As
mulheres estão determinadas, são cada vez mais participavas e exigentes. Esse é
um resumo do nono estudo da série “Talent Trends” coordenada por Paulo Stephan,
diretor geral de mídia da Talent.
Com base em dados de organizações e institutos mundiais,
além de pesquisas publicadas em importantes veículos de comunicação, o
levantamento identifica a maneira como as mulheres estão encarando a vida e o
que mudou no contexto feminino nos últimos anos. “Tentar entender as mulheres
sempre foi uma tarefa complexa. As atuais exigem ainda mais energia, mas valem
muito o esforço”, diz Stephan.
O nome "Mulheres Geração M”
explora o M de mais, de muito, de máximo. O trabalho é dividido em 5 eixos
principais: M de Amor, mostra a independência e individualidade nas relações
amorosas; M de Poder, que ressalta a determinação a derrubar as últimas
barreiras que as separam da igualdade absoluta frente ao sexo masculino; M de
Independência, sobre a ampliação considerável do exercício de liberdade de
escolha do sexo feminino; M de Diversão, que aponta uma vida social cada vez
mais de sua livre escolha; e M de Desejos, que retrata como a mulher almeja a
capacidade de realizar os seus desejos individualmente e sem culpa.
Para
divulgar a pesquisa, a agência reuniu, na manhã desta sexta-feira, 28, em sua
sede, as executivas Andréa Napolitano, diretora de marketing e trade marketing
da Lactalis Elebat Brasil, Daniela Cachich, VP de marketing da Heineken,
Roberta Godoi, diretora comercial e de comunicação da Unidade Residencial da
Net e Claro e Renata Serafim, diretora geral de planejamento da Talent.
O
debate foi moderado por Astrid Fontenelle, do programa “Saia Justa”, do GNT.
“Esse tipo de informação, fornecida pelo estudo, é muito importante para saber
como nos conectarmos com essas mulheres, quem são elas e o que estão buscando”,
diz Renata Serafim, diretora geral de planejamento da Talent.
Para
Daniela Cachich, os gêneros são complementares: “eu sou muito a favor da
combinação entre homens e mulheres. Quando eu vou montar um time, quero que ele
seja complementar. A composição dos dois gêneros, no meu olhar, faz a equipe
vencedora”, destaca. Já Roberta Godoi acredita que os homens precisam ler o
estilo das mulheres e entendê-las melhor.
Os
principais números sobre o universo feminino no Brasil:
- 100
milhões de mulheres
- As
brasileiras entre 15 e 59 anos de idade somam mais de 67 milhões e representam
30,1% da população total do País.
- A
renda da população feminina cresceu mais de 80% em dez anos saltando de R$ 602
bilhões, em 2003, para R$ 1,1 trilhão, em 2013.
- Enquanto
a renda da população feminina quase dobrou, a da população masculina, no mesmo
período cresceu menos de 50%, de R$ 1,1 trilhão para R$ 1,6 trilhão.
- Elas
são digitalmente mais ativas. Ao menos nas redes sociais onde 67% dessas
mulheres possuem perfil privado versus 48% dos homens.
- 93%
das mulheres americanas gostam de ganhar dinheiro e acumular riquezas e 53%
acreditam que dinheiro pode, sim, comprar a felicidade.
As
principais conclusões do levantamento:
1 –
As mulheres possuem intenso desejo de autonomia em todas as esferas da vida
2 –
Busca por igualdade com o sexo oposto em todos os territórios
3 –
Age com ousadia na vida amorosa sem que a culpa interfira no prazer
4 –
Possui capacidade de decidir por si própria e de arcar com suas escolhas
Fonte: Meio e Mensagem, disponível em http://boo-box.link/226ES
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