O Marketing está mudando e hoje precisão e métricas fazem parte cada vez mais da Era da digitalização, onde tudo que é escrito, falado, ouvido e visto está virando informação. Isso faz com que as mídias sejam diferentes do que eram antes e a dúvida que fica é: estamos preparados para lidar com isso?
O case Tecnisa mostra uma estratégia de posicionamento com foco em entender como entrar na internet. Além de criar um site, é necessário saber lidar com a internet. Hoje é difícil que os profissionais de Marketing consigam dominar todas as ferramentas disponíveis na web, de acordo com Gustavo Reis, Diretor de Mídia da Wunderman.
Segundo Reis, não estamos vivendo uma época de mudança, e sim uma mudança de época. “Nunca mais vou ter que esperar para ver os gols de domingo pela TV. Eu assisto pela internet na hora em que quiser”, diz. Os usuários da internet mudam e isto define as características de interatividade da web. Antes da web 2.0, caracterizada pela interação entre pessoas, existiu a web 1.0 que era basicamente a troca de informações entre empresas. “Estamos entrando na web 3.0, que é a comunicação entre as coisas”, aponta o Diretor de Mídia da agência Wunderman.
Partindo do princípio de que cerca de 30 milhões de usuários votam pela internet no Big Brother Brasil, o executivo atenta para a necessidade dos profissionais de Marketing de pensar de forma mais estratégica e ficar de olho nas oportunidades que os canais oferecem. “Para inovar, o site de M&M’s recebe fotos dos usuários e imprime nos produtos que ele encomendou”, conta Reis, durante o Seminário Marketing 360º Rio de Janeiro.
Case Tecnisa
O projeto de vender apartamentos pela internet tornou a Tecnisa uma construtora diferenciada com relação à concorrência. O conceito inicial da empresa estava baseado em ver a internet não como um meio de comunicação, mas sim como ponto-de-venda. A partir desta estratégia, a Tecnisa começou a criar e gerenciar novos pontos de contato. De acordo com Gustavo Reis, as imagens do produto não devem estar apenas no site da Tecnisa. “Elas tem que estar em outros canais também porque o cliente pode preferir acessar e ver as fotos pelo Flickr, por exemplo. Temos que pensar em todas as possibilidades”, acredita.
Outro dado importante para se tornar relevante na internet é a transparência na comunicação. No site da construtora, todos os apartamentos têm o preço discriminado, valor de parcelas, espaço para marcar visita por e-mail e blog corporativo. Além disso, a Tecnisa conta com um gerente de rede social que, junto a uma equipe, mantém a comunicação na web sob controle da empresa. Outra inovação da Tecnisa é ser uma construtora Pet Friendly, Gay Friendly e Sênior Friendly. Desta forma a companhia atinge públicos que demandam comunicação segmentada.
Fonte: Por Thiago Terra, in Mundo do Marketing
O case Tecnisa mostra uma estratégia de posicionamento com foco em entender como entrar na internet. Além de criar um site, é necessário saber lidar com a internet. Hoje é difícil que os profissionais de Marketing consigam dominar todas as ferramentas disponíveis na web, de acordo com Gustavo Reis, Diretor de Mídia da Wunderman.
Segundo Reis, não estamos vivendo uma época de mudança, e sim uma mudança de época. “Nunca mais vou ter que esperar para ver os gols de domingo pela TV. Eu assisto pela internet na hora em que quiser”, diz. Os usuários da internet mudam e isto define as características de interatividade da web. Antes da web 2.0, caracterizada pela interação entre pessoas, existiu a web 1.0 que era basicamente a troca de informações entre empresas. “Estamos entrando na web 3.0, que é a comunicação entre as coisas”, aponta o Diretor de Mídia da agência Wunderman.
Partindo do princípio de que cerca de 30 milhões de usuários votam pela internet no Big Brother Brasil, o executivo atenta para a necessidade dos profissionais de Marketing de pensar de forma mais estratégica e ficar de olho nas oportunidades que os canais oferecem. “Para inovar, o site de M&M’s recebe fotos dos usuários e imprime nos produtos que ele encomendou”, conta Reis, durante o Seminário Marketing 360º Rio de Janeiro.
Case Tecnisa
O projeto de vender apartamentos pela internet tornou a Tecnisa uma construtora diferenciada com relação à concorrência. O conceito inicial da empresa estava baseado em ver a internet não como um meio de comunicação, mas sim como ponto-de-venda. A partir desta estratégia, a Tecnisa começou a criar e gerenciar novos pontos de contato. De acordo com Gustavo Reis, as imagens do produto não devem estar apenas no site da Tecnisa. “Elas tem que estar em outros canais também porque o cliente pode preferir acessar e ver as fotos pelo Flickr, por exemplo. Temos que pensar em todas as possibilidades”, acredita.
Outro dado importante para se tornar relevante na internet é a transparência na comunicação. No site da construtora, todos os apartamentos têm o preço discriminado, valor de parcelas, espaço para marcar visita por e-mail e blog corporativo. Além disso, a Tecnisa conta com um gerente de rede social que, junto a uma equipe, mantém a comunicação na web sob controle da empresa. Outra inovação da Tecnisa é ser uma construtora Pet Friendly, Gay Friendly e Sênior Friendly. Desta forma a companhia atinge públicos que demandam comunicação segmentada.
Fonte: Por Thiago Terra, in Mundo do Marketing
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