Pular para o conteúdo principal

Vão-se as marcas, ficam os gifts!

Para proteger uma marca, nominativa, mista, figurativa ou tridimensional, você deve seguir as instruções do INPI.

Porém um bom registro não garante longevidade.

Já um gift… Dependendo do “que-quando-como-onde-quanto” que envolveu o ato de presentear, é bem possível que a marca aplicada ou relacionada a um objeto, mimo, presentinho, agrado, chamego ou como preferir chamar ganhe uma sobrevida, mesmo não existindo mais.

Exemplos não faltam.

Sabe aquela gavetinha da bagunça, que tem chave, foto, cartão postal, moeda, carteirinha do clube, bloquinho e, entre tantas outras coisas, a caneta de um banco que fechou as portas há tempos? Então, mesmo a marca não estando mais lá, só de ver a caneta você vai se lembrar do seu gerente, ah! que bonachão, do dia em que você foi à agência com as crianças, do talão de cheque extraviado…

Mais que as suas memórias individuais, você pode acessar também a memória coletiva midiática. Um certo formato de cofrinho personalizado que remete ao jingle “o tempo passa, o tempo voa, e a poupança…”. Ou um determinado boné promocional azul, também de um banco que desapareceu do mercado e da mídia, cuja marca remete imediatamente a um dos maiores corredores de Fórmula 1 do Brasil. Uns guardam a revistinha infantil de bordo do primeiro vôo que o filho fez (da companhia aérea que tem um arco-íris e que não voa mais). Outros colecionam tampinhas de guaraná (o de três letras que há tempos saiu do mercado) para montar quadros. Sem contar os pins, camisetas, cadernos, canecas, squeezes, porta-maquiagens, adesivos, toalhas…

Ora, ora, são apenas gifts. E como podem servir de eternizadores para as marcas? Possivelmente pelo fato de entrarem no universo particular daqueles que os recebem. Dependendo de sua utilidade objetiva ou subjetiva e de sua pertinência com necessidades básicas ou imaginativas, esses objetos-brindes enveredam pela casa das pessoas, aparecem na mesa do escritório, na bolsa da senhora, na mochila do tween, na sacola da praia… Para cada tribo, um tipo de gift. Para cada gift, uma história diferente repleta de memórias táteis e sensoriais, de inserções nos espaços e de ocupações nos tempos. Assim, invadem as rotinas e tornam-se utilitários. Acessórios. Enfeites. Supérfluos. Amuletos e talismãs.

Geram vínculos e servem de links, de referência, de localização.

Afinal, mesmo com a produção cultural mundializada, com a compressão espaço-temporal e com os flash mobs sociais ainda precisamos conhecer e ser reconhecidos para nos sentirmos iguais ou diferentes das pessoas ao nosso redor. E, nesse sentido, os objetos têm papel fundamental!

Não à toa, pensadores de tempos e espaços diversos atribuem aos objetos um poder distinto. Para Baudrillard, são “deuses domésticos”. Para Michel Maffesoli, acrescidos de marcas ou grifes, transformam-se em “pequenos deuses falantes”. Neste território simbólico Massimo Canevacci traz uma certa personificação aos objetos, dotando-os de uma biografia cultural associada àqueles que os possuem: “Para cada produto, uma história simbólica diferente, traçada de acordo com as tradições e o imaginário da sociedade que o consome. Mais que coisas, são um espectro cognitivo na inovadora visão econômico-cultural; pois se os indivíduos são todos diferentes entre si, a posse dos objetos e das sensações que deles derivam não pode ser idêntica.”
Beatriz Sarlo arremata o pensar estabelecendo pontes com o sagrado, propondo uma teologia dos objetos, que neologizo como uma ciência de fé: a “objeteologia”.

Em incessante processo de estímulo ritmado pela mídia, o desejo por obter, colecionar e armazenar “objetos de desejo” nos consome, enquanto consumimos não apenas gifts como também imagens, relações, sensações, experiências. Desta forma se vive, se sonha e se constrói um mundo personalizado em um universo de conceitos globalizados veiculados pelas narrativas midiáticas, possibilitando a escolha, nessa proposta de planejamento de gostos, daqueles que mais se articulam com as relações que são exteriorizadas na exibição de nossas identidades e fantasias. Por isso a tal canetinha do banco, sem valor aparente, ao invés de descartada como give away, seja lá por qual motivo foi guardada na gaveta, sobreviveu e perpetuou a marca que carrega estampada em seu corpo.

E quando o assunto é valor, mais que o valor de troca, esses “objetos de desejo” adquirem cotações simbólicas que são construídas pela mídia em seus mais diversos veículos. E, na efemeridade do contemporâneo, ainda ganham o aporte não apenas das marcas que os promovem, mas também de personalidades que os desfrutam, transformando-se em atos e fatos sociais.

O processo é incessante, um “eterno-retorno” que, para além docaminho circular e sistêmico das trocas, proporciona um percurso de múltiplos consumos e relacionamentos.

Este é o gifting, que propõe a conversa “marca-objeto-experiência-sentido” e permite, assim, a estruturação de significados especificamente particulares a cada mediador, que os assimila e reconstrói de acordo com as outras mediações de vida com as quais conviveu, convive ou que almeja conviver.

Para esconder na gavetinha ou para expor a todos.

Marcas vêm, marcas vão.

Umas caem no esquecimento.

Outras deixam lembrancinhas.

Prefiro estas, que têm mais história para contar!


Fonte: Por Marina Pechlivanis - sócia e diretora da agência Umbigo do Mundo
Artigo originalmente publicado na Revista Marketing, Janeiro de 2010.

Comentários

www.turmadoserginho.ebrecho.com.br disse…
Muito bom comentário. Como sou autor das Histórias do Serginho " O Missionário" e dou muitos livros, muito me animou essa matéria.

Conheçam meu personagem no site:

www.turmadoserginho.ebrecho.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç