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Intranet já é o principal veículo de comunicação interna nas empresas

Portais corporativos, via intranet, são ferramentas cada vez mais utilizadas por empresas que precisam de um canal direto de comunicação com seus funcionários. Muitos segmentos têm experimentado bons resultados e investido cada vez mais neste tipo de projeto, graças à facilidade no fluxo de informações que proporcionam e a melhoria nos processos e comunicação entre os departamentos da empresa. Bons exemplos são companhias como Natura e ABN AMRO Banco Real, que contam com projetos de intranets bem sofisticados.

A intranet vem se destacando pela possibilidade de interação que proporciona, como a inserção de recados notícias e comunicados de forma instantânea, permitindo a colaboradores de diferentes departamentos comentar e contribuir nas informações disponibilizadas sobre projetos da corporação.

De acordo com a segunda edição da Pesquisa Sobre Comunicação Interna, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), por meio de seu instituto de pesquisa o Databerje, atualmente, 31,6% das empresas utilizam essa ferramenta como o principal veículo de comunicação interna, ultrapassando jornais e revistas corporativas.

Entretanto os murais, jornais e revistas internas não perdem sua importância, já que, em muitas empresas, nem todos os funcionários têm acesso a computadores na sua rotina de trabalho.

A implantação de uma estratégia moderna de comunicação interna incorpora a intranet como um canal significativo, que atende uma demanda interna por informações. Entretanto, alguns cuidados são necessários na hora da implantação desses projetos. “É importante que a criação deles seja realizada por profissionais experientes e com boa base conceitual, ou corre-se o risco de se disponibilizar informações dúbias ou sistemas que prejudiquem o fluxo das mesmas, por falhas técnicas ou de concepção”, alerta Thomaz Krause, diretor de arte da Beta Interactive Design.

Empresas como a IBM têm em sua matriz somente a intranet como veiculo de comunicação interna. Esse meio pode ser acessado por membros de suas filiais e, freqüentemente, é utilizado para disponibilizar reuniões pela rede (“broadcast”), assistir a reuniões a distância, fazer cursos on-line, conversar com outros funcionários, encontrar informações personalizadas, questionar conteúdos, trocar experiência com outros profissionais por meio de blogs internos ou fóruns e participar de programas sociais.

Com uma rápida e eficiente distribuição de informações, facilidade de interação e ferramentas que tornam os processos mais dinâmicos, o valor de investimento para criação dessa ferramenta pode gerar um grande retorno. O valor da produção depende do tamanho do projeto. Um desenvolvimento simples, na qual a empresa coloca notícias e informações básicas, de forma gerenciável pelo próprio cliente, pode partir de R$ 5 mil.

Fonte: Filipe Mattus in www.jornaldacomunicacao.com.br

Comentários

Anônimo disse…
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