaram corridas e testes para provar que os carros não eram explosões ambulantes. Eles também fizeram pressão, por exemplo, pela criação de uma legislação de trânsito e por estradas melhores.

Rao chama essa paixão pelos carros de hot causes (causas quentes) e a mobilização em clubes de cool mobilization (uma expressão que usa a palavra cool tanto no sentido de legal como de fria). O professor de Stanford acredita que essas duas fases são fundamentais para o sucesso de qualquer inovação radical. “Juntas, elas geram ação coletiva, que cria ou inibe mercados”, diz.

O autor aponta um caso na Alemanha como exemplo da força dos ativistas para emperrar as inovações. No início dos anos 80, as empresas alemãs de biotecnologia estavam registrando mais patentes do que as concorrentes americanas. Uma década depois, 75% dos recursos alemães para biotecnologia estavam sendo investidos fora do país, e projetos tinham sido cancelados. A mudança foi consequência, segundo Rao, da ação de pequenos grupos contrários às pesquisas. “Eles transformaram sua causa em uma questão quente, ao apresentar a biotecnologia como uma barganha faustiana que poderia reviver a eugenia nazista.” Protestos com galinhas sem cabeça e ratos deformados chamaram a atenção da nação. Pressionados, políticos começaram a discutir limites para pesquisas. A incerteza matou os investimentos.

A maior dificuldade para os líderes empresariais é que não basta entender esse processo, é preciso saber influenciá-lo. Nesse campo, Market Rebels oferece sugestões, embora deixe transparecer que algumas das forças que movem os rebeldes estão além do poder das companhias. Para Rao, os executivos devem compreender os ativistas e agir como insurgentes – algo nada simples, admite. Eles devem passar da informação para a emoção, abrir canais de comunicação de duas vias e aprender a lutar menos contra as resistências e a aglutinar-se mais em torno de causas.

Rao conclui que os “executivos que entendem os papéis e as práticas dos rebeldes dos mercados têm mais chances de serem líderes bem sucedidos da inovação”. O rebelde tem de viver na empresa.


Fonte: epocanegocios.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç