Pular para o conteúdo principal

Não esqueçam do cliente interno!

Transcrevo aqui a íntegra do artigo "Não esqueçam do cliente interno!", escrito pela diretora de Marketing Corporativo da Eurofarma, Maria Del Pilar Munoz, publicado esta semana no site Mundo do Marketing. O texto aborda a importância estratégica do endomarketing no contexto do negócio, alinhando os interesses dos funionários aos objetivos das empresas. Vale a pena conferir:

"Se as organizações empresariais fossem pessoas, poderíamos dizer que os colaboradores funcionam como células. Se não estiverem energizadas e focadas em uma meta comum, que é a de manter o organismo funcionando perfeitamente, o todo fica desequilibrado.

Em outras palavras, não basta ser uma empresa ética, transparente, justa, que respeita a diversidade e que seja social e ambientalmente responsável se os colaboradores não forem alimentados constantemente com os nutrientes necessários para manter o foco. Os gestores de empresas bem sucedidas têm consciência disso, colocando em prática uma atividade extremamente relevante para a nutrição das suas células: o Endomarketing.

Uma coisa é certa: não há colaboradores satisfeitos e comprometidos com os objetivos organizacionais se não forem envolvidos de forma aberta e inclusiva. Figurar entre as melhores e mais admiradas empresas no setor de atuação é o sonho de grande parte das empresas. Se, além disso, a organização for reconhecida como a melhor do seu segmento para se trabalhar, pode-se dizer que está no caminho certo sob dois importantes aspectos, que por muitas vezes se mostram interdependentes: do sucesso empresarial e da satisfação de seus colaboradores.

A sinergia pode ocorrer de maneira natural. Na Eurofarma, por exemplo, 80% das ações do departamento de Comunicação Corporativa são voltadas para o público interno. O principal objetivo é disseminar a cultura da empresa. Dia após dia, são identificadas oportunidades internas e assuntos relevantes para os colaboradores.

Cabe à empresa trabalhar o engajamento, a união, além de promover o orgulho de ser parte da organização. Pesquisas internas e externas que avaliem o clima organizacional e a imagem institucional são importantes. O departamento de Comunicação conta com alguns “termômetros” neste sentido e com um mix variado de ações/produtos para aproximar-se de todos os colaboradores, como informativos, newsletters, Intranet, murais, painéis eletrônicos, etc.

A satisfação do cliente externo é a extensão do bom atendimento realizado entre as áreas no dia-a-da da empresa. Investir na satisfação do cliente interno, não se resume à oferta de salários e benefícios compatíveis com o mercado, ou até mesmo mais arrojados. Muitas vezes o “diferencial” está na proposta da empresa, na sinergia de valores, no discurso alinhado à prática e na crença no futuro da organização. Acreditar na empresa e no seu futuro é o elemento-chave. Quanto mais claro estiver para todos os níveis qual é a proposta da empresa, aonde se quer chegar e como, mais fácil será para o público-interno avaliar a empresa e enxergar-se como parte do time.

O Endomarketing é, sem dúvida alguma, uma importante ferramenta para o sucesso das corporações. Quando bem feito, transforma os colaboradores em multiplicadores da boa imagem da empresa, dos produtos por ela fabricados. Os valores expressos pela empresa e respeitados por seus colaboradores nortearão a sua trajetória.

As campanhas internas trazem ganhos importantes e podem ser avaliadas frequentemente para garantir que os objetivos estão sendo atingidos. O grau de comprometimento dos colaboradores também tende a se elevar, melhorando a performance e adotando uma postura pró-ativa".

E você, o que achou deste artigo. Deixe seu comentário.


Fonte: www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Unknown disse…
Olá Professor Fábio! Parabéns pelo blog...

Gostei da matéria, porém fiquei com uma dúvida. Quando a autora fala em Endomarketing e Comunicação Interna ela está falando a mesma coisa? Entendo Endomarketing como estratégia de atendimento, de preparação dos funcionários para vender bem a empresa, já a comunicação interna é algo bem mais abrangente, na minha opinião.
brunoribeiro disse…
é estimulante pensar no endomarketing como uma importante ferramente na construção da imagem organizacional via publico interno, como também, construir um relacionamento benéfico que favoreça à organização a atingir suas metas e objetivos, porém em minha opinião ainda é uma realidade distante do mercado local, ou pelo menos ainda não é bem difundida, o que pode ser uma oportunidade favoral para nós futuros "gestores da com. organizacional".

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç