Pular para o conteúdo principal

Stakeholders ou o cliente em primeiro lugar?

Transcrevo aqui alguns trechos do artigo do irlandês Feargal Quinn, presidente da Superquinn, onde aborda sobre os stakeholders (públicos estratégicos) e argumenta porque o cliente deve vir sempre em primeiro lugar. Vale a pena refletir:

"Ao meu ver, há uma grave deficiência do modelo de stakeholders. É claro que estamos certos em incluir todas essas pessoas entre os stakeholders. É claro que estamos certos em acreditar que devemos operar nossas empresas levando em conta todos os interesses deles. Mas acredito que erramos quando julgamos que todos os stakeholders são igualmente importantes".

"Dentre todos os stakeholders, o mais importante é o cliente, pelo simples motivo de que sem cliente não existe negócio. Para que haja um negócio, é preciso haver, de um lado, uma pessoa que o opere – e, em muitos negócios, não é preciso mais do que uma pessoa – mas, de outro, é preciso que haja um cliente (um cliente, no mínimo!) para que se possa fazer negócios".

"À medida que a empresa cresce e novas partes interessadas vão surgindo, a variedade de stakeholders torna-se mais complicada e ficamos tentados a imaginar o cliente como apenas um stakeholder a mais desse grupo, que não pára de crescer. Este, a meu ver, é um erro fundamental. O cliente deve sempre permanecer em primeiro lugar".

"O cliente deve estar no centro de todas as grandes decisões de negócio. As coisas ficam muito mais simples se, diante de uma decisão, eu perguntar: 'Essa proposta nos ajudará a atender melhor as necessidades de nossos clientes? Contribuirá para que os clientes voltem a fazer negócios conosco?' Se a resposta a uma ou ambas essas perguntas for “não”, o bom senso ou a sabedoria de levar a proposta adiante torna-se uma grande incógnita"

"Devido aos conflitos existentes entre todos os demais stakeholders, as dificuldades de efetivamente colocar esse princípio em prática no dia-a-dia são enormes. E há uma complicação adicional: dentre todos os stakeholders, em geral somente o cliente não está esmurrando a nossa porta, tentando colocá-la abaixo para chamar a nossa atenção".

"A verdade é que, em vez de reclamar, muitas vezes ele simplesmente passa a comprar dos concorrentes, enquanto dedicamos nossa atenção a pessoas que estão, de fato, batendo à nossa porta".

"Acredito firmemente que este é um problema de liderança. Manter a empresa voltada para o cliente é algo que deve partir da cúpula: todos precisam perceber que os clientes são o interesse central do líder da empresa. Ele deve mostrar o caminho dando o exemplo; não é algo que se possa delegar".

"Para tanto, é fundamental que o líder passe uma boa parte do seu tempo em contato direto com os clientes finais. Durante mais de 40 anos, reservei pelo menos um dia por semana para percorrer nossas lojas e encontrar-me com o maior número possível de clientes – fosse andando pelos corredores, ajudando a empacotar compras no caixa ou simplesmente estando presente e acessível no interior da loja".

"Entretanto, minha empresa continuou a crescer e senti a necessidade de outra maneira de manter-me em contato com as novas necessidades dos clientes. Resolvi então organizar encontros semanais com clientes: um pequeno grupo de clientes voluntários reunia-se comigo por cerca de uma hora para discutir tudo que lhes viesse à mente sobre nossas operações".

"Esses não eram os “focus groups” normais que costumam ser organizados por empresas externas de pesquisa de mercado ou mesmo por membros do departamento interno de marketing. Eram um meio bastante informal de estabelecer contato direto entre o dono da empresa e clientes individuais. Minha principal função era ouvir e eu deixava que a agenda desses encontros fosse determinada em grande parte pelos próprios clientes".

"Ao longo dos anos, esses encontros mostraram-se inestimáveis – tanto para acertar pequenos detalhes operacionais quanto para descobrir grandes idéias inovadoras que contribuíram enormemente para nossa rentabilidade. Uma vantagem paralela foi que, nas reuniões regulares da diretoria às segundas-feiras pela manhã, era sempre eu quem estava mais em sintonia com o que os clientes estavam pensando! Não precisava depender de informações de segunda mão para manter-me informado".

"A parte mais importante da boa governança deva ser colocar sempre o cliente em primeiro lugar – acima dos funcionários, acima da gerência, acima dos especialistas, acima dos demais stakeholders da empresa".

"Não estou, de modo algum, sugerindo que devamos ignorar todas essas pessoas importantes – isso seria loucura. Mas é preciso lembrar que os interesses delas devem ser sempre subsidiários ao elemento da equação que paga o salário de todos no final do mês, o cliente – que deve, sempre, vir em primeiro lugar e estar acima de todos".

Fonte: www.hsm.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç